Modelo estratégico para o cluster calçadista: análise na região do Cariri-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Frederico Romel Maia [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151649
Resumo: Esta tese propõe um modelo estratégico para o cluster calçadista do Cariri-CE, tendo como motivação identificar quais componentes estratégicas influenciam o desenvolvimento do Cluster, das 21 identificadas após uma Revisão Sistemática da Literatura. O trabalho, inicialmente, envolveu 8 empresas de diferentes portes da região estudada. Por intermédio de um método de pesquisa qualitativo verificou-se a adoção das 21 componentes estratégicas estas componentes, foram incorporadas no modelo estratégico proposto. Na sequência, utilizando-se uma amostra de 50 empresas do Cluster, foi aplicado um questionário aos dois principais gestores destas empresas. As análises estatísticas feitas permitiram dividir as empresas consultadas em 3 grupos, com características diferentes e a análise fatorial permitiu definir um modelo estratégico com 4 fatores de entrada e 4 fatores de saída. Identificou-se que, as empresas do Grupo 1 adotam estratégia de foco, mas não investem em diferenciação e qualidade dos seus produtos e possuem baixo desempenho econômico. As empresas do Grupo 2 possuem média superior em desempenho econômico as dos demais grupo devido à adoção da estratégia de foco e diferenciação representada pela qualidade. Já as empresas do Grupo 3 possuem médio desempenho econômico, buscando se diferenciar, mas não alcançam o desempenho econômico superior em comparação as empresas do Grupo 2. No geral, pode-se concluir que as empresas do Cluster calçadista do Cariri-CE não se diferenciam em relação as estratégias de custo; todas possuem igual preocupação com os custos envolvidos na sua operação, e que, principalmente, as estratégias de foco e diferenciação levam as empresas a obter bom desempenho econômico.
id UNSP_9ec988f8d4bd5a0d123b626239f476e8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151649
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Modelo estratégico para o cluster calçadista: análise na região do Cariri-CEStrategic model for the footwear cluster: analysis in the Cariri-CE regionModelo estratégicoCluster calçadistaRegião do CaririDesempenho econômicoStrategyCluster footwareCaririEconomic developmentEsta tese propõe um modelo estratégico para o cluster calçadista do Cariri-CE, tendo como motivação identificar quais componentes estratégicas influenciam o desenvolvimento do Cluster, das 21 identificadas após uma Revisão Sistemática da Literatura. O trabalho, inicialmente, envolveu 8 empresas de diferentes portes da região estudada. Por intermédio de um método de pesquisa qualitativo verificou-se a adoção das 21 componentes estratégicas estas componentes, foram incorporadas no modelo estratégico proposto. Na sequência, utilizando-se uma amostra de 50 empresas do Cluster, foi aplicado um questionário aos dois principais gestores destas empresas. As análises estatísticas feitas permitiram dividir as empresas consultadas em 3 grupos, com características diferentes e a análise fatorial permitiu definir um modelo estratégico com 4 fatores de entrada e 4 fatores de saída. Identificou-se que, as empresas do Grupo 1 adotam estratégia de foco, mas não investem em diferenciação e qualidade dos seus produtos e possuem baixo desempenho econômico. As empresas do Grupo 2 possuem média superior em desempenho econômico as dos demais grupo devido à adoção da estratégia de foco e diferenciação representada pela qualidade. Já as empresas do Grupo 3 possuem médio desempenho econômico, buscando se diferenciar, mas não alcançam o desempenho econômico superior em comparação as empresas do Grupo 2. No geral, pode-se concluir que as empresas do Cluster calçadista do Cariri-CE não se diferenciam em relação as estratégias de custo; todas possuem igual preocupação com os custos envolvidos na sua operação, e que, principalmente, as estratégias de foco e diferenciação levam as empresas a obter bom desempenho econômico.This research proposes a strategic model for the Cariri-CE footwear cluster, motivated by the need to identify among the 21 components identified in a Systematic Review of Literature what strategic components influence the development of the Cluster. At first the work involved 8 companies of different sizes in the studied area and a qualitative research method verified the adoption of the 21 strategic components into the proposed strategic model. After, a questionnaire was applied to the two main managers of 50 companies of the Cluster and by Statistical analyzes the companies was divided into three groups of different characteristics and the factor analysis defined a strategic model with 4 input factors and 4 exit factors. Companies of the Group 1 adopt a focus strategy, but do not invest in differentiation and quality of their products and have low economic performance. Companies of the Group 2 have a higher average in economic performance than the other groups due to the adoption of the focus and differentiation strategy represented by quality. Companies of Group 3, on the other hand, have a moderate economic performance, trying to differentiate themselves, but they do not achieve the superior economic performance in comparison with Group 2 companies. In general, it can be concluded that the Cariri-CE Cluster companies do not differ in relation to cost strategies; All are equally concerned about the costs involved in their operation, and that, in particular, focus and differentiation strategies lead companies to achieve good economic performance.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 9183/2012Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muniz Júnior, Jorge [UNESP]Valladares, Paulo Sergio Duarte de AlmeidaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tavares, Frederico Romel Maia [UNESP]2017-09-19T19:41:40Z2017-09-19T19:41:40Z2017-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15164900089196133004080027P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-11T06:32:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151649Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-11T06:32:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo estratégico para o cluster calçadista: análise na região do Cariri-CE
Strategic model for the footwear cluster: analysis in the Cariri-CE region
title Modelo estratégico para o cluster calçadista: análise na região do Cariri-CE
spellingShingle Modelo estratégico para o cluster calçadista: análise na região do Cariri-CE
Tavares, Frederico Romel Maia [UNESP]
Modelo estratégico
Cluster calçadista
Região do Cariri
Desempenho econômico
Strategy
Cluster footware
Cariri
Economic development
title_short Modelo estratégico para o cluster calçadista: análise na região do Cariri-CE
title_full Modelo estratégico para o cluster calçadista: análise na região do Cariri-CE
title_fullStr Modelo estratégico para o cluster calçadista: análise na região do Cariri-CE
title_full_unstemmed Modelo estratégico para o cluster calçadista: análise na região do Cariri-CE
title_sort Modelo estratégico para o cluster calçadista: análise na região do Cariri-CE
author Tavares, Frederico Romel Maia [UNESP]
author_facet Tavares, Frederico Romel Maia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muniz Júnior, Jorge [UNESP]
Valladares, Paulo Sergio Duarte de Almeida
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Frederico Romel Maia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo estratégico
Cluster calçadista
Região do Cariri
Desempenho econômico
Strategy
Cluster footware
Cariri
Economic development
topic Modelo estratégico
Cluster calçadista
Região do Cariri
Desempenho econômico
Strategy
Cluster footware
Cariri
Economic development
description Esta tese propõe um modelo estratégico para o cluster calçadista do Cariri-CE, tendo como motivação identificar quais componentes estratégicas influenciam o desenvolvimento do Cluster, das 21 identificadas após uma Revisão Sistemática da Literatura. O trabalho, inicialmente, envolveu 8 empresas de diferentes portes da região estudada. Por intermédio de um método de pesquisa qualitativo verificou-se a adoção das 21 componentes estratégicas estas componentes, foram incorporadas no modelo estratégico proposto. Na sequência, utilizando-se uma amostra de 50 empresas do Cluster, foi aplicado um questionário aos dois principais gestores destas empresas. As análises estatísticas feitas permitiram dividir as empresas consultadas em 3 grupos, com características diferentes e a análise fatorial permitiu definir um modelo estratégico com 4 fatores de entrada e 4 fatores de saída. Identificou-se que, as empresas do Grupo 1 adotam estratégia de foco, mas não investem em diferenciação e qualidade dos seus produtos e possuem baixo desempenho econômico. As empresas do Grupo 2 possuem média superior em desempenho econômico as dos demais grupo devido à adoção da estratégia de foco e diferenciação representada pela qualidade. Já as empresas do Grupo 3 possuem médio desempenho econômico, buscando se diferenciar, mas não alcançam o desempenho econômico superior em comparação as empresas do Grupo 2. No geral, pode-se concluir que as empresas do Cluster calçadista do Cariri-CE não se diferenciam em relação as estratégias de custo; todas possuem igual preocupação com os custos envolvidos na sua operação, e que, principalmente, as estratégias de foco e diferenciação levam as empresas a obter bom desempenho econômico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-19T19:41:40Z
2017-09-19T19:41:40Z
2017-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151649
000891961
33004080027P6
url http://hdl.handle.net/11449/151649
identifier_str_mv 000891961
33004080027P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047322544766976