Equiparação de oportunidades no âmbito da educação superior e desafios da formação em psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leiva, Juliene de Cassia [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150668
Resumo: A pesquisa teve por objetivo geral compreender os desdobramentos da adoção de financiamento estudantil, considerando o desempenho acadêmico dos alunos e a trajetória dos egressos de um curso de formação de psicólogos em uma Universidade do interior paulista. Entre os objetivos específicos, foram estabelecidos: conhecer as características dos estudantes no curso, considerando as condições existentes para cursar a graduação, com destaque para a ocorrência de financiamento estudantil entre essas condições; analisar o desempenho acadêmico apresentado por alunos com e sem financiamento estudantil, a partir das notas obtidas nas disciplinas e descrever a trajetória profissional dos egressos que contaram com financiamento estudantil, bem como a dos que não contaram com esse recurso, desde quando finalizaram a graduação. Para tanto, foram considerados documentos referentes à organização do curso, questionários preenchidos por estudantes e por egressos, além dos registros do desempenho acadêmico por eles apresentado, disponíveis na instituição. Entre os resultados da pesquisa documental destaca-se o fato de que as disciplinas ligadas à pratica profissional apresentam carga horária significativamente maior que aquelas voltadas à fundamentação epistemológica e histórica, o que confirma a tendência evidenciada na literatura acerca da organização curricular na educação superior. Foi observada e discutida a participação da disciplina “Ética Profissional” nesse contexto, na medida em que esta deve ensejar e perpassar os diferentes eixos estruturantes estabelecidos para a formação de psicólogos, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A caracterização dos estudantes e egressos evidenciou a predominância de mulheres jovens, com relativa autonomia de moradia e locomoção, destacando-se a baixa participação de representantes de outra “cor/raça” entre eles. Quanto ao desempenho acadêmico observado, notou-se que este revela a individualidade dos estudantes ao longo do curso, sem diferenciação significativa quanto à natureza das disciplinas que compõem os eixos estruturantes em questão, embora muitas vezes as notas na disciplina Ética Profissional se mostrem acima das demais, sugerindo o seu isolamento em relação a elas. Verificou-se que o desempenho acadêmico dos estudantes que contaram com financiamento estudantil apresentou variabilidade, porém muitos se encontram entre os melhores da turma. Egressos relataram a ocorrência de transformações importantes em suas condições de vida após a graduação, especialmente o aumento da renda e a ampliação da rede social, mesmo nos casos em que o desempenho acadêmico era inferior ao da maior parte dos demais estudantes. Sendo assim, a análise da política que envolve o financiamento estudantil evidenciou a relevância da disponibilização de recursos para a realização do curso universitário, particularmente em se tratando da formação de profissionais que poderão atuar em uma diversidade de contextos, voltados para a implementação de cuidados na dimensão ética, como os psicólogos.
id UNSP_a48802663931812603eceb9777ba0863
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150668
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Equiparação de oportunidades no âmbito da educação superior e desafios da formação em psicologiaEqualization of opportunities in the field of higher education and challenges of psychology trainingEducação superiorEnsino superiorAnálise de políticas públicasEquiparação de oportunidadesFormação de psicólogosA pesquisa teve por objetivo geral compreender os desdobramentos da adoção de financiamento estudantil, considerando o desempenho acadêmico dos alunos e a trajetória dos egressos de um curso de formação de psicólogos em uma Universidade do interior paulista. Entre os objetivos específicos, foram estabelecidos: conhecer as características dos estudantes no curso, considerando as condições existentes para cursar a graduação, com destaque para a ocorrência de financiamento estudantil entre essas condições; analisar o desempenho acadêmico apresentado por alunos com e sem financiamento estudantil, a partir das notas obtidas nas disciplinas e descrever a trajetória profissional dos egressos que contaram com financiamento estudantil, bem como a dos que não contaram com esse recurso, desde quando finalizaram a graduação. Para tanto, foram considerados documentos referentes à organização do curso, questionários preenchidos por estudantes e por egressos, além dos registros do desempenho acadêmico por eles apresentado, disponíveis na instituição. Entre os resultados da pesquisa documental destaca-se o fato de que as disciplinas ligadas à pratica profissional apresentam carga horária significativamente maior que aquelas voltadas à fundamentação epistemológica e histórica, o que confirma a tendência evidenciada na literatura acerca da organização curricular na educação superior. Foi observada e discutida a participação da disciplina “Ética Profissional” nesse contexto, na medida em que esta deve ensejar e perpassar os diferentes eixos estruturantes estabelecidos para a formação de psicólogos, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A caracterização dos estudantes e egressos evidenciou a predominância de mulheres jovens, com relativa autonomia de moradia e locomoção, destacando-se a baixa participação de representantes de outra “cor/raça” entre eles. Quanto ao desempenho acadêmico observado, notou-se que este revela a individualidade dos estudantes ao longo do curso, sem diferenciação significativa quanto à natureza das disciplinas que compõem os eixos estruturantes em questão, embora muitas vezes as notas na disciplina Ética Profissional se mostrem acima das demais, sugerindo o seu isolamento em relação a elas. Verificou-se que o desempenho acadêmico dos estudantes que contaram com financiamento estudantil apresentou variabilidade, porém muitos se encontram entre os melhores da turma. Egressos relataram a ocorrência de transformações importantes em suas condições de vida após a graduação, especialmente o aumento da renda e a ampliação da rede social, mesmo nos casos em que o desempenho acadêmico era inferior ao da maior parte dos demais estudantes. Sendo assim, a análise da política que envolve o financiamento estudantil evidenciou a relevância da disponibilização de recursos para a realização do curso universitário, particularmente em se tratando da formação de profissionais que poderão atuar em uma diversidade de contextos, voltados para a implementação de cuidados na dimensão ética, como os psicólogos.The research has had as a general objective to understand the deployment of the adoption of student funding, considering the students‟ academic performance and the path tracked by graduate students from a psychology course at a university from the countryside of São Paulo state. Among the specific objectives, we established: to know the features of the students throughout the course (considering the existing conditions to take the course, giving special attention to the occurrence of students‟ funding to take the graduation course); to analyze the academic performance delivered by the students with and without students‟ funding according to the grades on the disciplines of the course; and to describe the professional path tracked not only by former students who counted on students‟ funding but also by former regular students, checking on their journey since their graduation. To do so, it was considered a pack of documents related to the organization of the course, questionnaires fulfilled by current and former students, and academic records from these students (available on the institution). According to the results of the documental research, we highlight the fact that the disciplines connected to the professional practice have a significant bigger workload than the ones related to epistemological and historical knowledge. This fact confirms the tendency that appeared in the literature about the organization of curricula in higher education. It was observed and discussed the participation in the discipline “Professional ethics” considering that this discipline must entice and pass through the different structural axes to the formation of psychologists according to the National Curricular Guidelines. The characterization of the current and former students made clear the predominance of female young individuals, with relative autonomy concerning dwelling and transportation, highlighting the low participation of students from other ethnicities among them. In relation to their academic performance, it was possible to notice that this variable reveals the individuality of the students throughout the course, with no significant difference of performance in the different disciplines, even though the grades in the discipline “Professional Ethics” is higher than the others are, suggesting its isolation in relation to them. It was verified that the academic performance of the students with funding showed variability, but lots of them were between the best students in the ranking. Former students reported the occurrence of important transformation in their life conditions after their graduation, specially their rise in income and enlargement of social network, even in the cases of students with poor academic performance. This way, the analysis of the policy that involves the students funding evidenced the relevance of providing resources to the accomplishment of graduation, particularly regarding the professionals who act in a diversity of contexts, who act towards the implementation of care in the ethical dimension as psychologists do.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leiva, Juliene de Cassia [UNESP]2017-05-16T19:23:15Z2017-05-16T19:23:15Z2017-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15066800088583433004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:09:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150668Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:09:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Equiparação de oportunidades no âmbito da educação superior e desafios da formação em psicologia
Equalization of opportunities in the field of higher education and challenges of psychology training
title Equiparação de oportunidades no âmbito da educação superior e desafios da formação em psicologia
spellingShingle Equiparação de oportunidades no âmbito da educação superior e desafios da formação em psicologia
Leiva, Juliene de Cassia [UNESP]
Educação superior
Ensino superior
Análise de políticas públicas
Equiparação de oportunidades
Formação de psicólogos
title_short Equiparação de oportunidades no âmbito da educação superior e desafios da formação em psicologia
title_full Equiparação de oportunidades no âmbito da educação superior e desafios da formação em psicologia
title_fullStr Equiparação de oportunidades no âmbito da educação superior e desafios da formação em psicologia
title_full_unstemmed Equiparação de oportunidades no âmbito da educação superior e desafios da formação em psicologia
title_sort Equiparação de oportunidades no âmbito da educação superior e desafios da formação em psicologia
author Leiva, Juliene de Cassia [UNESP]
author_facet Leiva, Juliene de Cassia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leiva, Juliene de Cassia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Ensino superior
Análise de políticas públicas
Equiparação de oportunidades
Formação de psicólogos
topic Educação superior
Ensino superior
Análise de políticas públicas
Equiparação de oportunidades
Formação de psicólogos
description A pesquisa teve por objetivo geral compreender os desdobramentos da adoção de financiamento estudantil, considerando o desempenho acadêmico dos alunos e a trajetória dos egressos de um curso de formação de psicólogos em uma Universidade do interior paulista. Entre os objetivos específicos, foram estabelecidos: conhecer as características dos estudantes no curso, considerando as condições existentes para cursar a graduação, com destaque para a ocorrência de financiamento estudantil entre essas condições; analisar o desempenho acadêmico apresentado por alunos com e sem financiamento estudantil, a partir das notas obtidas nas disciplinas e descrever a trajetória profissional dos egressos que contaram com financiamento estudantil, bem como a dos que não contaram com esse recurso, desde quando finalizaram a graduação. Para tanto, foram considerados documentos referentes à organização do curso, questionários preenchidos por estudantes e por egressos, além dos registros do desempenho acadêmico por eles apresentado, disponíveis na instituição. Entre os resultados da pesquisa documental destaca-se o fato de que as disciplinas ligadas à pratica profissional apresentam carga horária significativamente maior que aquelas voltadas à fundamentação epistemológica e histórica, o que confirma a tendência evidenciada na literatura acerca da organização curricular na educação superior. Foi observada e discutida a participação da disciplina “Ética Profissional” nesse contexto, na medida em que esta deve ensejar e perpassar os diferentes eixos estruturantes estabelecidos para a formação de psicólogos, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A caracterização dos estudantes e egressos evidenciou a predominância de mulheres jovens, com relativa autonomia de moradia e locomoção, destacando-se a baixa participação de representantes de outra “cor/raça” entre eles. Quanto ao desempenho acadêmico observado, notou-se que este revela a individualidade dos estudantes ao longo do curso, sem diferenciação significativa quanto à natureza das disciplinas que compõem os eixos estruturantes em questão, embora muitas vezes as notas na disciplina Ética Profissional se mostrem acima das demais, sugerindo o seu isolamento em relação a elas. Verificou-se que o desempenho acadêmico dos estudantes que contaram com financiamento estudantil apresentou variabilidade, porém muitos se encontram entre os melhores da turma. Egressos relataram a ocorrência de transformações importantes em suas condições de vida após a graduação, especialmente o aumento da renda e a ampliação da rede social, mesmo nos casos em que o desempenho acadêmico era inferior ao da maior parte dos demais estudantes. Sendo assim, a análise da política que envolve o financiamento estudantil evidenciou a relevância da disponibilização de recursos para a realização do curso universitário, particularmente em se tratando da formação de profissionais que poderão atuar em uma diversidade de contextos, voltados para a implementação de cuidados na dimensão ética, como os psicólogos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-16T19:23:15Z
2017-05-16T19:23:15Z
2017-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150668
000885834
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/150668
identifier_str_mv 000885834
33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649619135037440