O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES,DIEGO DE SOUSA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BETTI,MAURO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100233
Resumo: RESUMO O estudo investigou quais repercussões decorreram da constituição do estágio supervisionado a partir de pressupostos da semiótica de Charles S. Peirce. Na dinâmica de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma de estágio supervisionado em educação física, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), enfatizamos um enfoque pedagógico que privilegiou a comunicação, o uso da produção e da socialização de imagens fotográficas e de vídeos produzidos pelos participantes do estudo, como meios de potencializar a experiência formativa nos estágios. A análise dos dados demonstrou que o processo de explorar as imagens fotográficas e o audiovisual como meios detonadores de reflexão coletiva e do ímpeto de investigação sobre as práticas pedagógicas impactou a conduta docente dos participantes do estudo, tornando a experiência de estágio mais significativa em potencializar os diálogos e as reflexões que envolvem os participantes do estudo.
id EAA-1_ec3d84f27eff372ac742f1355cf41b49
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782018000100233
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação físicaestágio supervisionado em educação físicasemióticatecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)RESUMO O estudo investigou quais repercussões decorreram da constituição do estágio supervisionado a partir de pressupostos da semiótica de Charles S. Peirce. Na dinâmica de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma de estágio supervisionado em educação física, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), enfatizamos um enfoque pedagógico que privilegiou a comunicação, o uso da produção e da socialização de imagens fotográficas e de vídeos produzidos pelos participantes do estudo, como meios de potencializar a experiência formativa nos estágios. A análise dos dados demonstrou que o processo de explorar as imagens fotográficas e o audiovisual como meios detonadores de reflexão coletiva e do ímpeto de investigação sobre as práticas pedagógicas impactou a conduta docente dos participantes do estudo, tornando a experiência de estágio mais significativa em potencializar os diálogos e as reflexões que envolvem os participantes do estudo.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100233Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230041info:eu-repo/semantics/openAccessMENDES,DIEGO DE SOUSABETTI,MAUROpor2018-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100233Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2018-07-24T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
title O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
spellingShingle O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
MENDES,DIEGO DE SOUSA
estágio supervisionado em educação física
semiótica
tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
title_short O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
title_full O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
title_fullStr O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
title_full_unstemmed O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
title_sort O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física
author MENDES,DIEGO DE SOUSA
author_facet MENDES,DIEGO DE SOUSA
BETTI,MAURO
author_role author
author2 BETTI,MAURO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES,DIEGO DE SOUSA
BETTI,MAURO
dc.subject.por.fl_str_mv estágio supervisionado em educação física
semiótica
tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
topic estágio supervisionado em educação física
semiótica
tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
description RESUMO O estudo investigou quais repercussões decorreram da constituição do estágio supervisionado a partir de pressupostos da semiótica de Charles S. Peirce. Na dinâmica de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma de estágio supervisionado em educação física, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), enfatizamos um enfoque pedagógico que privilegiou a comunicação, o uso da produção e da socialização de imagens fotográficas e de vídeos produzidos pelos participantes do estudo, como meios de potencializar a experiência formativa nos estágios. A análise dos dados demonstrou que o processo de explorar as imagens fotográficas e o audiovisual como meios detonadores de reflexão coletiva e do ímpeto de investigação sobre as práticas pedagógicas impactou a conduta docente dos participantes do estudo, tornando a experiência de estágio mais significativa em potencializar os diálogos e as reflexões que envolvem os participantes do estudo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100233
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782018230041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.23 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492403777536