O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/109270 |
Resumo: | Os autores utilizam como ponto de partida as diretrizes da formação básica do professor da Educação Física, pressupondo que essas diretrizes exigem tanto uma nova mentalidade quanto uma nova organização didático-curricular, além da revisão dos próprios referenciais na prática profissional. A partir daí, desenvolvem uma série de questionamentos, debatendo se o novo currículo de formação em Educação Física - que passou a valorizar mais a prática - consegue de fato ir além do modelo acadêmico que privilegia uma formação teórica mais sólida. Discutem ainda se uma maior valorização da prática pode caracterizar a existência de um novo modelo de formação. Dessa perspectiva, perguntam se é possível um currículo que não tenha na sua base a pedagogia da alternância, um sistema que remete à formação em dois contextos distintos e interdependentes: a formação em sala e as situações de trabalho. Também perguntam como a discussão dos saberes - conhecimentos, competências, habilidades e didática de ensino - deveria se desenrolar nessas duas esferas |
id |
UNSP_a3705bfab7fbec46e05eace86980ca82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109270 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formaçãoEducação física - Estudo e ensinoPedagogia criticaEducação fisica - CurrículosOs autores utilizam como ponto de partida as diretrizes da formação básica do professor da Educação Física, pressupondo que essas diretrizes exigem tanto uma nova mentalidade quanto uma nova organização didático-curricular, além da revisão dos próprios referenciais na prática profissional. A partir daí, desenvolvem uma série de questionamentos, debatendo se o novo currículo de formação em Educação Física - que passou a valorizar mais a prática - consegue de fato ir além do modelo acadêmico que privilegia uma formação teórica mais sólida. Discutem ainda se uma maior valorização da prática pode caracterizar a existência de um novo modelo de formação. Dessa perspectiva, perguntam se é possível um currículo que não tenha na sua base a pedagogia da alternância, um sistema que remete à formação em dois contextos distintos e interdependentes: a formação em sala e as situações de trabalho. Também perguntam como a discussão dos saberes - conhecimentos, competências, habilidades e didática de ensino - deveria se desenrolar nessas duas esferasCultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP]Souza Neto, Samuel de [UNESP]2014-09-03T17:52:34Z2014-09-03T17:52:34Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSOUZA, Esther Vieira Brum de; SOUZA NETO, Samuel de. O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834387.9788579834387http://hdl.handle.net/11449/109270000775888ISBN9788579834387.pdf7352600571268275Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-28T06:22:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109270Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:33:01.867265Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação |
title |
O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação |
spellingShingle |
O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP] Educação física - Estudo e ensino Pedagogia critica Educação fisica - Currículos |
title_short |
O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação |
title_full |
O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação |
title_fullStr |
O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação |
title_full_unstemmed |
O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação |
title_sort |
O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação |
author |
Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estudo e ensino Pedagogia critica Educação fisica - Currículos |
topic |
Educação física - Estudo e ensino Pedagogia critica Educação fisica - Currículos |
description |
Os autores utilizam como ponto de partida as diretrizes da formação básica do professor da Educação Física, pressupondo que essas diretrizes exigem tanto uma nova mentalidade quanto uma nova organização didático-curricular, além da revisão dos próprios referenciais na prática profissional. A partir daí, desenvolvem uma série de questionamentos, debatendo se o novo currículo de formação em Educação Física - que passou a valorizar mais a prática - consegue de fato ir além do modelo acadêmico que privilegia uma formação teórica mais sólida. Discutem ainda se uma maior valorização da prática pode caracterizar a existência de um novo modelo de formação. Dessa perspectiva, perguntam se é possível um currículo que não tenha na sua base a pedagogia da alternância, um sistema que remete à formação em dois contextos distintos e interdependentes: a formação em sala e as situações de trabalho. Também perguntam como a discussão dos saberes - conhecimentos, competências, habilidades e didática de ensino - deveria se desenrolar nessas duas esferas |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-09-03T17:52:34Z 2014-09-03T17:52:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Esther Vieira Brum de; SOUZA NETO, Samuel de. O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834387. 9788579834387 http://hdl.handle.net/11449/109270 000775888 ISBN9788579834387.pdf 7352600571268275 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Esther Vieira Brum de; SOUZA NETO, Samuel de. O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834387. 9788579834387 000775888 ISBN9788579834387.pdf 7352600571268275 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/109270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Digital (UNESP) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129333549596672 |