A gestão de pessoas no setor do agronegócio: um estudo sobre produtores de amendoim da região da Alta Paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yamauchi, Fernanda [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151079
Resumo: O objetivo desta dissertação consiste em analisar quais seriam as práticas de gestão de pessoas utilizadas pelas organizações produtoras de amendoim da região da Alta Paulista. A Alta Paulista está entre as principais regiões produtoras de amendoim do Estado de São Paulo. Assim, para que fosse possível alcançar o objetivo, a pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica sobre as principais práticas de gestão de pessoas (GP) utilizadas no setor do agronegócio: recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e remuneração. Realizou-se ainda uma revisão sobre as teorias da cultura organizacional (CO); e sobre a teoria da análise de redes sociais (ARS). Neste sentido, buscando cooperar para o preenchimento dessa lacuna, realizou-se uma pesquisa com objetivo exploratório-descritivo, abordagem quali-quantitativa e com procedimentos de pesquisa de campo e um estudo de casos múltiplos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com 14 produtores de amendoim, a amostra utilizada é caracterizada como não probabilística por conveniência. Aplicou-se como método de análise: análise documental por meio dos relatórios ou documentos; análise comparativa entre os pressupostos teóricos das práticas de gestão de pessoas e da cultura organizacional com a realidade dos produtores e, por fim, uma análise descritiva. Para a apresentação e análise da rede social entre os produtores utilizou-se do Software Ucinet. Como resultados desta pesquisa observou-se que as práticas de gestão de pessoas utilizadas pelos produtores de amendoim são simples e pouco desenvolvidas, mesmo para aqueles inseridos no mercado externo. A falta de adoção dessas práticas pode ser causada pelos valores apresentados na cultura organizacional que possui características conservadoras, isto demonstra uma fragilidade desse segmento agrícola que pode originar impasses de acesso ao mercado externo quando exigidas por meio de certificações. A análise da rede social permitiu verificar que os principais agentes chaves são os fornecedores de insumo e os produtores que possuem posicionamento central, estes produtores também apresentam os modelos mais estruturados das práticas de gestão de pessoas em comparação com os outros. Constatou-se que as trocas de informações sobre produção ainda são mais elevadas que as voltadas para a gestão de pessoas.
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Realizou-se ainda uma revisão sobre as teorias da cultura organizacional (CO); e sobre a teoria da análise de redes sociais (ARS). Neste sentido, buscando cooperar para o preenchimento dessa lacuna, realizou-se uma pesquisa com objetivo exploratório-descritivo, abordagem quali-quantitativa e com procedimentos de pesquisa de campo e um estudo de casos múltiplos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com 14 produtores de amendoim, a amostra utilizada é caracterizada como não probabilística por conveniência. Aplicou-se como método de análise: análise documental por meio dos relatórios ou documentos; análise comparativa entre os pressupostos teóricos das práticas de gestão de pessoas e da cultura organizacional com a realidade dos produtores e, por fim, uma análise descritiva. Para a apresentação e análise da rede social entre os produtores utilizou-se do Software Ucinet. Como resultados desta pesquisa observou-se que as práticas de gestão de pessoas utilizadas pelos produtores de amendoim são simples e pouco desenvolvidas, mesmo para aqueles inseridos no mercado externo. A falta de adoção dessas práticas pode ser causada pelos valores apresentados na cultura organizacional que possui características conservadoras, isto demonstra uma fragilidade desse segmento agrícola que pode originar impasses de acesso ao mercado externo quando exigidas por meio de certificações. A análise da rede social permitiu verificar que os principais agentes chaves são os fornecedores de insumo e os produtores que possuem posicionamento central, estes produtores também apresentam os modelos mais estruturados das práticas de gestão de pessoas em comparação com os outros. Constatou-se que as trocas de informações sobre produção ainda são mais elevadas que as voltadas para a gestão de pessoas.The objective of this dissertation is to analyze the practices of human resource used by peanut producer organizations in the Alta Paulista region. Alta Paulista is among the main peanut producing regions of the State of São Paulo. In order to achieve the objective, the research was based on a bibliographical review of the main practices of human resource (HR) used in the agribusiness sector: recruitment, selection, training and development, performance evaluation and remuneration. A review was also made on organizational culture (OC) theories; And on the theory of social network analysis (SNA). In this sense, seeking to cooperate to fill this gap, a research was carried out with an exploratory-descriptive objective, a qualitativequantitative approach with field research procedures and a multiple case study. Data were obtained through semi-structured interviews with 14 peanut producers, the sample used is characterized as non-probabilistic for convenience. It was applied as a method of analysis: documentary analysis through reports or documents; Comparative analysis between the theoretical assumptions of people management practices and organizational culture with the reality of the producers and, finally, a descriptive analysis. For the presentation and analysis of the social network among the producers the Ucinet Software was used. As results of this research it was observed that the practices of people management used by peanut producers are simple and poorly developed even for those inserted in the foreign market. The lack of adoption of these practices can be caused by the values presented in the organizational culture that has conservative characteristics. This shows a fragility of this agricultural segment that can cause impasses of access to the external market when required through certifications. The analysis of the social network allowed to verify that the main key agents are the suppliers of input and the producers that have central positioning, these producers also present the more structured models of the practices of people management in comparison with the others. It has been found that the exchange of information on production is still higher than that for people management.Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG UNESP)PROPG UNESP: 817737/2015Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baptista, Renato Dias [UNESP]Pigatto, Giuliana Aparecida Santini [UNESP]Queiroz, Timóteo Ramos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Yamauchi, Fernanda [UNESP]2017-07-13T20:03:08Z2017-07-13T20:03:08Z2017-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15107900088905533004188001P843161527592555620000-0003-2270-1230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T14:59:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151079Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:39:43.889276Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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