Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000400023 http://hdl.handle.net/11449/8634 |
Resumo: | O artigo relata pesquisa que visou, entre outros objetivos, identificar a presença do estresse, a sintomatologia e as fases apresentadas pelos professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental atuantes em escolas públicas estaduais de uma cidade do Interior de São Paulo. Participaram do estudo 175 professores, perfazendo, aproximadamente, 70% dos profissionais de Ensino Básico I (PEB-I) em atuação no município. Para obtenção dos objetivos foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o ISSL (Inventário de Sintomas de Estresse) e um questionário para caracterizar a população pesquisada. A pesquisa revelou que 56,6% dos professores estão experimentando estresse, cujos principais sintomas presentes são: sensação de desgaste físico constante, cansaço constante, tensão muscular, problemas com a memória, irritabilidade excessiva, cansaço excessivo, angústia/ansiedade diária, pensar constantemente em um só assunto e irritabilidade sem causa aparente. |
id |
UNSP_9d4f38bacb568194a3cede7ad0eeb445 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8634 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduaisEstrés entre los profesores de la enseñanza fundamental de las escuelas públicas estadualesStress in teachers from government public schools of fundamental educationestresseensino fundamentalprofessorasEstréseducación fundamentalprofesoresStresselementary educationteachersO artigo relata pesquisa que visou, entre outros objetivos, identificar a presença do estresse, a sintomatologia e as fases apresentadas pelos professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental atuantes em escolas públicas estaduais de uma cidade do Interior de São Paulo. Participaram do estudo 175 professores, perfazendo, aproximadamente, 70% dos profissionais de Ensino Básico I (PEB-I) em atuação no município. Para obtenção dos objetivos foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o ISSL (Inventário de Sintomas de Estresse) e um questionário para caracterizar a população pesquisada. A pesquisa revelou que 56,6% dos professores estão experimentando estresse, cujos principais sintomas presentes são: sensação de desgaste físico constante, cansaço constante, tensão muscular, problemas com a memória, irritabilidade excessiva, cansaço excessivo, angústia/ansiedade diária, pensar constantemente em um só assunto e irritabilidade sem causa aparente.El artículo relata investigación que visó, entre otros objetivos, identificar la presencia del estrés, la sintomatología y las fases presentadas por los profesores de la enseñanza fundamental - 1º a 4º. grados, actuando en escuelas públicas estaduales de una ciudad del interior de São Paulo. 175 profesores participaron de la investigación, atingiéndose aproximadamente 70% de los profesionales de la Enseñanza Fundamental (PEB-I) actuando en el municipio. Para el logro de los objetivos, dos instrumentos de recogida de datos fueron utilizados: el ISSL (Inventario de Síntomas de Estrés) y un cuestionario para caracterizar a la población estudiada. La investigación reveló que 56.6% de los profesores están presentando estrés, siendo los principales síntomas: Sensación de desgaste físico constante, cansancio constante, tensión muscular, problemas con la memoria, irritabilidad excesiva, cansancio excesivo, angustia/ansiedad diarias, pensamiento constante en solamente un asunto e irritabilidad sin motivo evidente.Research identifies stress, symptomatology and its phases in government public school teachers of fundamental education working at state schools in an interior city of the state of São Paulo, Brazil. One hundred and seventy-five teachers, comprising 70% of the Basic Education professionals working in the municipality, participated in the study. Two data collection were employed: the Stress Symptom Inventory (SSI) and a questionnaire to characterize the researched population. Results show that 56.6% of teachers suffer from stress. Predominant symptoms comprise a worn-out sensation, constant tiredness, muscular tension and memory problems, excessive irritability, excessive tiredness, daily anxiety, constant thoughts on a single theme and irritability without any apparent cause.UNESP Departamento de PsicologiaPontifícia Universidade Católica de CampinasUNESP Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)Goulart Junior, Edward [UNESP]Lipp, Marilda Emmanuel Novaes2014-05-20T13:26:41Z2014-05-20T13:26:41Z2008-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article847-857application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000400023Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 13, n. 4, p. 847-857, 2008.1413-7372http://hdl.handle.net/11449/863410.1590/S1413-73722008000400023S1413-73722008000400023S1413-73722008000400023.pdf83135768913940010000-0002-4923-433XSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia em Estudo0,229info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-14T06:03:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8634Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:51:19.836728Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais Estrés entre los profesores de la enseñanza fundamental de las escuelas públicas estaduales Stress in teachers from government public schools of fundamental education |
title |
Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais |
spellingShingle |
Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais Goulart Junior, Edward [UNESP] estresse ensino fundamental professoras Estrés educación fundamental profesores Stress elementary education teachers |
title_short |
Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais |
title_full |
Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais |
title_fullStr |
Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais |
title_full_unstemmed |
Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais |
title_sort |
Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais |
author |
Goulart Junior, Edward [UNESP] |
author_facet |
Goulart Junior, Edward [UNESP] Lipp, Marilda Emmanuel Novaes |
author_role |
author |
author2 |
Lipp, Marilda Emmanuel Novaes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart Junior, Edward [UNESP] Lipp, Marilda Emmanuel Novaes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estresse ensino fundamental professoras Estrés educación fundamental profesores Stress elementary education teachers |
topic |
estresse ensino fundamental professoras Estrés educación fundamental profesores Stress elementary education teachers |
description |
O artigo relata pesquisa que visou, entre outros objetivos, identificar a presença do estresse, a sintomatologia e as fases apresentadas pelos professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental atuantes em escolas públicas estaduais de uma cidade do Interior de São Paulo. Participaram do estudo 175 professores, perfazendo, aproximadamente, 70% dos profissionais de Ensino Básico I (PEB-I) em atuação no município. Para obtenção dos objetivos foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o ISSL (Inventário de Sintomas de Estresse) e um questionário para caracterizar a população pesquisada. A pesquisa revelou que 56,6% dos professores estão experimentando estresse, cujos principais sintomas presentes são: sensação de desgaste físico constante, cansaço constante, tensão muscular, problemas com a memória, irritabilidade excessiva, cansaço excessivo, angústia/ansiedade diária, pensar constantemente em um só assunto e irritabilidade sem causa aparente. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 2014-05-20T13:26:41Z 2014-05-20T13:26:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000400023 Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 13, n. 4, p. 847-857, 2008. 1413-7372 http://hdl.handle.net/11449/8634 10.1590/S1413-73722008000400023 S1413-73722008000400023 S1413-73722008000400023.pdf 8313576891394001 0000-0002-4923-433X |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000400023 http://hdl.handle.net/11449/8634 |
identifier_str_mv |
Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 13, n. 4, p. 847-857, 2008. 1413-7372 10.1590/S1413-73722008000400023 S1413-73722008000400023 S1413-73722008000400023.pdf 8313576891394001 0000-0002-4923-433X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo 0,229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
847-857 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128425563521024 |