Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Antônio Augusto Martins de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bueno, Sérgio Henrique Silva
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252474
Resumo: O ambiente escolar atual está mergulhado na ideologia hegemônica, que tenta de todas as formas esconder as contradições do modelo de produção em que a sociedade está inserida. Assim, faz-se urgente a adoção de uma prática pedagógica que não esconda o caráter político da educação, pelo contrário, assuma sua condição contra hegemônica em favor da classe proletária além de exercer crítica aos problemas produzidos pelo capitalismo. Em vista das mudanças climáticas, do desmatamento, da poluição, dos problemas de saúde mental promovido pelas redes sociais e outros problemas relacionados com as mais diversas áreas das ciências biológicas, buscou-se aplicar a pedagogia histórico crítica proposta por Demerval Saviani como forma de evidenciar essas contradições dentro de sala de aula, promovendo debates mais profundos e diversificados, fugindo assim da superficialidade acrítica do modelo de ensino comumente vigente.
id UNSP_a0aa2fa7aa6ef62f385184829046ff64
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252474
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-críticaScientific methodology applied to high school: a historical-critical overviewMetodologiaCientíficaEnsino MédioHistórico-CríticaHistorical-critical pedagogyBiology educationScientific methodologyScientific literacyO ambiente escolar atual está mergulhado na ideologia hegemônica, que tenta de todas as formas esconder as contradições do modelo de produção em que a sociedade está inserida. Assim, faz-se urgente a adoção de uma prática pedagógica que não esconda o caráter político da educação, pelo contrário, assuma sua condição contra hegemônica em favor da classe proletária além de exercer crítica aos problemas produzidos pelo capitalismo. Em vista das mudanças climáticas, do desmatamento, da poluição, dos problemas de saúde mental promovido pelas redes sociais e outros problemas relacionados com as mais diversas áreas das ciências biológicas, buscou-se aplicar a pedagogia histórico crítica proposta por Demerval Saviani como forma de evidenciar essas contradições dentro de sala de aula, promovendo debates mais profundos e diversificados, fugindo assim da superficialidade acrítica do modelo de ensino comumente vigente.The current school environment is steeped in the hegemonic ideology, which attempts in every way to conceal the contradictions of the production model within the society is placed. Thus, the adoption of a pedagogical practice that doesn't hide the political nature of education but, on the contrary, embraces its counter-hegemonic character in favor of the working class and critical of the problems produced by capitalism becomes urgent. In light of climate change, deforestation, pollution, mental health issues promoted by social media, and other problems related to various biological sciences, we sought to implement the historical-critical pedagogy proposed by Demerval Saviani as a mean to highlight these contradictions in the classroom, fostering more profound and diversified debates and moving away from the uncritical superficiality of the commonly prevailing teaching modelUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Branco, Luis Henrique ZaniniIBILCEAmorim, Antônio Augusto Martins deBueno, Sérgio Henrique Silva2024-01-08T14:02:37Z2024-01-08T14:02:37Z2023-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMETODOLOGIA científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica. Orientador: Luis Henrique Zanini Branco. 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Estadual Paulista, Unesp - IBILCE, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-09T06:15:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252474Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:52:08.954433Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica
Scientific methodology applied to high school: a historical-critical overview
title Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica
spellingShingle Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica
Amorim, Antônio Augusto Martins de
Metodologia
Científica
Ensino Médio
Histórico-Crítica
Historical-critical pedagogy
Biology education
Scientific methodology
Scientific literacy
title_short Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica
title_full Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica
title_fullStr Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica
title_full_unstemmed Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica
title_sort Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica
author Amorim, Antônio Augusto Martins de
author_facet Amorim, Antônio Augusto Martins de
Bueno, Sérgio Henrique Silva
author_role author
author2 Bueno, Sérgio Henrique Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Luis Henrique Zanini
IBILCE
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Antônio Augusto Martins de
Bueno, Sérgio Henrique Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Científica
Ensino Médio
Histórico-Crítica
Historical-critical pedagogy
Biology education
Scientific methodology
Scientific literacy
topic Metodologia
Científica
Ensino Médio
Histórico-Crítica
Historical-critical pedagogy
Biology education
Scientific methodology
Scientific literacy
description O ambiente escolar atual está mergulhado na ideologia hegemônica, que tenta de todas as formas esconder as contradições do modelo de produção em que a sociedade está inserida. Assim, faz-se urgente a adoção de uma prática pedagógica que não esconda o caráter político da educação, pelo contrário, assuma sua condição contra hegemônica em favor da classe proletária além de exercer crítica aos problemas produzidos pelo capitalismo. Em vista das mudanças climáticas, do desmatamento, da poluição, dos problemas de saúde mental promovido pelas redes sociais e outros problemas relacionados com as mais diversas áreas das ciências biológicas, buscou-se aplicar a pedagogia histórico crítica proposta por Demerval Saviani como forma de evidenciar essas contradições dentro de sala de aula, promovendo debates mais profundos e diversificados, fugindo assim da superficialidade acrítica do modelo de ensino comumente vigente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
2024-01-08T14:02:37Z
2024-01-08T14:02:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv METODOLOGIA científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica. Orientador: Luis Henrique Zanini Branco. 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Estadual Paulista, Unesp - IBILCE, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252474
identifier_str_mv METODOLOGIA científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica. Orientador: Luis Henrique Zanini Branco. 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Estadual Paulista, Unesp - IBILCE, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129131364220928