O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Diego De Sousa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Betti, Mauro [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782018230041
http://hdl.handle.net/11449/212858
Resumo: This study investigated the consequences that arose from the implementation of a supervised internship based on Charles S. Peirce’s assumptions of semiotics. Using an action research methodology with a supervised internship class in the Department of Physical Education at the Federal University of São João del-Rei (UFSJ), we emphasize a pedagogical approach that privileges communication - the production and socialization of photographic images and videos produced by the participants - as a way to strengthen formative experiences during the internships. The data analysis showed that the process of exploring the photographic and audiovisual images as mediums to express collective reflection and research impetus on pedagogical practices, impacted the study participants’ teaching conduct, making the internship experience more meaningful and enhancing dialogues and discussions between study participants.
id UNSP_a314468b8984884e5018c86463a45c6c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212858
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação físicaINTERNSHIPS FROM A SEMIOTIC PERSPECTIVE: AN EXPERIENCE MEDIATED THROUGH IMAGES IN A IN PHYSICAL EDUCATION TEACHING COURSELA PASANTÍA EN PERSPECTIVA SEMIÓTICA: UNA EXPERIENCIA MEDIADA POR IMÁGENES EN UN CURSO DE LICENCIATURA EN EDUCACIÓN FÍSICAsupervised internship in physical educationsemioticsdigital information and communication technologies (TDIC)estágio supervisionado em educação físicasemióticatecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)This study investigated the consequences that arose from the implementation of a supervised internship based on Charles S. Peirce’s assumptions of semiotics. Using an action research methodology with a supervised internship class in the Department of Physical Education at the Federal University of São João del-Rei (UFSJ), we emphasize a pedagogical approach that privileges communication - the production and socialization of photographic images and videos produced by the participants - as a way to strengthen formative experiences during the internships. The data analysis showed that the process of exploring the photographic and audiovisual images as mediums to express collective reflection and research impetus on pedagogical practices, impacted the study participants’ teaching conduct, making the internship experience more meaningful and enhancing dialogues and discussions between study participants.El estudio investigó cuáles consecuencias resultaron del establecimiento del pasantía supervisada a partir de las presuposiciones de la semiótica de Charles S. Peirce. Utilizando la metodología de investigación-acción, realizada con un grupo de pasantía supervisada en educación física, de la Universidad Federal de Sao João del-Rei (UFSJ), enfatizamos en un enfoque pedagógico que favorece la comunicación, la producción y la socialización de las imágenes fotográficas y videos producidos por los participantes, como un medio para mejorar la formación en las capacitaciones. El análisis de los datos mostró que el proceso de explorar las imágenes fotográficas y las audiovisuales como medio detonadores de la reflexión colectiva y el impulso de investigación sobre las prácticas pedagógicas ha impactado en la conducta docente de los participantes, haciendo la experiencia en la pasantía más significativa en potenciar los diálogos y las discusiones entre los participantes.O estudo investigou quais repercussões decorreram da constituição do estágio supervisionado a partir de pressupostos da semiótica de Charles S. Peirce. Na dinâmica de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma de estágio supervisionado em educação física, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), enfatizamos um enfoque pedagógico que privilegiou a comunicação, o uso da produção e da socialização de imagens fotográficas e de vídeos produzidos pelos participantes do estudo, como meios de potencializar a experiência formativa nos estágios. A análise dos dados demonstrou que o processo de explorar as imagens fotográficas e o audiovisual como meios detonadores de reflexão coletiva e do ímpeto de investigação sobre as práticas pedagógicas impactou a conduta docente dos participantes do estudo, tornando a experiência de estágio mais significativa em potencializar os diálogos e as reflexões que envolvem os participantes do estudo.Universidade Federal de São João del-ReiUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em EducaçãoUniversidade Federal de São João del-ReiUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mendes, Diego De SousaBetti, Mauro [UNESP]2021-07-14T10:46:16Z2021-07-14T10:46:16Z2018-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782018230041Revista Brasileira de Educação. ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 23, p. -, 2018.1413-24781809-449Xhttp://hdl.handle.net/11449/21285810.1590/S1413-24782018230041S1413-24782018000100233S1413-24782018000100233.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T18:53:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212858Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T18:53:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
INTERNSHIPS FROM A SEMIOTIC PERSPECTIVE: AN EXPERIENCE MEDIATED THROUGH IMAGES IN A IN PHYSICAL EDUCATION TEACHING COURSE
LA PASANTÍA EN PERSPECTIVA SEMIÓTICA: UNA EXPERIENCIA MEDIADA POR IMÁGENES EN UN CURSO DE LICENCIATURA EN EDUCACIÓN FÍSICA
title O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
spellingShingle O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
Mendes, Diego De Sousa
supervised internship in physical education
semiotics
digital information and communication technologies (TDIC)
estágio supervisionado em educação física
semiótica
tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
title_short O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
title_full O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
title_fullStr O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
title_full_unstemmed O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
title_sort O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
author Mendes, Diego De Sousa
author_facet Mendes, Diego De Sousa
Betti, Mauro [UNESP]
author_role author
author2 Betti, Mauro [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São João del-Rei
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Diego De Sousa
Betti, Mauro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv supervised internship in physical education
semiotics
digital information and communication technologies (TDIC)
estágio supervisionado em educação física
semiótica
tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
topic supervised internship in physical education
semiotics
digital information and communication technologies (TDIC)
estágio supervisionado em educação física
semiótica
tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
description This study investigated the consequences that arose from the implementation of a supervised internship based on Charles S. Peirce’s assumptions of semiotics. Using an action research methodology with a supervised internship class in the Department of Physical Education at the Federal University of São João del-Rei (UFSJ), we emphasize a pedagogical approach that privileges communication - the production and socialization of photographic images and videos produced by the participants - as a way to strengthen formative experiences during the internships. The data analysis showed that the process of exploring the photographic and audiovisual images as mediums to express collective reflection and research impetus on pedagogical practices, impacted the study participants’ teaching conduct, making the internship experience more meaningful and enhancing dialogues and discussions between study participants.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26
2021-07-14T10:46:16Z
2021-07-14T10:46:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782018230041
Revista Brasileira de Educação. ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 23, p. -, 2018.
1413-2478
1809-449X
http://hdl.handle.net/11449/212858
10.1590/S1413-24782018230041
S1413-24782018000100233
S1413-24782018000100233.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782018230041
http://hdl.handle.net/11449/212858
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação. ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 23, p. -, 2018.
1413-2478
1809-449X
10.1590/S1413-24782018230041
S1413-24782018000100233
S1413-24782018000100233.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv -
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046926631829504