O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Souza Neto, Samuel de [UNESP]
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/109270
Resumo: Os autores utilizam como ponto de partida as diretrizes da formação básica do professor da Educação Física, pressupondo que essas diretrizes exigem tanto uma nova mentalidade quanto uma nova organização didático-curricular, além da revisão dos próprios referenciais na prática profissional. A partir daí, desenvolvem uma série de questionamentos, debatendo se o novo currículo de formação em Educação Física - que passou a valorizar mais a prática - consegue de fato ir além do modelo acadêmico que privilegia uma formação teórica mais sólida. Discutem ainda se uma maior valorização da prática pode caracterizar a existência de um novo modelo de formação. Dessa perspectiva, perguntam se é possível um currículo que não tenha na sua base a pedagogia da alternância, um sistema que remete à formação em dois contextos distintos e interdependentes: a formação em sala e as situações de trabalho. Também perguntam como a discussão dos saberes - conhecimentos, competências, habilidades e didática de ensino - deveria se desenrolar nessas duas esferas
id UNSP_a3705bfab7fbec46e05eace86980ca82
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109270
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formaçãoEducação física - Estudo e ensinoPedagogia criticaEducação fisica - CurrículosOs autores utilizam como ponto de partida as diretrizes da formação básica do professor da Educação Física, pressupondo que essas diretrizes exigem tanto uma nova mentalidade quanto uma nova organização didático-curricular, além da revisão dos próprios referenciais na prática profissional. A partir daí, desenvolvem uma série de questionamentos, debatendo se o novo currículo de formação em Educação Física - que passou a valorizar mais a prática - consegue de fato ir além do modelo acadêmico que privilegia uma formação teórica mais sólida. Discutem ainda se uma maior valorização da prática pode caracterizar a existência de um novo modelo de formação. Dessa perspectiva, perguntam se é possível um currículo que não tenha na sua base a pedagogia da alternância, um sistema que remete à formação em dois contextos distintos e interdependentes: a formação em sala e as situações de trabalho. Também perguntam como a discussão dos saberes - conhecimentos, competências, habilidades e didática de ensino - deveria se desenrolar nessas duas esferasCultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP]Souza Neto, Samuel de [UNESP]2014-09-03T17:52:34Z2014-09-03T17:52:34Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSOUZA, Esther Vieira Brum de; SOUZA NETO, Samuel de. O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834387.9788579834387http://hdl.handle.net/11449/109270000775888ISBN9788579834387.pdf7352600571268275Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-28T06:22:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109270Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:33:01.867265Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação
title O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação
spellingShingle O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação
Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
Pedagogia critica
Educação fisica - Currículos
title_short O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação
title_full O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação
title_fullStr O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação
title_full_unstemmed O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação
title_sort O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação
author Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP]
author_facet Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
author_role author
author2 Souza Neto, Samuel de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Pedagogia critica
Educação fisica - Currículos
topic Educação física - Estudo e ensino
Pedagogia critica
Educação fisica - Currículos
description Os autores utilizam como ponto de partida as diretrizes da formação básica do professor da Educação Física, pressupondo que essas diretrizes exigem tanto uma nova mentalidade quanto uma nova organização didático-curricular, além da revisão dos próprios referenciais na prática profissional. A partir daí, desenvolvem uma série de questionamentos, debatendo se o novo currículo de formação em Educação Física - que passou a valorizar mais a prática - consegue de fato ir além do modelo acadêmico que privilegia uma formação teórica mais sólida. Discutem ainda se uma maior valorização da prática pode caracterizar a existência de um novo modelo de formação. Dessa perspectiva, perguntam se é possível um currículo que não tenha na sua base a pedagogia da alternância, um sistema que remete à formação em dois contextos distintos e interdependentes: a formação em sala e as situações de trabalho. Também perguntam como a discussão dos saberes - conhecimentos, competências, habilidades e didática de ensino - deveria se desenrolar nessas duas esferas
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-09-03T17:52:34Z
2014-09-03T17:52:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Esther Vieira Brum de; SOUZA NETO, Samuel de. O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834387.
9788579834387
http://hdl.handle.net/11449/109270
000775888
ISBN9788579834387.pdf
7352600571268275
identifier_str_mv SOUZA, Esther Vieira Brum de; SOUZA NETO, Samuel de. O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834387.
9788579834387
000775888
ISBN9788579834387.pdf
7352600571268275
url http://hdl.handle.net/11449/109270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129333549596672