Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cintia de Souza
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Perosa, José Matheus Yalenti [UNESP], Rua, Paulo Sérgio, Abreu, Carlos Luiz Milhomen de, Pântano, Silvio César, Vieira, Cássia Regina Yuriko Ide, Brizola, Rubem Marco de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
DOI: 10.1590/S0100-29452003000200012
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452003000200012
http://hdl.handle.net/11449/5029
Resumo: O objetivo do presente estudo foi a determinação das perdas físicas e econômicas de banana em diferentes equipamentos varejistas na Cidade de Botucatu - SP e suas possíveis causas. Os equipamentos foram sorteados aleatoriamente. As informações foram coletadas através da aplicação de questionário para a determinação das perdas de três variedades de banana. O resultado mostrou perda global de 39 toneladas, correspondente a 11,1% da quantidade comercializada, sendo 10,5% em supermercados, 15,0% em quitandas/sacolões e 10,6% em feiras livres. O valor total das perdas anuais atingiu R$ 35.038,00, em valores de maio de 2002. A manipulação excessiva do cliente, excedente de oferta, uso de embalagem inadequada e baixa qualidade da fruta foram as principais causas de perdas. Conclui-se pela necessidade de conscientização do cliente, do uso de embalagens plásticas e de cuidados no manuseio da fruta durante toda pós-colheita.
id UNSP_9d9b8bbc8397d35d1d8b1b29bbd8ec50
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/5029
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de casoEconomic avaliation of the banana's losses in retatil trade: a case studybananaperdasvarejobananalossretailO objetivo do presente estudo foi a determinação das perdas físicas e econômicas de banana em diferentes equipamentos varejistas na Cidade de Botucatu - SP e suas possíveis causas. Os equipamentos foram sorteados aleatoriamente. As informações foram coletadas através da aplicação de questionário para a determinação das perdas de três variedades de banana. O resultado mostrou perda global de 39 toneladas, correspondente a 11,1% da quantidade comercializada, sendo 10,5% em supermercados, 15,0% em quitandas/sacolões e 10,6% em feiras livres. O valor total das perdas anuais atingiu R$ 35.038,00, em valores de maio de 2002. A manipulação excessiva do cliente, excedente de oferta, uso de embalagem inadequada e baixa qualidade da fruta foram as principais causas de perdas. Conclui-se pela necessidade de conscientização do cliente, do uso de embalagens plásticas e de cuidados no manuseio da fruta durante toda pós-colheita.The objective of this research was to determinate the physics and economic banana's loss and its possible reason, in several retail trades in the city of Botucatu - SP. The equipments were drawn aleatory. The information were collected through questions applied to people to determine the annual loss of three different varieties of banana. The results showed that all loss was 39 ton., that represents 11,1% of all saled in retail trades, with 10,5% in supermarkets, 15% in grocery store/retail shops, and 10,6% in free markets. The retail trade showed an annual loss of R$ R$ 35.038,00, in values of may/2002. The excessive handling by the client, excess offering inadequate packing, and low quality of fruit were the most important cause of losses. It was possible to conclude that, the client's behavior should be better, the plastic packing utilization, and caution in the handling during all the post harvest process.UNESP Faculdade de Ciências Agronômicas Departamento de Gestão e Tecnologia AgroindustrialUNESP Faculdade de Ciências Agronômicas Departamento de Gestão e Tecnologia AgroindustrialSociedade Brasileira de FruticulturaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Cintia de SouzaPerosa, José Matheus Yalenti [UNESP]Rua, Paulo SérgioAbreu, Carlos Luiz Milhomen dePântano, Silvio CésarVieira, Cássia Regina Yuriko IdeBrizola, Rubem Marco de Oliveira2014-05-20T13:19:18Z2014-05-20T13:19:18Z2003-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article229-234application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452003000200012Revista Brasileira de Fruticultura. Sociedade Brasileira de Fruticultura, v. 25, n. 2, p. 229-234, 2003.0100-2945http://hdl.handle.net/11449/502910.1590/S0100-29452003000200012S0100-29452003000200012S0100-29452003000200012.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Fruticultura0.4750,410info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T13:33:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/5029Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:30:17.296991Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de caso
Economic avaliation of the banana's losses in retatil trade: a case study
title Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de caso
spellingShingle Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de caso
Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de caso
Silva, Cintia de Souza
banana
perdas
varejo
banana
loss
retail
Silva, Cintia de Souza
banana
perdas
varejo
banana
loss
retail
title_short Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de caso
title_full Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de caso
title_fullStr Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de caso
Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de caso
title_full_unstemmed Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de caso
Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de caso
title_sort Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de caso
author Silva, Cintia de Souza
author_facet Silva, Cintia de Souza
Silva, Cintia de Souza
Perosa, José Matheus Yalenti [UNESP]
Rua, Paulo Sérgio
Abreu, Carlos Luiz Milhomen de
Pântano, Silvio César
Vieira, Cássia Regina Yuriko Ide
Brizola, Rubem Marco de Oliveira
Perosa, José Matheus Yalenti [UNESP]
Rua, Paulo Sérgio
Abreu, Carlos Luiz Milhomen de
Pântano, Silvio César
Vieira, Cássia Regina Yuriko Ide
Brizola, Rubem Marco de Oliveira
author_role author
author2 Perosa, José Matheus Yalenti [UNESP]
Rua, Paulo Sérgio
Abreu, Carlos Luiz Milhomen de
Pântano, Silvio César
Vieira, Cássia Regina Yuriko Ide
Brizola, Rubem Marco de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cintia de Souza
Perosa, José Matheus Yalenti [UNESP]
Rua, Paulo Sérgio
Abreu, Carlos Luiz Milhomen de
Pântano, Silvio César
Vieira, Cássia Regina Yuriko Ide
Brizola, Rubem Marco de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv banana
perdas
varejo
banana
loss
retail
topic banana
perdas
varejo
banana
loss
retail
description O objetivo do presente estudo foi a determinação das perdas físicas e econômicas de banana em diferentes equipamentos varejistas na Cidade de Botucatu - SP e suas possíveis causas. Os equipamentos foram sorteados aleatoriamente. As informações foram coletadas através da aplicação de questionário para a determinação das perdas de três variedades de banana. O resultado mostrou perda global de 39 toneladas, correspondente a 11,1% da quantidade comercializada, sendo 10,5% em supermercados, 15,0% em quitandas/sacolões e 10,6% em feiras livres. O valor total das perdas anuais atingiu R$ 35.038,00, em valores de maio de 2002. A manipulação excessiva do cliente, excedente de oferta, uso de embalagem inadequada e baixa qualidade da fruta foram as principais causas de perdas. Conclui-se pela necessidade de conscientização do cliente, do uso de embalagens plásticas e de cuidados no manuseio da fruta durante toda pós-colheita.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
2014-05-20T13:19:18Z
2014-05-20T13:19:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452003000200012
Revista Brasileira de Fruticultura. Sociedade Brasileira de Fruticultura, v. 25, n. 2, p. 229-234, 2003.
0100-2945
http://hdl.handle.net/11449/5029
10.1590/S0100-29452003000200012
S0100-29452003000200012
S0100-29452003000200012.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452003000200012
http://hdl.handle.net/11449/5029
identifier_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura. Sociedade Brasileira de Fruticultura, v. 25, n. 2, p. 229-234, 2003.
0100-2945
10.1590/S0100-29452003000200012
S0100-29452003000200012
S0100-29452003000200012.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura
0.475
0,410
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 229-234
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fruticultura
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fruticultura
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822182432543080448
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-29452003000200012