A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6197 http://hdl.handle.net/11449/108283 |
Resumo: | O emergente campo da pesquisa em educação ambiental (EA) no Brasil traz anecessidade de uma sistematização dessa produção a fim de identificar econfigurar aspectos desse novo campo do conhecimento. O presente trabalhovisa contribuir nessa direção a partir da análise dos trabalhos apresentados nosEncontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEAs). Os resultadosapontam a predominância de trabalhos de natureza empírica em relação aos denatureza teórica e reflexiva e de trabalhos relacionados a contextos educacionaisescolares em relação a contextos não escolares, sendo os níveis escolaresfundamental e médio os mais presentes. Em relação aos trabalhos de naturezateórica e reflexiva, há predominância dos fundamentos teóricos e metodológicosda EA como foco temático. Já entre os trabalhos de natureza empírica, oprincipal foco temático é o desenvolvimento de projetos, programas e práticas emcontextos escolares ou não escolares. Há ainda um número bastante significativode trabalhos com contextos educacionais não específicos, nos quais predominamcomo focos temáticos os processos formativos e as concepções de professores eeducadores. Aspectos referentes à avaliação dos trabalhos submetidos aos EPEAstambém são destacados neste artigo. |
id |
UNSP_9ec00f1c95ce62e9107d8b86958d4817 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/108283 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticosO emergente campo da pesquisa em educação ambiental (EA) no Brasil traz anecessidade de uma sistematização dessa produção a fim de identificar econfigurar aspectos desse novo campo do conhecimento. O presente trabalhovisa contribuir nessa direção a partir da análise dos trabalhos apresentados nosEncontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEAs). Os resultadosapontam a predominância de trabalhos de natureza empírica em relação aos denatureza teórica e reflexiva e de trabalhos relacionados a contextos educacionaisescolares em relação a contextos não escolares, sendo os níveis escolaresfundamental e médio os mais presentes. Em relação aos trabalhos de naturezateórica e reflexiva, há predominância dos fundamentos teóricos e metodológicosda EA como foco temático. Já entre os trabalhos de natureza empírica, oprincipal foco temático é o desenvolvimento de projetos, programas e práticas emcontextos escolares ou não escolares. Há ainda um número bastante significativode trabalhos com contextos educacionais não específicos, nos quais predominamcomo focos temáticos os processos formativos e as concepções de professores eeducadores. Aspectos referentes à avaliação dos trabalhos submetidos aos EPEAstambém são destacados neste artigo.Professora do depto. de Psicologia e Educação / FFCLRP/USP. Contato: Av. Bandeirantes, 3900. Monte Alegre, Rib. Preto – SP CEP 14040-901Professor (a) do Instituto de Biociências / Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro)Educador do Depto.de Psicologia e Educação / FFCLRP / USPProfessora da Universidade Federal de São CarlosProfessor (a) do Instituto de Biociências / Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Kawasaki, Clarice SumiCarvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]Rosa, Antonio VitorBonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]Oliveira, Haydée Torres deCinquetti, Heloísa Sisla ChalmersSantana, Luiz Carlos [UNESP]Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]2014-06-24T19:55:12Z2014-06-24T19:55:12Z2009-12-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6197Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, 2009, p. 147-163.2177-580Xhttp://hdl.handle.net/11449/108283ISSN2177-580X-2009-4-2-147-163.pdf08045437821411824980307107078303165879830382620279679292105140750000-0002-6109-6830Pesquisa em Educação Ambientalreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T06:15:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/108283Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:08:42.631035Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos |
title |
A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos |
spellingShingle |
A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos Kawasaki, Clarice Sumi |
title_short |
A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos |
title_full |
A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos |
title_fullStr |
A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos |
title_full_unstemmed |
A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos |
title_sort |
A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos |
author |
Kawasaki, Clarice Sumi |
author_facet |
Kawasaki, Clarice Sumi Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP] Rosa, Antonio Vitor Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] Oliveira, Haydée Torres de Cinquetti, Heloísa Sisla Chalmers Santana, Luiz Carlos [UNESP] Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP] Rosa, Antonio Vitor Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] Oliveira, Haydée Torres de Cinquetti, Heloísa Sisla Chalmers Santana, Luiz Carlos [UNESP] Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP) Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kawasaki, Clarice Sumi Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP] Rosa, Antonio Vitor Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] Oliveira, Haydée Torres de Cinquetti, Heloísa Sisla Chalmers Santana, Luiz Carlos [UNESP] Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] |
description |
O emergente campo da pesquisa em educação ambiental (EA) no Brasil traz anecessidade de uma sistematização dessa produção a fim de identificar econfigurar aspectos desse novo campo do conhecimento. O presente trabalhovisa contribuir nessa direção a partir da análise dos trabalhos apresentados nosEncontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEAs). Os resultadosapontam a predominância de trabalhos de natureza empírica em relação aos denatureza teórica e reflexiva e de trabalhos relacionados a contextos educacionaisescolares em relação a contextos não escolares, sendo os níveis escolaresfundamental e médio os mais presentes. Em relação aos trabalhos de naturezateórica e reflexiva, há predominância dos fundamentos teóricos e metodológicosda EA como foco temático. Já entre os trabalhos de natureza empírica, oprincipal foco temático é o desenvolvimento de projetos, programas e práticas emcontextos escolares ou não escolares. Há ainda um número bastante significativode trabalhos com contextos educacionais não específicos, nos quais predominamcomo focos temáticos os processos formativos e as concepções de professores eeducadores. Aspectos referentes à avaliação dos trabalhos submetidos aos EPEAstambém são destacados neste artigo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-25 2014-06-24T19:55:12Z 2014-06-24T19:55:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6197 Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, 2009, p. 147-163. 2177-580X http://hdl.handle.net/11449/108283 ISSN2177-580X-2009-4-2-147-163.pdf 0804543782141182 4980307107078303 1658798303826202 7967929210514075 0000-0002-6109-6830 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6197 http://hdl.handle.net/11449/108283 |
identifier_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, 2009, p. 147-163. 2177-580X ISSN2177-580X-2009-4-2-147-163.pdf 0804543782141182 4980307107078303 1658798303826202 7967929210514075 0000-0002-6109-6830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129025096286208 |