Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Asbahr, Flávia da Silva Ferreira [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Marilene Proença Rebello De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2014000300002
http://hdl.handle.net/11449/135452
Resumo: This research investigated the process of personal sense attribution to the study activity of students in Elementary School. The theoretical reference is the Historical-Cultural Psychology. It was conducted with students from 4th grade in a public school. The methodological procedures were: observation the daily life of a classroom; learning oriented situations; focus groups; interviews. As a result, we sought to define the analysis unit: the relation between the study activity motives and the objectives of study actions. It is defended the thesis that for the scholar learning to happen, the study actions of the students must have a personal sense correspondent to the motives and to the social meanings of the study activity, towards the human development promotion.
id UNSP_9c8a1959ff7ace4010881ea3014a1cb2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135452
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-culturalWhy do I need lo learn this, teacher? Personal sense and study activity in historic-cultural psychology¿Por qué aprender esto, maestra? El sentido personal y la actividad de estudio en la psicología histórico-culturalSchool activityHistoric-cultural psychologyFundamental educationActividad escolarPsicología histórico-culturalEnseñanza fundamentalAtividade escolarPsicologia histórico-culturalEnsino fundamentalThis research investigated the process of personal sense attribution to the study activity of students in Elementary School. The theoretical reference is the Historical-Cultural Psychology. It was conducted with students from 4th grade in a public school. The methodological procedures were: observation the daily life of a classroom; learning oriented situations; focus groups; interviews. As a result, we sought to define the analysis unit: the relation between the study activity motives and the objectives of study actions. It is defended the thesis that for the scholar learning to happen, the study actions of the students must have a personal sense correspondent to the motives and to the social meanings of the study activity, towards the human development promotion.Se investigó el proceso de asignar un sentido personal a la actividad de estudio de estudiantes de primaria. La referencia teórica es la Psicología Histórico-Cultural. La investigación se desarrollo con estudiantes de cuarto grado en una escuela pública. Los procedimientos metodológicos fueron: observación de la vida cotidiana de una clase; situaciones orientadas de aprendizaje; grupos de discusión; entrevistas. Como resultado, hemos tratado de definir la unidad de análisis: la relación entre los motivos de la actividad de estudio y los fines de las acciones. Para producir el aprendizaje escolar, se defiende la tesis de que las acciones de estudio de los estudiantes deben tener un sentido personal correspondiente a los motivos y los significados sociales de la actividad de estudio, en la dirección de la promoción del desarrollo humano.Esta pesquisa investigou o processo de atribuição de sentido pessoal à atividade de estudo de estudantes do Ensino Fundamental. A referência teórica é a Psicologia Histórico-Cultural. Foi realizada com estudantes de 4a série de uma escola pública. Os procedimentos metodológicos foram: observação do cotidiano de uma turma; situações orientadas de aprendizagem; grupos focais; entrevistas. Como resultado, buscou-se delimitar a unidade de análise: a relação entre os motivos da atividade de estudo e os fins das ações de estudo. Defende-se a tese de que, para que a aprendizagem escolar ocorra, as ações de estudo dos estudantes devem ter um sentido pessoal correspondente aos motivos e aos significados sociais da atividade de estudo, no sentido da promoção do desenvolvimento humano.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engº Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engº Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Asbahr, Flávia da Silva Ferreira [UNESP]Souza, Marilene Proença Rebello De2016-03-02T13:02:52Z2016-03-02T13:02:52Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article169-178application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2014000300002Estudos de Psicologia, v. 19, n. 3, p. 169-178, 2014.1413-294Xhttp://hdl.handle.net/11449/13545210.1590/S1413-294X2014000300002S1413-294X2014000300002S1413-294X2014000300002.pdf0992862282815480Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos de Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135452Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T15:54:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural
Why do I need lo learn this, teacher? Personal sense and study activity in historic-cultural psychology
¿Por qué aprender esto, maestra? El sentido personal y la actividad de estudio en la psicología histórico-cultural
title Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural
spellingShingle Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural
Asbahr, Flávia da Silva Ferreira [UNESP]
School activity
Historic-cultural psychology
Fundamental education
Actividad escolar
Psicología histórico-cultural
Enseñanza fundamental
Atividade escolar
Psicologia histórico-cultural
Ensino fundamental
title_short Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural
title_full Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural
title_fullStr Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural
title_full_unstemmed Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural
title_sort Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural
author Asbahr, Flávia da Silva Ferreira [UNESP]
author_facet Asbahr, Flávia da Silva Ferreira [UNESP]
Souza, Marilene Proença Rebello De
author_role author
author2 Souza, Marilene Proença Rebello De
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Asbahr, Flávia da Silva Ferreira [UNESP]
Souza, Marilene Proença Rebello De
dc.subject.por.fl_str_mv School activity
Historic-cultural psychology
Fundamental education
Actividad escolar
Psicología histórico-cultural
Enseñanza fundamental
Atividade escolar
Psicologia histórico-cultural
Ensino fundamental
topic School activity
Historic-cultural psychology
Fundamental education
Actividad escolar
Psicología histórico-cultural
Enseñanza fundamental
Atividade escolar
Psicologia histórico-cultural
Ensino fundamental
description This research investigated the process of personal sense attribution to the study activity of students in Elementary School. The theoretical reference is the Historical-Cultural Psychology. It was conducted with students from 4th grade in a public school. The methodological procedures were: observation the daily life of a classroom; learning oriented situations; focus groups; interviews. As a result, we sought to define the analysis unit: the relation between the study activity motives and the objectives of study actions. It is defended the thesis that for the scholar learning to happen, the study actions of the students must have a personal sense correspondent to the motives and to the social meanings of the study activity, towards the human development promotion.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-02T13:02:52Z
2016-03-02T13:02:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2014000300002
Estudos de Psicologia, v. 19, n. 3, p. 169-178, 2014.
1413-294X
http://hdl.handle.net/11449/135452
10.1590/S1413-294X2014000300002
S1413-294X2014000300002
S1413-294X2014000300002.pdf
0992862282815480
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2014000300002
http://hdl.handle.net/11449/135452
identifier_str_mv Estudos de Psicologia, v. 19, n. 3, p. 169-178, 2014.
1413-294X
10.1590/S1413-294X2014000300002
S1413-294X2014000300002
S1413-294X2014000300002.pdf
0992862282815480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudos de Psicologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169-178
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649868691931136