Avaliação formativa e reflexão pedagógica de um grupo de professores de ensino fundamental II: pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva , Maria Urbana da [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104788
Resumo: Esta pesquisa investiga o cotidiano escolar de um grupo de dezenove professores, em uma escola do Ensino Fundamental II, da rede particular de ensino, no período de 2004 a 2006. Ao tomar como referência construtos teóricos na área da avaliação e da formação pedagógica, propostos a partir de 1980, o recorte investigado prioriza o agir avaliativo em sala de aula, no que se refere à formação teórica dos componentes do grupo e às práticas da Avaliação Formativa. Metodologicamente, caracteriza-se como investigação qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação, razão pela qual acolhe o relato de interferências compartilhadas pela pesquisadora e pelo grupo, na busca de soluções para a melhoria do processo avaliativo no segmento de ensino estudado. A investigação é um desdobramento da pesquisa de mestrado, na qual, os dados, obtidos através de entrevistas, ao serem analisados, apontaram controvérsias e convergências entre o discurso e as práticas dos professores, fato que indicou a pertinência de se realizar uma intervenção. Como decorrência dos dados obtidos na pesquisa precedente acresceram-se outros, obtidos na fase de realização da presente pesquisa e provenientes da observação em sala de aula e da análise de documentos, dos quais foram retirados, para estudo, extratos relevantes, concebidos como totalidades parciais da teoria e da prática. Submetidos à análise, esse conjunto de dados evidenciou representações heterogêneas da realidade, que se constituem em uma rede de significados, na qual se destacam as resistências, as incongruências entre o discurso e a prática, e as representações de situações, marcadas ora pela reprodução ora pela construção de novos caminhos.
id UNSP_a55440edd836151ea95d453d22c153dd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104788
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação formativa e reflexão pedagógica de um grupo de professores de ensino fundamental II: pesquisa-açãoEducaçãoEnsino fundamentalProfessores do ensino fundamental - FormaçãoPesquisa-ação em educaçãoAvaliação formativaElementary school evaluationLevel IIFormative EvaluationTeaching and learningTeachers’ formationAction researchEsta pesquisa investiga o cotidiano escolar de um grupo de dezenove professores, em uma escola do Ensino Fundamental II, da rede particular de ensino, no período de 2004 a 2006. Ao tomar como referência construtos teóricos na área da avaliação e da formação pedagógica, propostos a partir de 1980, o recorte investigado prioriza o agir avaliativo em sala de aula, no que se refere à formação teórica dos componentes do grupo e às práticas da Avaliação Formativa. Metodologicamente, caracteriza-se como investigação qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação, razão pela qual acolhe o relato de interferências compartilhadas pela pesquisadora e pelo grupo, na busca de soluções para a melhoria do processo avaliativo no segmento de ensino estudado. A investigação é um desdobramento da pesquisa de mestrado, na qual, os dados, obtidos através de entrevistas, ao serem analisados, apontaram controvérsias e convergências entre o discurso e as práticas dos professores, fato que indicou a pertinência de se realizar uma intervenção. Como decorrência dos dados obtidos na pesquisa precedente acresceram-se outros, obtidos na fase de realização da presente pesquisa e provenientes da observação em sala de aula e da análise de documentos, dos quais foram retirados, para estudo, extratos relevantes, concebidos como totalidades parciais da teoria e da prática. Submetidos à análise, esse conjunto de dados evidenciou representações heterogêneas da realidade, que se constituem em uma rede de significados, na qual se destacam as resistências, as incongruências entre o discurso e a prática, e as representações de situações, marcadas ora pela reprodução ora pela construção de novos caminhos.This research focus on a school day-by-day life of a group formed by nineteen teachers, in a private elementary school level II, from 2004 to 2006. The observed clipping searches for the classroom evaluation act, which refers to the theoretical formation of the group members and their practices related to Formative Evaluation, taken as reference from theoretical constructs in evaluation and pedagogical formation that were proposed since 1980. Methodologically, the study is inserted in the field of qualitative research, action research model, reason why it accepts reports of interferences shared between the researcher and the group members, aiming to reach improvement of the evaluation process in the focused learning segment. This investigation is the development of master degree research, were the data gathered through interviews, when analyzed, have pointed to controversies and congruencies inside the teachers discourse and practices. This fact justified the relevance of having an intervention. To the previous data gathered in the former research fresh ones were added. They were obtained during the current research and also from classroom observation and document analysis. From them relevant extracts were taken to a deeper study, because they were conceived as theory partial totality and practice. Submitted to analysis, this set of data showed the heterogeneity of reality representation, which builds a meaning network, where resistances pop up, incongruence between discourse and practice and the representation of situations which are sometimes characterized by reproduction and sometimes by new ways.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raphael, Hélia Sonia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva , Maria Urbana da [UNESP]2014-06-11T19:33:29Z2014-06-11T19:33:29Z2008-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis208 f.application/pdfSILVA , Maria Urbana da. Avaliação formativa e reflexão pedagógica de um grupo de professores de ensino fundamental II: pesquisa-ação. 2008. 208 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/104788000559706silva_mu_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T06:23:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104788Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-14T06:23:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação formativa e reflexão pedagógica de um grupo de professores de ensino fundamental II: pesquisa-ação
title Avaliação formativa e reflexão pedagógica de um grupo de professores de ensino fundamental II: pesquisa-ação
spellingShingle Avaliação formativa e reflexão pedagógica de um grupo de professores de ensino fundamental II: pesquisa-ação
Silva , Maria Urbana da [UNESP]
Educação
Ensino fundamental
Professores do ensino fundamental - Formação
Pesquisa-ação em educação
Avaliação formativa
Elementary school evaluation
Level II
Formative Evaluation
Teaching and learning
Teachers’ formation
Action research
title_short Avaliação formativa e reflexão pedagógica de um grupo de professores de ensino fundamental II: pesquisa-ação
title_full Avaliação formativa e reflexão pedagógica de um grupo de professores de ensino fundamental II: pesquisa-ação
title_fullStr Avaliação formativa e reflexão pedagógica de um grupo de professores de ensino fundamental II: pesquisa-ação
title_full_unstemmed Avaliação formativa e reflexão pedagógica de um grupo de professores de ensino fundamental II: pesquisa-ação
title_sort Avaliação formativa e reflexão pedagógica de um grupo de professores de ensino fundamental II: pesquisa-ação
author Silva , Maria Urbana da [UNESP]
author_facet Silva , Maria Urbana da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raphael, Hélia Sonia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva , Maria Urbana da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino fundamental
Professores do ensino fundamental - Formação
Pesquisa-ação em educação
Avaliação formativa
Elementary school evaluation
Level II
Formative Evaluation
Teaching and learning
Teachers’ formation
Action research
topic Educação
Ensino fundamental
Professores do ensino fundamental - Formação
Pesquisa-ação em educação
Avaliação formativa
Elementary school evaluation
Level II
Formative Evaluation
Teaching and learning
Teachers’ formation
Action research
description Esta pesquisa investiga o cotidiano escolar de um grupo de dezenove professores, em uma escola do Ensino Fundamental II, da rede particular de ensino, no período de 2004 a 2006. Ao tomar como referência construtos teóricos na área da avaliação e da formação pedagógica, propostos a partir de 1980, o recorte investigado prioriza o agir avaliativo em sala de aula, no que se refere à formação teórica dos componentes do grupo e às práticas da Avaliação Formativa. Metodologicamente, caracteriza-se como investigação qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação, razão pela qual acolhe o relato de interferências compartilhadas pela pesquisadora e pelo grupo, na busca de soluções para a melhoria do processo avaliativo no segmento de ensino estudado. A investigação é um desdobramento da pesquisa de mestrado, na qual, os dados, obtidos através de entrevistas, ao serem analisados, apontaram controvérsias e convergências entre o discurso e as práticas dos professores, fato que indicou a pertinência de se realizar uma intervenção. Como decorrência dos dados obtidos na pesquisa precedente acresceram-se outros, obtidos na fase de realização da presente pesquisa e provenientes da observação em sala de aula e da análise de documentos, dos quais foram retirados, para estudo, extratos relevantes, concebidos como totalidades parciais da teoria e da prática. Submetidos à análise, esse conjunto de dados evidenciou representações heterogêneas da realidade, que se constituem em uma rede de significados, na qual se destacam as resistências, as incongruências entre o discurso e a prática, e as representações de situações, marcadas ora pela reprodução ora pela construção de novos caminhos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-12
2014-06-11T19:33:29Z
2014-06-11T19:33:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA , Maria Urbana da. Avaliação formativa e reflexão pedagógica de um grupo de professores de ensino fundamental II: pesquisa-ação. 2008. 208 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/104788
000559706
silva_mu_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv SILVA , Maria Urbana da. Avaliação formativa e reflexão pedagógica de um grupo de professores de ensino fundamental II: pesquisa-ação. 2008. 208 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
000559706
silva_mu_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/104788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 208 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046949335597056