Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222264 |
Resumo: | Este estudo examinou a contribuição e a extensão em que o clima escolar afeta os indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado. Utilizou-se um delineamento observacional analítico de corte transversal, com 62 professores que preencheram o Questionário Sociodemográfico e Laboral, a Depression, Anxiety and Stress Scale-21 e o Delaware School Climate Survey-Teacher/Staff. As análises indicaram correlações fracas entre as variáveis consideradas. A percepção negativa sobre a justiça das regras explicou 16% da variância da depressão e 15% do estresse, enquanto a percepção negativa de segurança explicou 14% da variância da ansiedade. Apesar da baixa intensidade de indicadores de estresse, ansiedade e depressão identificada, destaca-se que a justiça das regras e a segurança são fatores que podem afetar a saúde mental docente, os quais precisam ser considerados porque há a possibilidade de eles impactarem a qualidade do ensino-aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_bd64338caf030d3a3f87b8552cb3dc24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222264 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Filippsen, Osvaldo AndréMarin, Angela Helena2021-06-16T04:36:55Z20201516-3687http://hdl.handle.net/10183/222264001124835Este estudo examinou a contribuição e a extensão em que o clima escolar afeta os indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado. Utilizou-se um delineamento observacional analítico de corte transversal, com 62 professores que preencheram o Questionário Sociodemográfico e Laboral, a Depression, Anxiety and Stress Scale-21 e o Delaware School Climate Survey-Teacher/Staff. As análises indicaram correlações fracas entre as variáveis consideradas. A percepção negativa sobre a justiça das regras explicou 16% da variância da depressão e 15% do estresse, enquanto a percepção negativa de segurança explicou 14% da variância da ansiedade. Apesar da baixa intensidade de indicadores de estresse, ansiedade e depressão identificada, destaca-se que a justiça das regras e a segurança são fatores que podem afetar a saúde mental docente, os quais precisam ser considerados porque há a possibilidade de eles impactarem a qualidade do ensino-aprendizagem.This study examined the contribution and the extent to which the school climate affects the indicators of stress, anxiety, and depression in teachers of private technical high school. An analytical observational design was used with the participation of 62 teachers who completed the Sociodemographic and Labor Questionnaire, the Depression, Anxiety and Stress Scale – 21, and the Delaware School Climate Survey-Teacher/Staff. Analyses indicated weak correlations between considered variables. Fairness of rules negative perception explained 16% of variance of depression and 15% of stress, while safety negative perception explained 14% of the variance of anxiety. Despite the low intensity of stress, anxiety, and depression indicators, the fairness of rules and safety are factors that can affect the mental health of teachers, which need to be considered, because they may impact the quality of teaching and learning.Este estudio examinó la contribución y el grado en que el clima escolar influye en los indicadores de estrés, ansiedad y depresión en los profesores de la educación técnica privada. Se utilizó un diseño analítico-observacional, de corte transversal, con 62 profesores que completaron el Cuestionario Sociodemográfico, la Depression, Anxiety and Stress Scale-21 y la Delaware School Climate Survey-Teacher/Staff. Los análisis indicaron correlaciones débiles entre las variables consideradas. La percepción negativa de la equidad de las reglas explica 16% de la variación de la depresión y 15% del estrés, mientras que la percepción negativa de la seguridad explica 14% de la variación de la ansiedad. A pesar de la baja intensidad de los indicadores de estrés, ansiedad y depresión, la imparcialidad de las reglas y la seguridad son factores que producen daño a la salud mental de los docentes, que deben tenerse en cuenta porque pueden afectar la calidad de la enseñanza y el aprendizaje.application/pdfporPsicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 22, n. 3 (set./dez. 2020), p. 247-262ProfessoresEstresse ocupacionalDepressãoAnsiedadeTeachersSchool climateStressAnxietyDepressionClima escolarEstrésAnsiedadDepresiónProfesoresClima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privadoSchool climate and indicators of stress, anxiety, and depression in teachers of private technical high school Clima escolar y los indicadores de estrés, ansiedad y depresión en profesores de la educación técnica privada info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124835.pdf.txt001124835.pdf.txtExtracted Texttext/plain40441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/3/001124835.pdf.txt573582613941a5cc1bc5074ed72211a2MD53001124835-02.pdf.txt001124835-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain38546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/4/001124835-02.pdf.txtad713558b9944e902460c3936ab5988aMD54ORIGINAL001124835.pdfTexto completoapplication/pdf249539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/1/001124835.pdfa2b42542f74cdd8b2e424aeba47f14beMD51001124835-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf245334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/2/001124835-02.pdf025438276b591e864d2eaf89d69f280aMD5210183/2222642021-06-26 04:42:36.719175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222264Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:42:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
School climate and indicators of stress, anxiety, and depression in teachers of private technical high school |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Clima escolar y los indicadores de estrés, ansiedad y depresión en profesores de la educación técnica privada |
title |
Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado |
spellingShingle |
Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado Filippsen, Osvaldo André Professores Estresse ocupacional Depressão Ansiedade Teachers School climate Stress Anxiety Depression Clima escolar Estrés Ansiedad Depresión Profesores |
title_short |
Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado |
title_full |
Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado |
title_fullStr |
Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado |
title_full_unstemmed |
Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado |
title_sort |
Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado |
author |
Filippsen, Osvaldo André |
author_facet |
Filippsen, Osvaldo André Marin, Angela Helena |
author_role |
author |
author2 |
Marin, Angela Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filippsen, Osvaldo André Marin, Angela Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Estresse ocupacional Depressão Ansiedade |
topic |
Professores Estresse ocupacional Depressão Ansiedade Teachers School climate Stress Anxiety Depression Clima escolar Estrés Ansiedad Depresión Profesores |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers School climate Stress Anxiety Depression |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Clima escolar Estrés Ansiedad Depresión Profesores |
description |
Este estudo examinou a contribuição e a extensão em que o clima escolar afeta os indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado. Utilizou-se um delineamento observacional analítico de corte transversal, com 62 professores que preencheram o Questionário Sociodemográfico e Laboral, a Depression, Anxiety and Stress Scale-21 e o Delaware School Climate Survey-Teacher/Staff. As análises indicaram correlações fracas entre as variáveis consideradas. A percepção negativa sobre a justiça das regras explicou 16% da variância da depressão e 15% do estresse, enquanto a percepção negativa de segurança explicou 14% da variância da ansiedade. Apesar da baixa intensidade de indicadores de estresse, ansiedade e depressão identificada, destaca-se que a justiça das regras e a segurança são fatores que podem afetar a saúde mental docente, os quais precisam ser considerados porque há a possibilidade de eles impactarem a qualidade do ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-16T04:36:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222264 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-3687 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001124835 |
identifier_str_mv |
1516-3687 001124835 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 22, n. 3 (set./dez. 2020), p. 247-262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/3/001124835.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/4/001124835-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/1/001124835.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222264/2/001124835-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
573582613941a5cc1bc5074ed72211a2 ad713558b9944e902460c3936ab5988a a2b42542f74cdd8b2e424aeba47f14be 025438276b591e864d2eaf89d69f280a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225020769304576 |