Formação continuada de professores: uma análise crítica sobre as perspectivas oficiais de capacitação docente
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90328 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em uma análise crítica sobre as perspectivas oficiais de capacitação docente em meio às reformas político-educacionais na década de 1990. Toma como referência os materiais que compõem o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), implementado pela Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação a partir do ano de 2001. Investiga os pressupostos teóricos e epistemológicos subjacentes aos programas de formação continuada de professores, à luz das contribuições da pedagogia histórico-crítica referentes à formação humana, ao trabalho educativo e à educação escolar. O desenvolvimento da argumentação se estrutura sobre as temáticas: das vinculações entre a reestruturação produtiva e as reformas político-educacionais da década de 1990; das relações entre as transformações no mundo do trabalho e as demandas para a educação; da profissionalização docente nos documentos oficiais; e, dos conteúdos dos processos de formação continuada de professores. As conclusões da investigação apontam que: a preocupação com a formação docente em meio às reformas educacionais desencadeadas na década de 1990 é estratégica do ponto de vista da implementação da reforma; as perspectivas oficiais de formação docente, pautadas pela epistemologia construtivista, pela pedagogia das competências e pela teoria do professor reflexivo, apontam, por um lado, para a descaracterização do trabalho educativo como atividade de ensino e, por outro, para a desqualificação da reflexão filosófica e para a secundarização do conhecimento científico, necessários à compreensão das vinculações da prática educativa no seio da prática social global. |
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Formação continuada de professores: uma análise crítica sobre as perspectivas oficiais de capacitação docenteEducaçãoProfessores - FormaçãoEducação permanenteTraining of teachersO presente trabalho consiste em uma análise crítica sobre as perspectivas oficiais de capacitação docente em meio às reformas político-educacionais na década de 1990. Toma como referência os materiais que compõem o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), implementado pela Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação a partir do ano de 2001. Investiga os pressupostos teóricos e epistemológicos subjacentes aos programas de formação continuada de professores, à luz das contribuições da pedagogia histórico-crítica referentes à formação humana, ao trabalho educativo e à educação escolar. O desenvolvimento da argumentação se estrutura sobre as temáticas: das vinculações entre a reestruturação produtiva e as reformas político-educacionais da década de 1990; das relações entre as transformações no mundo do trabalho e as demandas para a educação; da profissionalização docente nos documentos oficiais; e, dos conteúdos dos processos de formação continuada de professores. As conclusões da investigação apontam que: a preocupação com a formação docente em meio às reformas educacionais desencadeadas na década de 1990 é estratégica do ponto de vista da implementação da reforma; as perspectivas oficiais de formação docente, pautadas pela epistemologia construtivista, pela pedagogia das competências e pela teoria do professor reflexivo, apontam, por um lado, para a descaracterização do trabalho educativo como atividade de ensino e, por outro, para a desqualificação da reflexão filosófica e para a secundarização do conhecimento científico, necessários à compreensão das vinculações da prática educativa no seio da prática social global.This dissertation presents a critical analysis on the teachers training official perspectives, in the context of political-educational reforms in the 1990 decade. The research has as reference the material of PROFA - Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Literacy Teachers Formation Program), implemented by Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação (department of education for 7-14 year-old children of Education Ministry) from 2001 on. The program s theoretical and epistemological principles are analysed, from the point of view of historical-critical pedagogy conception of human development, educational work and scholar education. The argumentation development includes the following subjects: the links between productive reestruturation and political-educational reforms in the 1990 decade; the relationships between changes in the work organization models and the demands for education; the teacher's professional formation processes in the official documents; and the continuous formation program's contents. The conclusions of investigation point that: the concern with teacher's formation in the context of the educational reforms of 1990 decade plays a strategic role from the point of view of the implementation of the reform; the official perspectives of teacher's formations, based on the construtivist epistemology, the pedagogy of competences and reflexive teacher theory point, on the one hand, to the discharacterization of the educational work as teaching activity and, on the other hand, to the disqualification of the philosophical reflexion and to the secondarization of scientific knowledge, necessary to the comprehension of the educational practice in the context of global social practice.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mazzeu, Lidiane Teixeira Brasil [UNESP]2014-06-11T19:24:36Z2014-06-11T19:24:36Z2007-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis200 f.application/pdfMAZZEU, Lidiane Teixeira Brasil. Formação continuada de professores: uma análise crítica sobre as perspectivas oficiais de capacitação docente. 2007. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90328000492177mazzeu_ltb_me_arafcl.pdf33004030079P22161593951236436Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90328Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:19:44.744717Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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