Corpo, comunicação e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000100006 http://hdl.handle.net/11449/874 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir as dificuldades de comunicação de conteúdos relacionados ao corpo humano, no contexto dos processos de ensino e de aprendizagem na escola fundamental e média. Através da exposição das necessidades dos alunos e das reticências dos professores, apresenta-se algumas teorias sociais como estratégia mediadora e viabilizadora do melhor desempenho da ação pedagógica e da contribuição escolar para a constituição do educando enquanto sujeito social. |
id |
UNSP_a294a1e8e83cff8142b6beb9ff1cf187 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/874 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Corpo, comunicação e educaçãoCorpo humanoensino de Biologiaprocessos de ensino e de aprendizagemHuman bodybiology teachingteaching and learning processesO objetivo deste artigo é discutir as dificuldades de comunicação de conteúdos relacionados ao corpo humano, no contexto dos processos de ensino e de aprendizagem na escola fundamental e média. Através da exposição das necessidades dos alunos e das reticências dos professores, apresenta-se algumas teorias sociais como estratégia mediadora e viabilizadora do melhor desempenho da ação pedagógica e da contribuição escolar para a constituição do educando enquanto sujeito social.This article aims to discuss the difficulties in communicating contents related to humam body in the context of the teaching and learning process in the elementary and secondary schools. It was used the statement of students' needs and teachers' reticences. They were analysed through some social theories as mediating strategy to a best performance of pedagogical action and a contribution in constituting the learner as a social being.Universidade Estadual Paulista Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e ComunicaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e ComunicaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]Obregon, Raquel Lange [UNESP]2014-05-20T13:12:57Z2014-05-20T13:12:57Z2000-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article55-64application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000100006Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 1, p. 55-64, 2000.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/87410.1590/S1516-73132000000100006S1516-73132000000100006S1516-73132000000100006.pdf06420226814082030000-0003-3584-9736SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T13:16:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/874Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:01.897688Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo, comunicação e educação |
title |
Corpo, comunicação e educação |
spellingShingle |
Corpo, comunicação e educação Bertolli Filho, Cláudio [UNESP] Corpo humano ensino de Biologia processos de ensino e de aprendizagem Human body biology teaching teaching and learning processes |
title_short |
Corpo, comunicação e educação |
title_full |
Corpo, comunicação e educação |
title_fullStr |
Corpo, comunicação e educação |
title_full_unstemmed |
Corpo, comunicação e educação |
title_sort |
Corpo, comunicação e educação |
author |
Bertolli Filho, Cláudio [UNESP] |
author_facet |
Bertolli Filho, Cláudio [UNESP] Obregon, Raquel Lange [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Obregon, Raquel Lange [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertolli Filho, Cláudio [UNESP] Obregon, Raquel Lange [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo humano ensino de Biologia processos de ensino e de aprendizagem Human body biology teaching teaching and learning processes |
topic |
Corpo humano ensino de Biologia processos de ensino e de aprendizagem Human body biology teaching teaching and learning processes |
description |
O objetivo deste artigo é discutir as dificuldades de comunicação de conteúdos relacionados ao corpo humano, no contexto dos processos de ensino e de aprendizagem na escola fundamental e média. Através da exposição das necessidades dos alunos e das reticências dos professores, apresenta-se algumas teorias sociais como estratégia mediadora e viabilizadora do melhor desempenho da ação pedagógica e da contribuição escolar para a constituição do educando enquanto sujeito social. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-01-01 2014-05-20T13:12:57Z 2014-05-20T13:12:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000100006 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 1, p. 55-64, 2000. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/874 10.1590/S1516-73132000000100006 S1516-73132000000100006 S1516-73132000000100006.pdf 0642022681408203 0000-0003-3584-9736 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000100006 http://hdl.handle.net/11449/874 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 1, p. 55-64, 2000. 1516-7313 10.1590/S1516-73132000000100006 S1516-73132000000100006 S1516-73132000000100006.pdf 0642022681408203 0000-0003-3584-9736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
55-64 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129511503429632 |