Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart Junior, Edward [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lipp, Marilda Emmanuel Novaes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000400023
http://hdl.handle.net/11449/8634
Resumo: O artigo relata pesquisa que visou, entre outros objetivos, identificar a presença do estresse, a sintomatologia e as fases apresentadas pelos professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental atuantes em escolas públicas estaduais de uma cidade do Interior de São Paulo. Participaram do estudo 175 professores, perfazendo, aproximadamente, 70% dos profissionais de Ensino Básico I (PEB-I) em atuação no município. Para obtenção dos objetivos foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o ISSL (Inventário de Sintomas de Estresse) e um questionário para caracterizar a população pesquisada. A pesquisa revelou que 56,6% dos professores estão experimentando estresse, cujos principais sintomas presentes são: sensação de desgaste físico constante, cansaço constante, tensão muscular, problemas com a memória, irritabilidade excessiva, cansaço excessivo, angústia/ansiedade diária, pensar constantemente em um só assunto e irritabilidade sem causa aparente.
id UNSP_9d4f38bacb568194a3cede7ad0eeb445
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8634
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduaisEstrés entre los profesores de la enseñanza fundamental de las escuelas públicas estadualesStress in teachers from government public schools of fundamental educationestresseensino fundamentalprofessorasEstréseducación fundamentalprofesoresStresselementary educationteachersO artigo relata pesquisa que visou, entre outros objetivos, identificar a presença do estresse, a sintomatologia e as fases apresentadas pelos professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental atuantes em escolas públicas estaduais de uma cidade do Interior de São Paulo. Participaram do estudo 175 professores, perfazendo, aproximadamente, 70% dos profissionais de Ensino Básico I (PEB-I) em atuação no município. Para obtenção dos objetivos foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o ISSL (Inventário de Sintomas de Estresse) e um questionário para caracterizar a população pesquisada. A pesquisa revelou que 56,6% dos professores estão experimentando estresse, cujos principais sintomas presentes são: sensação de desgaste físico constante, cansaço constante, tensão muscular, problemas com a memória, irritabilidade excessiva, cansaço excessivo, angústia/ansiedade diária, pensar constantemente em um só assunto e irritabilidade sem causa aparente.El artículo relata investigación que visó, entre otros objetivos, identificar la presencia del estrés, la sintomatología y las fases presentadas por los profesores de la enseñanza fundamental - 1º a 4º. grados, actuando en escuelas públicas estaduales de una ciudad del interior de São Paulo. 175 profesores participaron de la investigación, atingiéndose aproximadamente 70% de los profesionales de la Enseñanza Fundamental (PEB-I) actuando en el municipio. Para el logro de los objetivos, dos instrumentos de recogida de datos fueron utilizados: el ISSL (Inventario de Síntomas de Estrés) y un cuestionario para caracterizar a la población estudiada. La investigación reveló que 56.6% de los profesores están presentando estrés, siendo los principales síntomas: Sensación de desgaste físico constante, cansancio constante, tensión muscular, problemas con la memoria, irritabilidad excesiva, cansancio excesivo, angustia/ansiedad diarias, pensamiento constante en solamente un asunto e irritabilidad sin motivo evidente.Research identifies stress, symptomatology and its phases in government public school teachers of fundamental education working at state schools in an interior city of the state of São Paulo, Brazil. One hundred and seventy-five teachers, comprising 70% of the Basic Education professionals working in the municipality, participated in the study. Two data collection were employed: the Stress Symptom Inventory (SSI) and a questionnaire to characterize the researched population. Results show that 56.6% of teachers suffer from stress. Predominant symptoms comprise a worn-out sensation, constant tiredness, muscular tension and memory problems, excessive irritability, excessive tiredness, daily anxiety, constant thoughts on a single theme and irritability without any apparent cause.UNESP Departamento de PsicologiaPontifícia Universidade Católica de CampinasUNESP Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)Goulart Junior, Edward [UNESP]Lipp, Marilda Emmanuel Novaes2014-05-20T13:26:41Z2014-05-20T13:26:41Z2008-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article847-857application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000400023Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 13, n. 4, p. 847-857, 2008.1413-7372http://hdl.handle.net/11449/863410.1590/S1413-73722008000400023S1413-73722008000400023S1413-73722008000400023.pdf83135768913940010000-0002-4923-433XSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia em Estudo0,229info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-14T06:03:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8634Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:51:19.836728Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais
Estrés entre los profesores de la enseñanza fundamental de las escuelas públicas estaduales
Stress in teachers from government public schools of fundamental education
title Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais
spellingShingle Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais
Goulart Junior, Edward [UNESP]
estresse
ensino fundamental
professoras
Estrés
educación fundamental
profesores
Stress
elementary education
teachers
title_short Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais
title_full Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais
title_fullStr Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais
title_full_unstemmed Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais
title_sort Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais
author Goulart Junior, Edward [UNESP]
author_facet Goulart Junior, Edward [UNESP]
Lipp, Marilda Emmanuel Novaes
author_role author
author2 Lipp, Marilda Emmanuel Novaes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart Junior, Edward [UNESP]
Lipp, Marilda Emmanuel Novaes
dc.subject.por.fl_str_mv estresse
ensino fundamental
professoras
Estrés
educación fundamental
profesores
Stress
elementary education
teachers
topic estresse
ensino fundamental
professoras
Estrés
educación fundamental
profesores
Stress
elementary education
teachers
description O artigo relata pesquisa que visou, entre outros objetivos, identificar a presença do estresse, a sintomatologia e as fases apresentadas pelos professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental atuantes em escolas públicas estaduais de uma cidade do Interior de São Paulo. Participaram do estudo 175 professores, perfazendo, aproximadamente, 70% dos profissionais de Ensino Básico I (PEB-I) em atuação no município. Para obtenção dos objetivos foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o ISSL (Inventário de Sintomas de Estresse) e um questionário para caracterizar a população pesquisada. A pesquisa revelou que 56,6% dos professores estão experimentando estresse, cujos principais sintomas presentes são: sensação de desgaste físico constante, cansaço constante, tensão muscular, problemas com a memória, irritabilidade excessiva, cansaço excessivo, angústia/ansiedade diária, pensar constantemente em um só assunto e irritabilidade sem causa aparente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
2014-05-20T13:26:41Z
2014-05-20T13:26:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000400023
Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 13, n. 4, p. 847-857, 2008.
1413-7372
http://hdl.handle.net/11449/8634
10.1590/S1413-73722008000400023
S1413-73722008000400023
S1413-73722008000400023.pdf
8313576891394001
0000-0002-4923-433X
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000400023
http://hdl.handle.net/11449/8634
identifier_str_mv Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 13, n. 4, p. 847-857, 2008.
1413-7372
10.1590/S1413-73722008000400023
S1413-73722008000400023
S1413-73722008000400023.pdf
8313576891394001
0000-0002-4923-433X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo
0,229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 847-857
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128425563521024