Gestão na educação infantil: fazeres e saberes de diretoras de pré-escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galisteu, Renata Boiatti Migliorança
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181321
Resumo: Esta pesquisa está situada no campo da Educação Infantil e tem por objetivo evidenciar concepções de gestoras de pré-escolas da Rede Municipal de Educação de São José do Rio Preto, município do interior paulista, sobre sua atuação no dia a dia das escolas e na formação continuada dos professores de Educação Infantil. O estudo busca apoio teórico em Lück (2009), Libâneo, Oliveira e Toschi (2007) e Paro (2003), que percebem a competência desses profissionais e a capacidade que os mesmos possuem em organizar, liderar e orientar as ações e os processos formativos. Na busca de um referencial teórico que discutisse o princípio da gestão democrática e a especificidade do trabalho da gestão na Educação Infantil, orientamo-nos pelos estudos de Kramer (2001, 2005), Kramer e Nunes (2007), Kramer, Nunes e Carvalho (2013) e Campos (2012). A pesquisa realiza um panorama histórico da Educação Infantil no Brasil, com base em Oliveira (2007, 2012), e aponta os aspectos legais da gestão democrática no Brasil com base nos documentos oficiais (BRASIL, 1988, 1990, 1996, 2009, 2014) que buscam garantir os avanços no atendimento às crianças pequenas no país. Desenvolvida numa abordagem qualitativa (ANDRÉ, 1991, 2013, LÜDKE; ANDRÉ, 1986), teve como procedimentos e instrumentos de coleta de dados a realização de entrevista semiestruturada com questões fechadas e abertas, com sete gestoras de escolas municipais de Educação Infantil. Contou, ainda, com o levantamento e estudo de documentos oficiais e legislações do município onde a pesquisa ocorreu. A descrição e a discussão dos dados foram realizadas por meio da análise das entrevistas. As perguntas e respostas foram organizadas em forma de quadros, extraindo alguns excertos das falas das participantes e referendando os mesmos com o referencial teórico desta pesquisa. Os resultados da pesquisa revelam que as gestoras possuem conhecimentos relativos à sua atuação profissional, reconhecem sua importância para a manutenção da formação continuada e organização do clima escolar; no entanto, sofrem com as dificuldades de falta de apoio pedagógico, manutenção dos prédios escolares, atribuições que não condizem com sua atuação profissional. Espera-se, por meio dos resultados obtidos com este estudo, subsidiar programas de formação inicial e continuada de gestores para a Educação Infantil.
id UNSP_a414e8525aa122cc4bec753b27a4b380
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181321
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gestão na educação infantil: fazeres e saberes de diretoras de pré-escolasManagement in pre-school education: actions and know-how of preschool directorsEducação InfantilPré-escolaGestãoFormação de gestoresChildren’s educationKindergartenManagementManager trainingEsta pesquisa está situada no campo da Educação Infantil e tem por objetivo evidenciar concepções de gestoras de pré-escolas da Rede Municipal de Educação de São José do Rio Preto, município do interior paulista, sobre sua atuação no dia a dia das escolas e na formação continuada dos professores de Educação Infantil. O estudo busca apoio teórico em Lück (2009), Libâneo, Oliveira e Toschi (2007) e Paro (2003), que percebem a competência desses profissionais e a capacidade que os mesmos possuem em organizar, liderar e orientar as ações e os processos formativos. Na busca de um referencial teórico que discutisse o princípio da gestão democrática e a especificidade do trabalho da gestão na Educação Infantil, orientamo-nos pelos estudos de Kramer (2001, 2005), Kramer e Nunes (2007), Kramer, Nunes e Carvalho (2013) e Campos (2012). A pesquisa realiza um panorama histórico da Educação Infantil no Brasil, com base em Oliveira (2007, 2012), e aponta os aspectos legais da gestão democrática no Brasil com base nos documentos oficiais (BRASIL, 1988, 1990, 1996, 2009, 2014) que buscam garantir os avanços no atendimento às crianças pequenas no país. Desenvolvida numa abordagem qualitativa (ANDRÉ, 1991, 2013, LÜDKE; ANDRÉ, 1986), teve como procedimentos e instrumentos de coleta de dados a realização de entrevista semiestruturada com questões fechadas e abertas, com sete gestoras de escolas municipais de Educação Infantil. Contou, ainda, com o levantamento e estudo de documentos oficiais e legislações do município onde a pesquisa ocorreu. A descrição e a discussão dos dados foram realizadas por meio da análise das entrevistas. As perguntas e respostas foram organizadas em forma de quadros, extraindo alguns excertos das falas das participantes e referendando os mesmos com o referencial teórico desta pesquisa. Os resultados da pesquisa revelam que as gestoras possuem conhecimentos relativos à sua atuação profissional, reconhecem sua importância para a manutenção da formação continuada e organização do clima escolar; no entanto, sofrem com as dificuldades de falta de apoio pedagógico, manutenção dos prédios escolares, atribuições que não condizem com sua atuação profissional. Espera-se, por meio dos resultados obtidos com este estudo, subsidiar programas de formação inicial e continuada de gestores para a Educação Infantil.This research is located in the field of Early Childhood Education, aims to highlight the conceptions of kindergarten managers of a school network in the interior of São Paulo on its activities in the day-to-day of schools and in the continuous training of child education teachers. The study seeks theoretical support in Lück (2009), Libâneo, Oliveira, Toschi (2007) and Paro (2003) who perceive the competence of those professionals and the capacity they possess in organizing, leading and guiding the actions and the formative processes. In the search for a theoretical reference that discussed the principle of democratic management and the specificity of the work of management in children's education, we are oriented in the studies of Kramer (2001, 2005), Kramer; Nunes (2007, 2013), and Campos (2012). The research performs a historical overview of child education in Brazil, based on Oliveira (2007, 2012) and points out the legalized aspects of democratic management in Brazil according to official documents (BRAZIL, 1988, 1990, 1996, 2009, 2014) that seek to ensure the advances in the attendance of small children in the country. Developed in a qualitative approach (ANDRÉ, 1991, 2013, LÜDKE; ANDRÉ, 1986), had as procedures and instruments of data collection the application of semi-structured interview with closed and open issues, delivered to seven managers of Municipal School of Children's education. It also included a survey and study of official documents and legislations of the city where the research took place. The analysis of the data was carried out through the study of the content of the interviews, the questions and the answers were organized in the form of steps, extracting some excerpts from the speeches of the participants and endorsing them with the theoretical reference of this research. The result of the research revealed that the managers have knowledge of their professional performance, recognize their importance for the maintenance in the continued formation and organization of the school however suffer difficulties such as lack of pedagogical support, maintenance of school buildings, attributions that do not match their profession. It is expected, through the results obtained in this study, to offer training programs that can aid the manager graduation in be updated about children’s education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nono, Maévi Anabel [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Galisteu, Renata Boiatti Migliorança2019-04-02T13:43:38Z2019-04-02T13:43:38Z2019-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18132100091453233004153078P48634997953885976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-11T06:14:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181321Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:24:15.623082Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão na educação infantil: fazeres e saberes de diretoras de pré-escolas
Management in pre-school education: actions and know-how of preschool directors
title Gestão na educação infantil: fazeres e saberes de diretoras de pré-escolas
spellingShingle Gestão na educação infantil: fazeres e saberes de diretoras de pré-escolas
Galisteu, Renata Boiatti Migliorança
Educação Infantil
Pré-escola
Gestão
Formação de gestores
Children’s education
Kindergarten
Management
Manager training
title_short Gestão na educação infantil: fazeres e saberes de diretoras de pré-escolas
title_full Gestão na educação infantil: fazeres e saberes de diretoras de pré-escolas
title_fullStr Gestão na educação infantil: fazeres e saberes de diretoras de pré-escolas
title_full_unstemmed Gestão na educação infantil: fazeres e saberes de diretoras de pré-escolas
title_sort Gestão na educação infantil: fazeres e saberes de diretoras de pré-escolas
author Galisteu, Renata Boiatti Migliorança
author_facet Galisteu, Renata Boiatti Migliorança
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nono, Maévi Anabel [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Galisteu, Renata Boiatti Migliorança
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Pré-escola
Gestão
Formação de gestores
Children’s education
Kindergarten
Management
Manager training
topic Educação Infantil
Pré-escola
Gestão
Formação de gestores
Children’s education
Kindergarten
Management
Manager training
description Esta pesquisa está situada no campo da Educação Infantil e tem por objetivo evidenciar concepções de gestoras de pré-escolas da Rede Municipal de Educação de São José do Rio Preto, município do interior paulista, sobre sua atuação no dia a dia das escolas e na formação continuada dos professores de Educação Infantil. O estudo busca apoio teórico em Lück (2009), Libâneo, Oliveira e Toschi (2007) e Paro (2003), que percebem a competência desses profissionais e a capacidade que os mesmos possuem em organizar, liderar e orientar as ações e os processos formativos. Na busca de um referencial teórico que discutisse o princípio da gestão democrática e a especificidade do trabalho da gestão na Educação Infantil, orientamo-nos pelos estudos de Kramer (2001, 2005), Kramer e Nunes (2007), Kramer, Nunes e Carvalho (2013) e Campos (2012). A pesquisa realiza um panorama histórico da Educação Infantil no Brasil, com base em Oliveira (2007, 2012), e aponta os aspectos legais da gestão democrática no Brasil com base nos documentos oficiais (BRASIL, 1988, 1990, 1996, 2009, 2014) que buscam garantir os avanços no atendimento às crianças pequenas no país. Desenvolvida numa abordagem qualitativa (ANDRÉ, 1991, 2013, LÜDKE; ANDRÉ, 1986), teve como procedimentos e instrumentos de coleta de dados a realização de entrevista semiestruturada com questões fechadas e abertas, com sete gestoras de escolas municipais de Educação Infantil. Contou, ainda, com o levantamento e estudo de documentos oficiais e legislações do município onde a pesquisa ocorreu. A descrição e a discussão dos dados foram realizadas por meio da análise das entrevistas. As perguntas e respostas foram organizadas em forma de quadros, extraindo alguns excertos das falas das participantes e referendando os mesmos com o referencial teórico desta pesquisa. Os resultados da pesquisa revelam que as gestoras possuem conhecimentos relativos à sua atuação profissional, reconhecem sua importância para a manutenção da formação continuada e organização do clima escolar; no entanto, sofrem com as dificuldades de falta de apoio pedagógico, manutenção dos prédios escolares, atribuições que não condizem com sua atuação profissional. Espera-se, por meio dos resultados obtidos com este estudo, subsidiar programas de formação inicial e continuada de gestores para a Educação Infantil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-02T13:43:38Z
2019-04-02T13:43:38Z
2019-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181321
000914532
33004153078P4
8634997953885976
url http://hdl.handle.net/11449/181321
identifier_str_mv 000914532
33004153078P4
8634997953885976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128805010669568