O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92294 |
Resumo: | Inserida na Linha de Pesquisa “Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação” do Programa de Mestrado em Educação da FCT/Unesp-Presidente Prudente-SP, esta pesquisa objetiva estabelecer princípios norteadores para a criação de aulas de Língua Inglesa para a Educação Básica com a inclusão de tecnologias digitais sugeridas no Portal do Professor. Tal portal educacional se propõe a ser espaço de suporte para autoria colaborativa em rede visando à formação permanente de professores e a ampliação das possibilidades de exploração dos recursos educacionais e das variadas formas de desenvolver o trabalho pedagógico. É uma investigação de natureza qualitativa. Seu pano de fundo são as propostas da abordagem Comunicativa para ensino de Línguas Estrangeiras, que entende a língua como um conjunto de eventos comunicativos centralizados na aquisição da competência comunicativa e as propostas da abordagem Construcionista para o uso do computador na Educação, que enfatiza a construção do conhecimento com o uso das Tecnologias baseada na realização concreta de uma ação que produz um produto... |
id |
UNSP_a32679778d34b33ab126f85b2dd0978c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92294 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagemEducaçãoLíngua inglesa - Estudo e ensinoEnsino fundamentalTecnologia da informaçãoTecnologia educacionalEnglish languageContent portalsTechnologyInserida na Linha de Pesquisa “Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação” do Programa de Mestrado em Educação da FCT/Unesp-Presidente Prudente-SP, esta pesquisa objetiva estabelecer princípios norteadores para a criação de aulas de Língua Inglesa para a Educação Básica com a inclusão de tecnologias digitais sugeridas no Portal do Professor. Tal portal educacional se propõe a ser espaço de suporte para autoria colaborativa em rede visando à formação permanente de professores e a ampliação das possibilidades de exploração dos recursos educacionais e das variadas formas de desenvolver o trabalho pedagógico. É uma investigação de natureza qualitativa. Seu pano de fundo são as propostas da abordagem Comunicativa para ensino de Línguas Estrangeiras, que entende a língua como um conjunto de eventos comunicativos centralizados na aquisição da competência comunicativa e as propostas da abordagem Construcionista para o uso do computador na Educação, que enfatiza a construção do conhecimento com o uso das Tecnologias baseada na realização concreta de uma ação que produz um produto...As part of the FCT/Unesp-Presidente Prudente-SP Education Master’s Program research area entitled “Information and Communication Technologies and Education”, this research aims at establishing planning guidelines for English Language classes for Basic Education including the digital technologies suggested in Portal do Professor (Teacher’s Portal). This educational portal intends to be a supporting space for collaborative net authoring, aiming at teacher’s permanent formation and also at widening the educative resources and the various ways of developing the pedagogical work possibilities of exploitation. It is a qualitative investigation. It’s basis are the proposals of Communicative Approach for Foreign Language Teaching, which understands language as a collection of communicative events focused in the communicative competence acquisition and in the Construcionism approach for the use of computers in Education which emphasizes knowledge building with technologies based in an action that produces an object of interest of the one who produces it, being that such product is linked too the reality of the person or of the place where it is produced and used. An analysis of offered by Information and Communication technologies ... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Júnior, Klaus Schlünzen [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gense, Juliana Maria Cristiano [UNESP]2014-06-11T19:25:58Z2014-06-11T19:25:58Z2011-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis95 f. : il. + 1 CD-ROMapplication/pdfGENSE, Juliana Maria Cristiano. O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem. 2011. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/92294000639456gense_jmc_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92294Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:49:22.310661Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem |
title |
O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem |
spellingShingle |
O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem Gense, Juliana Maria Cristiano [UNESP] Educação Língua inglesa - Estudo e ensino Ensino fundamental Tecnologia da informação Tecnologia educacional English language Content portals Technology |
title_short |
O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem |
title_full |
O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem |
title_fullStr |
O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem |
title_sort |
O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem |
author |
Gense, Juliana Maria Cristiano [UNESP] |
author_facet |
Gense, Juliana Maria Cristiano [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Júnior, Klaus Schlünzen [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gense, Juliana Maria Cristiano [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Língua inglesa - Estudo e ensino Ensino fundamental Tecnologia da informação Tecnologia educacional English language Content portals Technology |
topic |
Educação Língua inglesa - Estudo e ensino Ensino fundamental Tecnologia da informação Tecnologia educacional English language Content portals Technology |
description |
Inserida na Linha de Pesquisa “Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação” do Programa de Mestrado em Educação da FCT/Unesp-Presidente Prudente-SP, esta pesquisa objetiva estabelecer princípios norteadores para a criação de aulas de Língua Inglesa para a Educação Básica com a inclusão de tecnologias digitais sugeridas no Portal do Professor. Tal portal educacional se propõe a ser espaço de suporte para autoria colaborativa em rede visando à formação permanente de professores e a ampliação das possibilidades de exploração dos recursos educacionais e das variadas formas de desenvolver o trabalho pedagógico. É uma investigação de natureza qualitativa. Seu pano de fundo são as propostas da abordagem Comunicativa para ensino de Línguas Estrangeiras, que entende a língua como um conjunto de eventos comunicativos centralizados na aquisição da competência comunicativa e as propostas da abordagem Construcionista para o uso do computador na Educação, que enfatiza a construção do conhecimento com o uso das Tecnologias baseada na realização concreta de uma ação que produz um produto... |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-11 2014-06-11T19:25:58Z 2014-06-11T19:25:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GENSE, Juliana Maria Cristiano. O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem. 2011. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. http://hdl.handle.net/11449/92294 000639456 gense_jmc_me_prud.pdf 33004129044P6 |
identifier_str_mv |
GENSE, Juliana Maria Cristiano. O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem. 2011. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. 000639456 gense_jmc_me_prud.pdf 33004129044P6 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
95 f. : il. + 1 CD-ROM application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128567475699712 |