Perspectivas e desafios da prática avaliativa de professores em uma escola da rede particular do ensino fundamental: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Urbana da [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96383
Resumo: Este estudo investiga a realidade do cotidiano escolar de um grupo de professores que atuam no Ensino Fundamental (5 a 8), de uma escola da rede particular de ensino. O recorte priorizado constitui-se no espaço da prática do processo avaliativo, enfocando, principalmente, a avaliação formativa e a formação dos professores. A autora desenvolve sua argumentação com base em construtos teóricos na área da avaliação e da formação pedagógica, discute como os participantes da pesquisa agem no espaço no qual atuam e, que interpretações fazem dessas ações. Da pesquisa desenvolvida nos moldes da investigação qualitativa, foram retirados momentos relevantes, concebidos como totalidades parciais da teoria e da prática. A análise evidenciou focos que se constituem em uma rede de significados, destacando-se as representações de situações e de reações e, as circunstâncias reveladas, ora pela reprodução ora pela construção de novos caminhos. As teorias utilizadas, revelam resultados que apontam convergências, controvérsias e contradições entre as práticas veiculadas nas ações, explicitadas através dos relatos obtidos em entrevistas do tipo semi-estruturada. Apresenta uma contribuição à área de estudo da avaliação, como caminhos possíveis nas discussões futuras sobre o assunto.
id UNSP_a3a4da3e81ef5c0a5b9c91c190d3ed67
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96383
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Perspectivas e desafios da prática avaliativa de professores em uma escola da rede particular do ensino fundamental: um estudo de casoProfessores - AvaliaçãoProfessores do ensino fundamental - FormaçãoLearningEducationEvaluationFormative evaluationFormation of the teachersEste estudo investiga a realidade do cotidiano escolar de um grupo de professores que atuam no Ensino Fundamental (5 a 8), de uma escola da rede particular de ensino. O recorte priorizado constitui-se no espaço da prática do processo avaliativo, enfocando, principalmente, a avaliação formativa e a formação dos professores. A autora desenvolve sua argumentação com base em construtos teóricos na área da avaliação e da formação pedagógica, discute como os participantes da pesquisa agem no espaço no qual atuam e, que interpretações fazem dessas ações. Da pesquisa desenvolvida nos moldes da investigação qualitativa, foram retirados momentos relevantes, concebidos como totalidades parciais da teoria e da prática. A análise evidenciou focos que se constituem em uma rede de significados, destacando-se as representações de situações e de reações e, as circunstâncias reveladas, ora pela reprodução ora pela construção de novos caminhos. As teorias utilizadas, revelam resultados que apontam convergências, controvérsias e contradições entre as práticas veiculadas nas ações, explicitadas através dos relatos obtidos em entrevistas do tipo semi-estruturada. Apresenta uma contribuição à área de estudo da avaliação, como caminhos possíveis nas discussões futuras sobre o assunto.In this paper, the researcher investigates the school routine reality of a teacher team that works in a Junior High School (5th to 8 th) in a private school. The issue focused the evaluation practical process, aiming, mainly, the formative evaluation and teaching training. The author develops her argumentation based on theoretical buildings in evaluation area and pedagogical structure, discusses how the teaches involved in the search proceeded where they act and what they are inferred from these actions. Considerable moments were taken apart from the research developed according to a qualitative investigation patterns and were conceived as partial totalities of theory and practice. The analysis showed some focuses as a net of meanings, emphasizing the representation of situations and reactions and the revealed circumstances, sometimes by reproduction or by the construction of new ways. The used theories showed convergent results, controversies and contradictions between the practices that sorround the actions, explained though reports gathered in interviews partially structured. It shows a contribuition to the evaluation study area, as possible ways to later discussions on this matter.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raphael, Hélia Sonia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Maria Urbana da [UNESP]2014-06-11T19:28:18Z2014-06-11T19:28:18Z2003-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis148 f. : il.application/pdfSILVA, Maria Urbana da. Perspectivas e desafios da prática avaliativa de professores em uma escola da rede particular do ensino fundamental: um estudo de caso. 2003. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.http://hdl.handle.net/11449/96383000206301silva_mu_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-21T06:05:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96383Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-21T06:05:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas e desafios da prática avaliativa de professores em uma escola da rede particular do ensino fundamental: um estudo de caso
title Perspectivas e desafios da prática avaliativa de professores em uma escola da rede particular do ensino fundamental: um estudo de caso
spellingShingle Perspectivas e desafios da prática avaliativa de professores em uma escola da rede particular do ensino fundamental: um estudo de caso
Silva, Maria Urbana da [UNESP]
Professores - Avaliação
Professores do ensino fundamental - Formação
Learning
Education
Evaluation
Formative evaluation
Formation of the teachers
title_short Perspectivas e desafios da prática avaliativa de professores em uma escola da rede particular do ensino fundamental: um estudo de caso
title_full Perspectivas e desafios da prática avaliativa de professores em uma escola da rede particular do ensino fundamental: um estudo de caso
title_fullStr Perspectivas e desafios da prática avaliativa de professores em uma escola da rede particular do ensino fundamental: um estudo de caso
title_full_unstemmed Perspectivas e desafios da prática avaliativa de professores em uma escola da rede particular do ensino fundamental: um estudo de caso
title_sort Perspectivas e desafios da prática avaliativa de professores em uma escola da rede particular do ensino fundamental: um estudo de caso
author Silva, Maria Urbana da [UNESP]
author_facet Silva, Maria Urbana da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raphael, Hélia Sonia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Urbana da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Avaliação
Professores do ensino fundamental - Formação
Learning
Education
Evaluation
Formative evaluation
Formation of the teachers
topic Professores - Avaliação
Professores do ensino fundamental - Formação
Learning
Education
Evaluation
Formative evaluation
Formation of the teachers
description Este estudo investiga a realidade do cotidiano escolar de um grupo de professores que atuam no Ensino Fundamental (5 a 8), de uma escola da rede particular de ensino. O recorte priorizado constitui-se no espaço da prática do processo avaliativo, enfocando, principalmente, a avaliação formativa e a formação dos professores. A autora desenvolve sua argumentação com base em construtos teóricos na área da avaliação e da formação pedagógica, discute como os participantes da pesquisa agem no espaço no qual atuam e, que interpretações fazem dessas ações. Da pesquisa desenvolvida nos moldes da investigação qualitativa, foram retirados momentos relevantes, concebidos como totalidades parciais da teoria e da prática. A análise evidenciou focos que se constituem em uma rede de significados, destacando-se as representações de situações e de reações e, as circunstâncias reveladas, ora pela reprodução ora pela construção de novos caminhos. As teorias utilizadas, revelam resultados que apontam convergências, controvérsias e contradições entre as práticas veiculadas nas ações, explicitadas através dos relatos obtidos em entrevistas do tipo semi-estruturada. Apresenta uma contribuição à área de estudo da avaliação, como caminhos possíveis nas discussões futuras sobre o assunto.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-04
2014-06-11T19:28:18Z
2014-06-11T19:28:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria Urbana da. Perspectivas e desafios da prática avaliativa de professores em uma escola da rede particular do ensino fundamental: um estudo de caso. 2003. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/96383
000206301
silva_mu_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv SILVA, Maria Urbana da. Perspectivas e desafios da prática avaliativa de professores em uma escola da rede particular do ensino fundamental: um estudo de caso. 2003. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
000206301
silva_mu_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/96383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046083610279936