Corpo, comunicação e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Obregon, Raquel Lange [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000100006
http://hdl.handle.net/11449/874
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir as dificuldades de comunicação de conteúdos relacionados ao corpo humano, no contexto dos processos de ensino e de aprendizagem na escola fundamental e média. Através da exposição das necessidades dos alunos e das reticências dos professores, apresenta-se algumas teorias sociais como estratégia mediadora e viabilizadora do melhor desempenho da ação pedagógica e da contribuição escolar para a constituição do educando enquanto sujeito social.
id UNSP_a294a1e8e83cff8142b6beb9ff1cf187
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/874
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Corpo, comunicação e educaçãoCorpo humanoensino de Biologiaprocessos de ensino e de aprendizagemHuman bodybiology teachingteaching and learning processesO objetivo deste artigo é discutir as dificuldades de comunicação de conteúdos relacionados ao corpo humano, no contexto dos processos de ensino e de aprendizagem na escola fundamental e média. Através da exposição das necessidades dos alunos e das reticências dos professores, apresenta-se algumas teorias sociais como estratégia mediadora e viabilizadora do melhor desempenho da ação pedagógica e da contribuição escolar para a constituição do educando enquanto sujeito social.This article aims to discuss the difficulties in communicating contents related to humam body in the context of the teaching and learning process in the elementary and secondary schools. It was used the statement of students' needs and teachers' reticences. They were analysed through some social theories as mediating strategy to a best performance of pedagogical action and a contribution in constituting the learner as a social being.Universidade Estadual Paulista Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e ComunicaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e ComunicaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]Obregon, Raquel Lange [UNESP]2014-05-20T13:12:57Z2014-05-20T13:12:57Z2000-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article55-64application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000100006Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 1, p. 55-64, 2000.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/87410.1590/S1516-73132000000100006S1516-73132000000100006S1516-73132000000100006.pdf06420226814082030000-0003-3584-9736SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T13:16:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/874Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:01.897688Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo, comunicação e educação
title Corpo, comunicação e educação
spellingShingle Corpo, comunicação e educação
Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]
Corpo humano
ensino de Biologia
processos de ensino e de aprendizagem
Human body
biology teaching
teaching and learning processes
title_short Corpo, comunicação e educação
title_full Corpo, comunicação e educação
title_fullStr Corpo, comunicação e educação
title_full_unstemmed Corpo, comunicação e educação
title_sort Corpo, comunicação e educação
author Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]
author_facet Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]
Obregon, Raquel Lange [UNESP]
author_role author
author2 Obregon, Raquel Lange [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]
Obregon, Raquel Lange [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo humano
ensino de Biologia
processos de ensino e de aprendizagem
Human body
biology teaching
teaching and learning processes
topic Corpo humano
ensino de Biologia
processos de ensino e de aprendizagem
Human body
biology teaching
teaching and learning processes
description O objetivo deste artigo é discutir as dificuldades de comunicação de conteúdos relacionados ao corpo humano, no contexto dos processos de ensino e de aprendizagem na escola fundamental e média. Através da exposição das necessidades dos alunos e das reticências dos professores, apresenta-se algumas teorias sociais como estratégia mediadora e viabilizadora do melhor desempenho da ação pedagógica e da contribuição escolar para a constituição do educando enquanto sujeito social.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
2014-05-20T13:12:57Z
2014-05-20T13:12:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000100006
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 1, p. 55-64, 2000.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/874
10.1590/S1516-73132000000100006
S1516-73132000000100006
S1516-73132000000100006.pdf
0642022681408203
0000-0003-3584-9736
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000100006
http://hdl.handle.net/11449/874
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 1, p. 55-64, 2000.
1516-7313
10.1590/S1516-73132000000100006
S1516-73132000000100006
S1516-73132000000100006.pdf
0642022681408203
0000-0003-3584-9736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55-64
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129511503429632