O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240837 |
Resumo: | O estudo investigou quais repercussões decorreram da constituição do estágio supervisionado a partir de pressupostos da semiótica de Charles S. Peirce. Na dinâmica de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma de estágio supervisionado em educação física, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), enfatizamos um enfoque pedagógico que privilegiou a comunicação, o uso da produção e da socialização de imagens fotográficas e de vídeos produzidos pelos participantes do estudo, como meios de potencializar a experiência formativa nos estágios. A análise dos dados demonstrou que o processo de explorar as imagens fotográficas e o audiovisual como meios detonadores de reflexão coletiva e do ímpeto de investigação sobre as práticas pedagógicas impactou a conduta docente dos participantes do estudo, tornando a experiência de estágio mais significativa em |
id |
UFSC_b2023f86d732ba3f76fd73592c0cbc64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240837 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação físicaestágio supervisionado em educação físicasemióticatecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)O estudo investigou quais repercussões decorreram da constituição do estágio supervisionado a partir de pressupostos da semiótica de Charles S. Peirce. Na dinâmica de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma de estágio supervisionado em educação física, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), enfatizamos um enfoque pedagógico que privilegiou a comunicação, o uso da produção e da socialização de imagens fotográficas e de vídeos produzidos pelos participantes do estudo, como meios de potencializar a experiência formativa nos estágios. A análise dos dados demonstrou que o processo de explorar as imagens fotográficas e o audiovisual como meios detonadores de reflexão coletiva e do ímpeto de investigação sobre as práticas pedagógicas impactou a conduta docente dos participantes do estudo, tornando a experiência de estágio mais significativa em2022-10-21T12:00:55Z2022-10-21T12:00:55Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240837MENDES, DIEGO DE SOUSABETTI, MAUROporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T12:00:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240837Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T12:00:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física |
title |
O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física |
spellingShingle |
O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física MENDES, DIEGO DE SOUSA estágio supervisionado em educação física semiótica tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) |
title_short |
O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física |
title_full |
O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física |
title_fullStr |
O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física |
title_full_unstemmed |
O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física |
title_sort |
O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física |
author |
MENDES, DIEGO DE SOUSA |
author_facet |
MENDES, DIEGO DE SOUSA BETTI, MAURO |
author_role |
author |
author2 |
BETTI, MAURO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDES, DIEGO DE SOUSA BETTI, MAURO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio supervisionado em educação física semiótica tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) |
topic |
estágio supervisionado em educação física semiótica tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) |
description |
O estudo investigou quais repercussões decorreram da constituição do estágio supervisionado a partir de pressupostos da semiótica de Charles S. Peirce. Na dinâmica de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma de estágio supervisionado em educação física, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), enfatizamos um enfoque pedagógico que privilegiou a comunicação, o uso da produção e da socialização de imagens fotográficas e de vídeos produzidos pelos participantes do estudo, como meios de potencializar a experiência formativa nos estágios. A análise dos dados demonstrou que o processo de explorar as imagens fotográficas e o audiovisual como meios detonadores de reflexão coletiva e do ímpeto de investigação sobre as práticas pedagógicas impactou a conduta docente dos participantes do estudo, tornando a experiência de estágio mais significativa em |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2022-10-21T12:00:55Z 2022-10-21T12:00:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240837 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652175406006272 |