O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, DIEGO DE SOUSA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BETTI, MAURO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240837
Resumo: O estudo investigou quais repercussões decorreram da constituição do estágio supervisionado a partir de pressupostos da semiótica de Charles S. Peirce. Na dinâmica de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma de estágio supervisionado em educação física, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), enfatizamos um enfoque pedagógico que privilegiou a comunicação, o uso da produção e da socialização de imagens fotográficas e de vídeos produzidos pelos participantes do estudo, como meios de potencializar a experiência formativa nos estágios. A análise dos dados demonstrou que o processo de explorar as imagens fotográficas e o audiovisual como meios detonadores de reflexão coletiva e do ímpeto de investigação sobre as práticas pedagógicas impactou a conduta docente dos participantes do estudo, tornando a experiência de estágio mais significativa em
id UFSC_b2023f86d732ba3f76fd73592c0cbc64
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240837
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação físicaestágio supervisionado em educação físicasemióticatecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)O estudo investigou quais repercussões decorreram da constituição do estágio supervisionado a partir de pressupostos da semiótica de Charles S. Peirce. Na dinâmica de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma de estágio supervisionado em educação física, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), enfatizamos um enfoque pedagógico que privilegiou a comunicação, o uso da produção e da socialização de imagens fotográficas e de vídeos produzidos pelos participantes do estudo, como meios de potencializar a experiência formativa nos estágios. A análise dos dados demonstrou que o processo de explorar as imagens fotográficas e o audiovisual como meios detonadores de reflexão coletiva e do ímpeto de investigação sobre as práticas pedagógicas impactou a conduta docente dos participantes do estudo, tornando a experiência de estágio mais significativa em2022-10-21T12:00:55Z2022-10-21T12:00:55Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240837MENDES, DIEGO DE SOUSABETTI, MAUROporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T12:00:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240837Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T12:00:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
title O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
spellingShingle O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
MENDES, DIEGO DE SOUSA
estágio supervisionado em educação física
semiótica
tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
title_short O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
title_full O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
title_fullStr O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
title_full_unstemmed O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
title_sort O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
author MENDES, DIEGO DE SOUSA
author_facet MENDES, DIEGO DE SOUSA
BETTI, MAURO
author_role author
author2 BETTI, MAURO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES, DIEGO DE SOUSA
BETTI, MAURO
dc.subject.por.fl_str_mv estágio supervisionado em educação física
semiótica
tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
topic estágio supervisionado em educação física
semiótica
tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
description O estudo investigou quais repercussões decorreram da constituição do estágio supervisionado a partir de pressupostos da semiótica de Charles S. Peirce. Na dinâmica de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma de estágio supervisionado em educação física, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), enfatizamos um enfoque pedagógico que privilegiou a comunicação, o uso da produção e da socialização de imagens fotográficas e de vídeos produzidos pelos participantes do estudo, como meios de potencializar a experiência formativa nos estágios. A análise dos dados demonstrou que o processo de explorar as imagens fotográficas e o audiovisual como meios detonadores de reflexão coletiva e do ímpeto de investigação sobre as práticas pedagógicas impactou a conduta docente dos participantes do estudo, tornando a experiência de estágio mais significativa em
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-10-21T12:00:55Z
2022-10-21T12:00:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240837
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652175406006272