Produção, validação e avaliação de jogos didáticos sobre o tema corpo humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rosa Cristina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27646
Resumo: Partindo do pressuposto que quando o discente tem prazer nas atividades realizadas, a aprendizagem se torna mais atrativa e significativa, motivando-o na construção do conhecimento e sendo protagonista de sua trajetória acadêmica, e sabendo que diversos autores ressaltam a influência positiva do uso de jogos didáticos no processo ensino aprendizagem, o presente trabalho objetivou a produção, avaliação e validação de jogos didáticos como ferramenta auxiliar na abordagem de conteúdos sobre o tema Corpo Humano. Os jogos didáticos foram aplicados em unidades de ensino do município de Santo Antônio de Pádua – RJ: Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida, com discentes do Ensino Médio e Escola Municipalizada Professora Maria Perlingeiro Lavaquial, com discentes do 5º ano do Ensino Fundamental I. A validação dos jogos didáticos desenvolvidos foi feita por meio da aplicação de dois questionários (de sondagem do conhecimento e de verificação de aprendizagem) que objetivaram identificar o quanto os discentes aprenderam com a utilização dos jogos. A avaliação da funcionalidade técnica dos jogos didáticos produzidos foi realizada por meio da aplicação do questionário de usabilidade. Os resultados obtidos indicam que os jogos didáticos “Corpo Humano e Imagem” e “Viagem pelo Corpo Humano” atingiram o seu objetivo didático-pedagógico, sendo eficientes no processo ensino-aprendizagem do tema proposto, de forma que podem ser considerados apropriados como ferramentas que contribuem no processo de aquisição do conhecimento.
id UFF-2_f80df4d5f0737c4e56928e229299ef48
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27646
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Produção, validação e avaliação de jogos didáticos sobre o tema corpo humanoJogo DidáticoEnsino-AprendizagemCorpo HumanoEnsino de CiênciasEnsino de BiologiaEnsinoDidactic GameTeaching-LearningHuman BodyScience TeachingBiology TeachingPartindo do pressuposto que quando o discente tem prazer nas atividades realizadas, a aprendizagem se torna mais atrativa e significativa, motivando-o na construção do conhecimento e sendo protagonista de sua trajetória acadêmica, e sabendo que diversos autores ressaltam a influência positiva do uso de jogos didáticos no processo ensino aprendizagem, o presente trabalho objetivou a produção, avaliação e validação de jogos didáticos como ferramenta auxiliar na abordagem de conteúdos sobre o tema Corpo Humano. Os jogos didáticos foram aplicados em unidades de ensino do município de Santo Antônio de Pádua – RJ: Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida, com discentes do Ensino Médio e Escola Municipalizada Professora Maria Perlingeiro Lavaquial, com discentes do 5º ano do Ensino Fundamental I. A validação dos jogos didáticos desenvolvidos foi feita por meio da aplicação de dois questionários (de sondagem do conhecimento e de verificação de aprendizagem) que objetivaram identificar o quanto os discentes aprenderam com a utilização dos jogos. A avaliação da funcionalidade técnica dos jogos didáticos produzidos foi realizada por meio da aplicação do questionário de usabilidade. Os resultados obtidos indicam que os jogos didáticos “Corpo Humano e Imagem” e “Viagem pelo Corpo Humano” atingiram o seu objetivo didático-pedagógico, sendo eficientes no processo ensino-aprendizagem do tema proposto, de forma que podem ser considerados apropriados como ferramentas que contribuem no processo de aquisição do conhecimento.Based on the assumption that when the student takes pleasure in the activities performed, learning becomes more attractive and meaningful, motivating him in the knowledge construction and being the protagonist of his academic trajectory, and knowing that several authors emphasize the positive influence on the use of games didactics in the teaching learning process, the present work aimed at the production, evaluation and validation of didactic games as an auxiliary tool in the approach of contents on the theme Human Body. The didactics games were applied in teaching units in the municipality of Santo Antônio de Pádua-RJ: Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida, with high school students and Escola Municipial Professora Maria Perlingeiro Lavaquia, with students from the 5th year of Elementary School. Validation of the developed didactics games was carried out through two questionnaires (knowledge Survey and learning verification), in order to assess how many the students learned from the use of games. The assessment of the technical functionality of the didactics games produced was carried out through using the usability questionnaire. The results obtained indicate that the didactic games “Corpo Humano e Imagem” and “Viagem pelo Corpo Humano” satisfy their didactic-pedagogical objective, being efficient in the teaching-learning process of the proposed theme, so that they can be considered appropriate as tools that contribute to the knowledge acquisition process.104 f.Silva, Jean Carlos Miranda daMello, Maristela Barenco Corrêa dePompilho, Wendel MattosSiqueira, Andréa Espinola deCosta, Rosa Cristina2023-01-20T13:43:35Z2023-01-20T13:43:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27646CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-20T13:43:38Zoai:app.uff.br:1/27646Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:49.362913Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção, validação e avaliação de jogos didáticos sobre o tema corpo humano
title Produção, validação e avaliação de jogos didáticos sobre o tema corpo humano
spellingShingle Produção, validação e avaliação de jogos didáticos sobre o tema corpo humano
Costa, Rosa Cristina
Jogo Didático
Ensino-Aprendizagem
Corpo Humano
Ensino de Ciências
Ensino de Biologia
Ensino
Didactic Game
Teaching-Learning
Human Body
Science Teaching
Biology Teaching
title_short Produção, validação e avaliação de jogos didáticos sobre o tema corpo humano
title_full Produção, validação e avaliação de jogos didáticos sobre o tema corpo humano
title_fullStr Produção, validação e avaliação de jogos didáticos sobre o tema corpo humano
title_full_unstemmed Produção, validação e avaliação de jogos didáticos sobre o tema corpo humano
title_sort Produção, validação e avaliação de jogos didáticos sobre o tema corpo humano
author Costa, Rosa Cristina
author_facet Costa, Rosa Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jean Carlos Miranda da
Mello, Maristela Barenco Corrêa de
Pompilho, Wendel Mattos
Siqueira, Andréa Espinola de
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rosa Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo Didático
Ensino-Aprendizagem
Corpo Humano
Ensino de Ciências
Ensino de Biologia
Ensino
Didactic Game
Teaching-Learning
Human Body
Science Teaching
Biology Teaching
topic Jogo Didático
Ensino-Aprendizagem
Corpo Humano
Ensino de Ciências
Ensino de Biologia
Ensino
Didactic Game
Teaching-Learning
Human Body
Science Teaching
Biology Teaching
description Partindo do pressuposto que quando o discente tem prazer nas atividades realizadas, a aprendizagem se torna mais atrativa e significativa, motivando-o na construção do conhecimento e sendo protagonista de sua trajetória acadêmica, e sabendo que diversos autores ressaltam a influência positiva do uso de jogos didáticos no processo ensino aprendizagem, o presente trabalho objetivou a produção, avaliação e validação de jogos didáticos como ferramenta auxiliar na abordagem de conteúdos sobre o tema Corpo Humano. Os jogos didáticos foram aplicados em unidades de ensino do município de Santo Antônio de Pádua – RJ: Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida, com discentes do Ensino Médio e Escola Municipalizada Professora Maria Perlingeiro Lavaquial, com discentes do 5º ano do Ensino Fundamental I. A validação dos jogos didáticos desenvolvidos foi feita por meio da aplicação de dois questionários (de sondagem do conhecimento e de verificação de aprendizagem) que objetivaram identificar o quanto os discentes aprenderam com a utilização dos jogos. A avaliação da funcionalidade técnica dos jogos didáticos produzidos foi realizada por meio da aplicação do questionário de usabilidade. Os resultados obtidos indicam que os jogos didáticos “Corpo Humano e Imagem” e “Viagem pelo Corpo Humano” atingiram o seu objetivo didático-pedagógico, sendo eficientes no processo ensino-aprendizagem do tema proposto, de forma que podem ser considerados apropriados como ferramentas que contribuem no processo de aquisição do conhecimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-20T13:43:35Z
2023-01-20T13:43:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/27646
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823706487390208