Introdução à criptografia usando aritmética modular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marco Antônio [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152005
Resumo: A troca de informações confidenciais sempre foi um problema que nos desafiou. O conhecimento de técnicas que visam ocultar uma mensagem data de alguns séculos a.C., tais como, a esteganografia e a criptografia. A esteganografia consiste na técnica de ocultar a mensagem que será enviada sem, no entanto, esconder seu significado. Já a criptografia consiste na técnica de ocultar o significado da mensagem através de sua codificação, que pode ser feita de várias maneiras, e cujo conteúdo só pode ser decodificado pelo destinatário, que tem a chave de decodificação. Essas técnicas evoluíram com o tempo, principalmente a criptografia, por ter uma natureza mais complexa na decodificação e que, por isso mesmo, torna-se mais adequada atualmente. Isso porque, com o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, garantir a segurança das informações tornou-se uma preocupação maior do que já era. Nesse sentido, destacamos a internet, que, além de exigir segurança, é compartilhada pela grande maioria de nossos alunos. Como a segurança da internet faz uso da criptografia, e como esta está associada a modelos matemáticos, podemos então explorar o uso desta, em sala de aula, a fim de despertar no aluno, além de sua curiosidade, seu interesse por temas, muitas vezes de difícil compreensão, dada a maturidade dos mesmos para enfrentá-los. Teorias como funções e suas funções inversas, aritmética das classes residuais, etc., podem ser trabalhados em sala de aula usando o Código de Caesar e permite ao professor lidar de forma mais didática as diferenças existentes em sala de aula.
id UNSP_9f21f7be66ef7dc58a85977ad4f637e2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152005
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Introdução à criptografia usando aritmética modularIntroduction to cryptography using modular arithmeticCriptografiaFunçãoFunção inversaClasses residuaisCryptographyFunctionReverse functionResidual classesA troca de informações confidenciais sempre foi um problema que nos desafiou. O conhecimento de técnicas que visam ocultar uma mensagem data de alguns séculos a.C., tais como, a esteganografia e a criptografia. A esteganografia consiste na técnica de ocultar a mensagem que será enviada sem, no entanto, esconder seu significado. Já a criptografia consiste na técnica de ocultar o significado da mensagem através de sua codificação, que pode ser feita de várias maneiras, e cujo conteúdo só pode ser decodificado pelo destinatário, que tem a chave de decodificação. Essas técnicas evoluíram com o tempo, principalmente a criptografia, por ter uma natureza mais complexa na decodificação e que, por isso mesmo, torna-se mais adequada atualmente. Isso porque, com o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, garantir a segurança das informações tornou-se uma preocupação maior do que já era. Nesse sentido, destacamos a internet, que, além de exigir segurança, é compartilhada pela grande maioria de nossos alunos. Como a segurança da internet faz uso da criptografia, e como esta está associada a modelos matemáticos, podemos então explorar o uso desta, em sala de aula, a fim de despertar no aluno, além de sua curiosidade, seu interesse por temas, muitas vezes de difícil compreensão, dada a maturidade dos mesmos para enfrentá-los. Teorias como funções e suas funções inversas, aritmética das classes residuais, etc., podem ser trabalhados em sala de aula usando o Código de Caesar e permite ao professor lidar de forma mais didática as diferenças existentes em sala de aula.The exchange of confidential information has always been a problem that challenged us. The techniques knowledge that aimed to concealing a message dates back to some centuries BC, such as steganography and cryptography Steganography consists on the technique of hiding the message that will be sent however, without, hide its meaning. However, encryption is the technique of hide the meaning of the message through its coding, which can be done in several ways, whose content can only be decoded by the recipient, who has the decryption key. These techniques have evolved over time, especially cryptography, because it has a more complex decoding nature and, therefore, it is more suitable today. That's because, with the development of new communication technologies, guarantee information security has become a greater concern than it used to be. On this side, we highlight the internet, which, in addition to requiring security, it’s shared by the vast majority of our students. As Internet security uses the encryption, and it’s associated with mathematical models, we can explore the use of encryption in classroom in order to arouse the student’s curiosity, his interest in subjects, often difficult to understand, given their maturity to face them. Theories as functions and their inverse functions, arithmetic of the residual classes, etc., can be worked in classroom using the Caesar Code, and it allows the teacher to deal in a didactic way with the differences existing in the classroom.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Jéfferson Luiz Rocha [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Marco Antônio [UNESP]2017-10-26T18:25:43Z2017-10-26T18:25:43Z2017-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15200500089360231075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-18T06:13:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152005Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-18T06:13:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Introdução à criptografia usando aritmética modular
Introduction to cryptography using modular arithmetic
title Introdução à criptografia usando aritmética modular
spellingShingle Introdução à criptografia usando aritmética modular
Lopes, Marco Antônio [UNESP]
Criptografia
Função
Função inversa
Classes residuais
Cryptography
Function
Reverse function
Residual classes
title_short Introdução à criptografia usando aritmética modular
title_full Introdução à criptografia usando aritmética modular
title_fullStr Introdução à criptografia usando aritmética modular
title_full_unstemmed Introdução à criptografia usando aritmética modular
title_sort Introdução à criptografia usando aritmética modular
author Lopes, Marco Antônio [UNESP]
author_facet Lopes, Marco Antônio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Jéfferson Luiz Rocha [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Marco Antônio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Criptografia
Função
Função inversa
Classes residuais
Cryptography
Function
Reverse function
Residual classes
topic Criptografia
Função
Função inversa
Classes residuais
Cryptography
Function
Reverse function
Residual classes
description A troca de informações confidenciais sempre foi um problema que nos desafiou. O conhecimento de técnicas que visam ocultar uma mensagem data de alguns séculos a.C., tais como, a esteganografia e a criptografia. A esteganografia consiste na técnica de ocultar a mensagem que será enviada sem, no entanto, esconder seu significado. Já a criptografia consiste na técnica de ocultar o significado da mensagem através de sua codificação, que pode ser feita de várias maneiras, e cujo conteúdo só pode ser decodificado pelo destinatário, que tem a chave de decodificação. Essas técnicas evoluíram com o tempo, principalmente a criptografia, por ter uma natureza mais complexa na decodificação e que, por isso mesmo, torna-se mais adequada atualmente. Isso porque, com o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, garantir a segurança das informações tornou-se uma preocupação maior do que já era. Nesse sentido, destacamos a internet, que, além de exigir segurança, é compartilhada pela grande maioria de nossos alunos. Como a segurança da internet faz uso da criptografia, e como esta está associada a modelos matemáticos, podemos então explorar o uso desta, em sala de aula, a fim de despertar no aluno, além de sua curiosidade, seu interesse por temas, muitas vezes de difícil compreensão, dada a maturidade dos mesmos para enfrentá-los. Teorias como funções e suas funções inversas, aritmética das classes residuais, etc., podem ser trabalhados em sala de aula usando o Código de Caesar e permite ao professor lidar de forma mais didática as diferenças existentes em sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-26T18:25:43Z
2017-10-26T18:25:43Z
2017-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152005
000893602
31075010001P2
url http://hdl.handle.net/11449/152005
identifier_str_mv 000893602
31075010001P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649747760709632