Reflexões sobre a representação gráfica no ensino da Matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144190 |
Resumo: | Neste trabalho verificamos as dificuldades apresentadas pelos alunos da E.E. Romeu de Moraes com relação às representações gráficas. Quando questionados sobre o porquê desta deficiência, foi difícil obter clareza sobre os fatos que os impedem a trabalhar com os gráficos. De maneira geral, nesta escola, os alunos argumentaram que viram poucas vezes o uso desta linguagem e que o uso de tabelas era mais frequente. Precisamos reverter esta situação, mostrando as vantagens que a comunicação via gráfico nos traz, pois dele podemos retirar informações importantes na solução de problemas. Ao longo desta dissertação mostraremos alguns conteúdos propostos para o 3° ano de Ensino Médio (estudo dos coeficientes de uma reta, análise das taxas de variação para a função afim e gráficos estatísticos buscando as medidas de tendência central) e retomaremos outros (par ordenado, plano cartesiano, razão, porcentagem, gráficos de setores, gráfico de barras, histograma e gráfico de linhas). Na maior parte destes assuntos, a representação gráfica ocorre e procuramos oferecê-la aos estudantes de diversas maneiras, seja construindo gráficos, seja observando-os e interpretando-os ou ainda, coletando dados para resolver os problemas propostos. Não pretendemos dar conta de todas as dificuldades apresentadas pelo corpo discente, mas apresentaremos algumas sugestões de atividades que podem facilitar o aprendizado dos mesmos. |
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Reflexões sobre a representação gráfica no ensino da MatemáticaReflections on the graphic representation in the teaching of MathematicsGráficosFunçõesEnsinoGraphsFunctionsTeachingNeste trabalho verificamos as dificuldades apresentadas pelos alunos da E.E. Romeu de Moraes com relação às representações gráficas. Quando questionados sobre o porquê desta deficiência, foi difícil obter clareza sobre os fatos que os impedem a trabalhar com os gráficos. De maneira geral, nesta escola, os alunos argumentaram que viram poucas vezes o uso desta linguagem e que o uso de tabelas era mais frequente. Precisamos reverter esta situação, mostrando as vantagens que a comunicação via gráfico nos traz, pois dele podemos retirar informações importantes na solução de problemas. Ao longo desta dissertação mostraremos alguns conteúdos propostos para o 3° ano de Ensino Médio (estudo dos coeficientes de uma reta, análise das taxas de variação para a função afim e gráficos estatísticos buscando as medidas de tendência central) e retomaremos outros (par ordenado, plano cartesiano, razão, porcentagem, gráficos de setores, gráfico de barras, histograma e gráfico de linhas). Na maior parte destes assuntos, a representação gráfica ocorre e procuramos oferecê-la aos estudantes de diversas maneiras, seja construindo gráficos, seja observando-os e interpretando-os ou ainda, coletando dados para resolver os problemas propostos. Não pretendemos dar conta de todas as dificuldades apresentadas pelo corpo discente, mas apresentaremos algumas sugestões de atividades que podem facilitar o aprendizado dos mesmos.In this work we analyze some difficulties when dealing with graphs which were presented by the students from E.E. Romeu de Moraes (São Paulo/SP). When we ask for the reason of this deficiency, it is difficult to get clear on the facts that prevent them working with graphics. In general, the students confirm that very rarely they make use of this feature and also say that dealing with tables is more common. We can change this situation showing the advantages which graphs communication brings to us, because it can derive important information for troubleshooting. Throughout this dissertation we show some proposed content for the 3rd year of high school (the study of coefficients of a straight line, analysis of growth rates for the statistical function and graphs seeking the central tendency) and other subjects (ordered pair, Cartesian plane, ratio, percentage, pie charts, bar graph, histogram and line graph). In most of these issues, the graphical representation occurs and we try to offer it to students in many ways, even drawing graphic, analyzing and interpreting it, or collecting data to solve the problems proposed. We do not intend to solve all the difficulties presented by the students, but we bring some suggestions for activities that can make learning easier to them.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Melo, Thiago de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sequeira, André Mendes Cardoso [UNESP]2016-09-27T16:24:19Z2016-09-27T16:24:19Z2016-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14419000087309631075010001P25724570400815163porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-10T06:20:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144190Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:57:36.131502Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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