Introdução à criptografia usando aritmética modular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marco Antônio [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152005
Resumo: A troca de informações confidenciais sempre foi um problema que nos desafiou. O conhecimento de técnicas que visam ocultar uma mensagem data de alguns séculos a.C., tais como, a esteganografia e a criptografia. A esteganografia consiste na técnica de ocultar a mensagem que será enviada sem, no entanto, esconder seu significado. Já a criptografia consiste na técnica de ocultar o significado da mensagem através de sua codificação, que pode ser feita de várias maneiras, e cujo conteúdo só pode ser decodificado pelo destinatário, que tem a chave de decodificação. Essas técnicas evoluíram com o tempo, principalmente a criptografia, por ter uma natureza mais complexa na decodificação e que, por isso mesmo, torna-se mais adequada atualmente. Isso porque, com o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, garantir a segurança das informações tornou-se uma preocupação maior do que já era. Nesse sentido, destacamos a internet, que, além de exigir segurança, é compartilhada pela grande maioria de nossos alunos. Como a segurança da internet faz uso da criptografia, e como esta está associada a modelos matemáticos, podemos então explorar o uso desta, em sala de aula, a fim de despertar no aluno, além de sua curiosidade, seu interesse por temas, muitas vezes de difícil compreensão, dada a maturidade dos mesmos para enfrentá-los. Teorias como funções e suas funções inversas, aritmética das classes residuais, etc., podem ser trabalhados em sala de aula usando o Código de Caesar e permite ao professor lidar de forma mais didática as diferenças existentes em sala de aula.
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