Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252474 |
Resumo: | O ambiente escolar atual está mergulhado na ideologia hegemônica, que tenta de todas as formas esconder as contradições do modelo de produção em que a sociedade está inserida. Assim, faz-se urgente a adoção de uma prática pedagógica que não esconda o caráter político da educação, pelo contrário, assuma sua condição contra hegemônica em favor da classe proletária além de exercer crítica aos problemas produzidos pelo capitalismo. Em vista das mudanças climáticas, do desmatamento, da poluição, dos problemas de saúde mental promovido pelas redes sociais e outros problemas relacionados com as mais diversas áreas das ciências biológicas, buscou-se aplicar a pedagogia histórico crítica proposta por Demerval Saviani como forma de evidenciar essas contradições dentro de sala de aula, promovendo debates mais profundos e diversificados, fugindo assim da superficialidade acrítica do modelo de ensino comumente vigente. |
id |
UNSP_a0aa2fa7aa6ef62f385184829046ff64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/252474 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-críticaScientific methodology applied to high school: a historical-critical overviewMetodologiaCientíficaEnsino MédioHistórico-CríticaHistorical-critical pedagogyBiology educationScientific methodologyScientific literacyO ambiente escolar atual está mergulhado na ideologia hegemônica, que tenta de todas as formas esconder as contradições do modelo de produção em que a sociedade está inserida. Assim, faz-se urgente a adoção de uma prática pedagógica que não esconda o caráter político da educação, pelo contrário, assuma sua condição contra hegemônica em favor da classe proletária além de exercer crítica aos problemas produzidos pelo capitalismo. Em vista das mudanças climáticas, do desmatamento, da poluição, dos problemas de saúde mental promovido pelas redes sociais e outros problemas relacionados com as mais diversas áreas das ciências biológicas, buscou-se aplicar a pedagogia histórico crítica proposta por Demerval Saviani como forma de evidenciar essas contradições dentro de sala de aula, promovendo debates mais profundos e diversificados, fugindo assim da superficialidade acrítica do modelo de ensino comumente vigente.The current school environment is steeped in the hegemonic ideology, which attempts in every way to conceal the contradictions of the production model within the society is placed. Thus, the adoption of a pedagogical practice that doesn't hide the political nature of education but, on the contrary, embraces its counter-hegemonic character in favor of the working class and critical of the problems produced by capitalism becomes urgent. In light of climate change, deforestation, pollution, mental health issues promoted by social media, and other problems related to various biological sciences, we sought to implement the historical-critical pedagogy proposed by Demerval Saviani as a mean to highlight these contradictions in the classroom, fostering more profound and diversified debates and moving away from the uncritical superficiality of the commonly prevailing teaching modelUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Branco, Luis Henrique ZaniniIBILCEAmorim, Antônio Augusto Martins deBueno, Sérgio Henrique Silva2024-01-08T14:02:37Z2024-01-08T14:02:37Z2023-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMETODOLOGIA científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica. Orientador: Luis Henrique Zanini Branco. 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Estadual Paulista, Unesp - IBILCE, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-09T06:15:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252474Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:52:08.954433Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica Scientific methodology applied to high school: a historical-critical overview |
title |
Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica |
spellingShingle |
Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica Amorim, Antônio Augusto Martins de Metodologia Científica Ensino Médio Histórico-Crítica Historical-critical pedagogy Biology education Scientific methodology Scientific literacy |
title_short |
Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica |
title_full |
Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica |
title_fullStr |
Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica |
title_sort |
Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica |
author |
Amorim, Antônio Augusto Martins de |
author_facet |
Amorim, Antônio Augusto Martins de Bueno, Sérgio Henrique Silva |
author_role |
author |
author2 |
Bueno, Sérgio Henrique Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Branco, Luis Henrique Zanini IBILCE |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Antônio Augusto Martins de Bueno, Sérgio Henrique Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia Científica Ensino Médio Histórico-Crítica Historical-critical pedagogy Biology education Scientific methodology Scientific literacy |
topic |
Metodologia Científica Ensino Médio Histórico-Crítica Historical-critical pedagogy Biology education Scientific methodology Scientific literacy |
description |
O ambiente escolar atual está mergulhado na ideologia hegemônica, que tenta de todas as formas esconder as contradições do modelo de produção em que a sociedade está inserida. Assim, faz-se urgente a adoção de uma prática pedagógica que não esconda o caráter político da educação, pelo contrário, assuma sua condição contra hegemônica em favor da classe proletária além de exercer crítica aos problemas produzidos pelo capitalismo. Em vista das mudanças climáticas, do desmatamento, da poluição, dos problemas de saúde mental promovido pelas redes sociais e outros problemas relacionados com as mais diversas áreas das ciências biológicas, buscou-se aplicar a pedagogia histórico crítica proposta por Demerval Saviani como forma de evidenciar essas contradições dentro de sala de aula, promovendo debates mais profundos e diversificados, fugindo assim da superficialidade acrítica do modelo de ensino comumente vigente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-30 2024-01-08T14:02:37Z 2024-01-08T14:02:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
METODOLOGIA científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica. Orientador: Luis Henrique Zanini Branco. 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Estadual Paulista, Unesp - IBILCE, 2023. https://hdl.handle.net/11449/252474 |
identifier_str_mv |
METODOLOGIA científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica. Orientador: Luis Henrique Zanini Branco. 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Estadual Paulista, Unesp - IBILCE, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/252474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129131364220928 |