Ludicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mori, Raquel Biem [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120097
Resumo: Criança gosta mesmo de brincar. Em casa, na rua, em qualquer lugar. E por que não na escola? O lugar de estudar não poderia ter mais espaços para brincar? Faltam em nossas escolas áreas mais interessantes e atraentes que o playground convencional, que incitem a aventura, o desafio, às brincadeiras em grupo. A melhor forma de se aprender na infância é através das brincadeiras, que formam o alicerce para o seu futuro lingüístico, de raciocínio, de lógica, de inserção na sociedade. Por meio das brincadeiras, as crianças evidenciam seus sentimentos, seu entendimento de mundo, suas descobertas, suas construções. Quando bem orientadas e acompanhadas, elas não são apenas passatempo e sim a forma mais consistente e genuína de aprendizagem. A aprendizagem na Educação Infantil acontece de forma experimental, ou seja, a criança necessita fazer e fazendo vai construindo os seus conceitos. No playground, a criança experimenta os brinquedos que ainda não usou, arrisca, persiste, esforça-se, sem a crítica e a vergonha que mais tarde inibe e desestimula as suas ações. Na EMEI Márcia de Almeida Bighetti, localizada no Núcleo Habitacional Mary Dota na cidade de Bauru, espaço é que não falta para um projeto lúdico. Por possuir um enorme terreno para um pequeno bloco de salas de aula e apenas alguns brinquedos no parquinho, essa foi a escola escolhida para a proposta de um espaço lúdico infantil
id UNSP_9df5ae355d077701210cac3e3ec9d5a1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120097
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ludicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantilBrincadeirasEscola - criançasProjeto arquitetonicoLudicidadePlayfulnessCriança gosta mesmo de brincar. Em casa, na rua, em qualquer lugar. E por que não na escola? O lugar de estudar não poderia ter mais espaços para brincar? Faltam em nossas escolas áreas mais interessantes e atraentes que o playground convencional, que incitem a aventura, o desafio, às brincadeiras em grupo. A melhor forma de se aprender na infância é através das brincadeiras, que formam o alicerce para o seu futuro lingüístico, de raciocínio, de lógica, de inserção na sociedade. Por meio das brincadeiras, as crianças evidenciam seus sentimentos, seu entendimento de mundo, suas descobertas, suas construções. Quando bem orientadas e acompanhadas, elas não são apenas passatempo e sim a forma mais consistente e genuína de aprendizagem. A aprendizagem na Educação Infantil acontece de forma experimental, ou seja, a criança necessita fazer e fazendo vai construindo os seus conceitos. No playground, a criança experimenta os brinquedos que ainda não usou, arrisca, persiste, esforça-se, sem a crítica e a vergonha que mais tarde inibe e desestimula as suas ações. Na EMEI Márcia de Almeida Bighetti, localizada no Núcleo Habitacional Mary Dota na cidade de Bauru, espaço é que não falta para um projeto lúdico. Por possuir um enorme terreno para um pequeno bloco de salas de aula e apenas alguns brinquedos no parquinho, essa foi a escola escolhida para a proposta de um espaço lúdico infantilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mori, Raquel Biem [UNESP]2015-03-23T15:23:52Z2015-03-23T15:23:52Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMORI, Raquel Biem. Ludicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantil. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.http://hdl.handle.net/11449/120097000636357mori_rb_tcc_bauru.pdf58013033082899210000-0002-8333-7092Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:14:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120097Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:19:28.128885Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantil
title Ludicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantil
spellingShingle Ludicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantil
Mori, Raquel Biem [UNESP]
Brincadeiras
Escola - crianças
Projeto arquitetonico
Ludicidade
Playfulness
title_short Ludicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantil
title_full Ludicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantil
title_fullStr Ludicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantil
title_full_unstemmed Ludicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantil
title_sort Ludicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantil
author Mori, Raquel Biem [UNESP]
author_facet Mori, Raquel Biem [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mori, Raquel Biem [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras
Escola - crianças
Projeto arquitetonico
Ludicidade
Playfulness
topic Brincadeiras
Escola - crianças
Projeto arquitetonico
Ludicidade
Playfulness
description Criança gosta mesmo de brincar. Em casa, na rua, em qualquer lugar. E por que não na escola? O lugar de estudar não poderia ter mais espaços para brincar? Faltam em nossas escolas áreas mais interessantes e atraentes que o playground convencional, que incitem a aventura, o desafio, às brincadeiras em grupo. A melhor forma de se aprender na infância é através das brincadeiras, que formam o alicerce para o seu futuro lingüístico, de raciocínio, de lógica, de inserção na sociedade. Por meio das brincadeiras, as crianças evidenciam seus sentimentos, seu entendimento de mundo, suas descobertas, suas construções. Quando bem orientadas e acompanhadas, elas não são apenas passatempo e sim a forma mais consistente e genuína de aprendizagem. A aprendizagem na Educação Infantil acontece de forma experimental, ou seja, a criança necessita fazer e fazendo vai construindo os seus conceitos. No playground, a criança experimenta os brinquedos que ainda não usou, arrisca, persiste, esforça-se, sem a crítica e a vergonha que mais tarde inibe e desestimula as suas ações. Na EMEI Márcia de Almeida Bighetti, localizada no Núcleo Habitacional Mary Dota na cidade de Bauru, espaço é que não falta para um projeto lúdico. Por possuir um enorme terreno para um pequeno bloco de salas de aula e apenas alguns brinquedos no parquinho, essa foi a escola escolhida para a proposta de um espaço lúdico infantil
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-03-23T15:23:52Z
2015-03-23T15:23:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORI, Raquel Biem. Ludicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantil. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/120097
000636357
mori_rb_tcc_bauru.pdf
5801303308289921
0000-0002-8333-7092
identifier_str_mv MORI, Raquel Biem. Ludicidade: projeto arquitetônico e paisagístico de educação infantil. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
000636357
mori_rb_tcc_bauru.pdf
5801303308289921
0000-0002-8333-7092
url http://hdl.handle.net/11449/120097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128346946535424