A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawasaki, Clarice Sumi
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP], Rosa, Antonio Vitor, Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP], Oliveira, Haydée Torres de, Cinquetti, Heloísa Sisla Chalmers, Santana, Luiz Carlos [UNESP], Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6197
http://hdl.handle.net/11449/108283
Resumo: O emergente campo da pesquisa em educação ambiental (EA) no Brasil traz anecessidade de uma sistematização dessa produção a fim de identificar econfigurar aspectos desse novo campo do conhecimento. O presente trabalhovisa contribuir nessa direção a partir da análise dos trabalhos apresentados nosEncontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEAs). Os resultadosapontam a predominância de trabalhos de natureza empírica em relação aos denatureza teórica e reflexiva e de trabalhos relacionados a contextos educacionaisescolares em relação a contextos não escolares, sendo os níveis escolaresfundamental e médio os mais presentes. Em relação aos trabalhos de naturezateórica e reflexiva, há predominância dos fundamentos teóricos e metodológicosda EA como foco temático. Já entre os trabalhos de natureza empírica, oprincipal foco temático é o desenvolvimento de projetos, programas e práticas emcontextos escolares ou não escolares. Há ainda um número bastante significativode trabalhos com contextos educacionais não específicos, nos quais predominamcomo focos temáticos os processos formativos e as concepções de professores eeducadores. Aspectos referentes à avaliação dos trabalhos submetidos aos EPEAstambém são destacados neste artigo.
id UNSP_9ec00f1c95ce62e9107d8b86958d4817
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/108283
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticosO emergente campo da pesquisa em educação ambiental (EA) no Brasil traz anecessidade de uma sistematização dessa produção a fim de identificar econfigurar aspectos desse novo campo do conhecimento. O presente trabalhovisa contribuir nessa direção a partir da análise dos trabalhos apresentados nosEncontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEAs). Os resultadosapontam a predominância de trabalhos de natureza empírica em relação aos denatureza teórica e reflexiva e de trabalhos relacionados a contextos educacionaisescolares em relação a contextos não escolares, sendo os níveis escolaresfundamental e médio os mais presentes. Em relação aos trabalhos de naturezateórica e reflexiva, há predominância dos fundamentos teóricos e metodológicosda EA como foco temático. Já entre os trabalhos de natureza empírica, oprincipal foco temático é o desenvolvimento de projetos, programas e práticas emcontextos escolares ou não escolares. Há ainda um número bastante significativode trabalhos com contextos educacionais não específicos, nos quais predominamcomo focos temáticos os processos formativos e as concepções de professores eeducadores. Aspectos referentes à avaliação dos trabalhos submetidos aos EPEAstambém são destacados neste artigo.Professora do depto. de Psicologia e Educação / FFCLRP/USP. Contato: Av. Bandeirantes, 3900. Monte Alegre, Rib. Preto – SP CEP 14040-901Professor (a) do Instituto de Biociências / Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro)Educador do Depto.de Psicologia e Educação / FFCLRP / USPProfessora da Universidade Federal de São CarlosProfessor (a) do Instituto de Biociências / Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Kawasaki, Clarice SumiCarvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]Rosa, Antonio VitorBonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]Oliveira, Haydée Torres deCinquetti, Heloísa Sisla ChalmersSantana, Luiz Carlos [UNESP]Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]2014-06-24T19:55:12Z2014-06-24T19:55:12Z2009-12-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6197Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, 2009, p. 147-163.2177-580Xhttp://hdl.handle.net/11449/108283ISSN2177-580X-2009-4-2-147-163.pdf08045437821411824980307107078303165879830382620279679292105140750000-0002-6109-6830Pesquisa em Educação Ambientalreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T06:15:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/108283Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-30T06:15:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos
title A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos
spellingShingle A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos
Kawasaki, Clarice Sumi
title_short A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos
title_full A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos
title_fullStr A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos
title_full_unstemmed A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos
title_sort A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos
author Kawasaki, Clarice Sumi
author_facet Kawasaki, Clarice Sumi
Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
Rosa, Antonio Vitor
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Oliveira, Haydée Torres de
Cinquetti, Heloísa Sisla Chalmers
Santana, Luiz Carlos [UNESP]
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
Rosa, Antonio Vitor
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Oliveira, Haydée Torres de
Cinquetti, Heloísa Sisla Chalmers
Santana, Luiz Carlos [UNESP]
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawasaki, Clarice Sumi
Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
Rosa, Antonio Vitor
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Oliveira, Haydée Torres de
Cinquetti, Heloísa Sisla Chalmers
Santana, Luiz Carlos [UNESP]
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]
description O emergente campo da pesquisa em educação ambiental (EA) no Brasil traz anecessidade de uma sistematização dessa produção a fim de identificar econfigurar aspectos desse novo campo do conhecimento. O presente trabalhovisa contribuir nessa direção a partir da análise dos trabalhos apresentados nosEncontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEAs). Os resultadosapontam a predominância de trabalhos de natureza empírica em relação aos denatureza teórica e reflexiva e de trabalhos relacionados a contextos educacionaisescolares em relação a contextos não escolares, sendo os níveis escolaresfundamental e médio os mais presentes. Em relação aos trabalhos de naturezateórica e reflexiva, há predominância dos fundamentos teóricos e metodológicosda EA como foco temático. Já entre os trabalhos de natureza empírica, oprincipal foco temático é o desenvolvimento de projetos, programas e práticas emcontextos escolares ou não escolares. Há ainda um número bastante significativode trabalhos com contextos educacionais não específicos, nos quais predominamcomo focos temáticos os processos formativos e as concepções de professores eeducadores. Aspectos referentes à avaliação dos trabalhos submetidos aos EPEAstambém são destacados neste artigo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-25
2014-06-24T19:55:12Z
2014-06-24T19:55:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6197
Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, 2009, p. 147-163.
2177-580X
http://hdl.handle.net/11449/108283
ISSN2177-580X-2009-4-2-147-163.pdf
0804543782141182
4980307107078303
1658798303826202
7967929210514075
0000-0002-6109-6830
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6197
http://hdl.handle.net/11449/108283
identifier_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, 2009, p. 147-163.
2177-580X
ISSN2177-580X-2009-4-2-147-163.pdf
0804543782141182
4980307107078303
1658798303826202
7967929210514075
0000-0002-6109-6830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046730323722240