A formação de professores de línguas em Teletandem: espaços para a reflexão do mediador em uma Comunidade de Prática
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244199 |
Resumo: | A presente pesquisa se insere no contexto do projeto “Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos” (TELLES; VASSALLO, 2006), em que falantes nativos ou proficientes de línguas estrangeiras distintas interagem regularmente por meio de recursos digitais de comunicação síncrona, a fim de ensinarem e aprenderem a língua um do outro, de forma que a parceria dos interagentes é guiada pelos princípios de igualdade, autonomia e reciprocidade (SALOMÃO; SILVA; DANIEL, 2009). Após a interação entre os aprendizes, ocorrem as sessões de mediação (VYGOTSKY, 2000; 2007), em que a partir de pressupostos vygotskianos, o mediador oferece auxílios aos pares menos competentes, promovendo espaços para a reflexão dos interagentes a respeito da própria prática (SALOMÃO, 2008). Tendo em vista que as mediações na Unesp de Araraquara são conduzidas por alunos de graduação em Letras e pós-graduação em Linguística (EVANGELISTA; SALOMÃO, 2019), o contexto do Teletandem coloca-se como propício para a formação de professores de línguas (VIEIRA-ABRAHÃO, 2010). Desta forma, a partir da atuação dos mediadores/professores em formação neste ambiente telecolaborativo, propôs-se a criação e desenvolvimento de uma Comunidade de Prática (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; WENGER; MCDERMOTT; SNYDER, 2002) de Teletandem (CdPT), visando investigar de que forma as interações entre os mediadores neste ambiente podem favorecer suas reflexões a respeito da prática mediadora e contribuir para sua formação como professores de línguas. Para isso, optou-se por uma metodologia qualitativa, de cunho interpretativista e base etnográfica (ANDRÉ, 1995; DÖRNYEI, 2007). Os dados coletados durante o segundo semestre de 2021, por instrumentos como questionário inicial, dinâmicas assíncronas e gravação das dinâmicas síncronas da CdPT, notas de campos e um questionário final com cada participante de pesquisa foram triangulados (BOGDAN; BIKLEN, 2006; MCDONOUGH; MCDONOUGH, 1997). Com os resultados obtidos, a partir de uma análise temática dedutiva (DÖRNYEI, 2007), foi possível compreender de que modo a CdPT se configurou a partir de pressupostos teóricos relativos ao conceito de Comunidades de Prática. Observaram-se as estruturas básicas de: a) domínio de conhecimento, que corresponde ao contexto de ensino e aprendizagem de línguas em Teletandem; b) comunidade composta pelos mediadores e professores de línguas em formação; e c) prática compartilhada relativa a atitudes e estratégias para a condução das mediações e atividades do Teletandem Araraquara. Ainda, os dados mostraram que o ambiente telecolaborativo, através da CdPT, permitiu reflexões a respeito do papel exercido pelo mediador e colaborou para a formação inicial de professores de línguas, a partir de uma perspectiva sociocultural (JOHNSON, 2009; JOHNSON; GOLOMBEK, 2011, 2016, 2018, 2020) e também reflexiva (SCHÖN, 1987, 2000; VAN MANEN, 1977), de modo a propiciar adaptações no projeto, como a reelaboração de ferramentas e reestruturação das sessões, principalmente no contexto on-line. A prática social desenvolvida neste espaço da CdPT permitiu que os mediadores pudessem atuar também como formadores de professores, por meio de um processo de mediação dialógica, em que scaffoldings (andaimes) foram oferecidos uns aos outros. |
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A formação de professores de línguas em Teletandem: espaços para a reflexão do mediador em uma Comunidade de PráticaLanguage teacher education in Teletandem: a locus to mediator's reflection through a Community of PracticeTeletandemMediadorFormação de ProfessoresComunidades de PráticaMediatorTeacher EducationCommunities of PracticeA presente pesquisa se insere no contexto do projeto “Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos” (TELLES; VASSALLO, 2006), em que falantes nativos ou proficientes de línguas estrangeiras distintas interagem regularmente por meio de recursos digitais de comunicação síncrona, a fim de ensinarem e aprenderem a língua um do outro, de forma que a parceria dos interagentes é guiada pelos princípios de igualdade, autonomia e reciprocidade (SALOMÃO; SILVA; DANIEL, 2009). Após a interação entre os aprendizes, ocorrem as sessões de mediação (VYGOTSKY, 2000; 2007), em que a partir de pressupostos vygotskianos, o mediador oferece auxílios aos pares menos competentes, promovendo espaços para a reflexão dos interagentes a respeito da própria prática (SALOMÃO, 2008). Tendo em vista que as mediações na Unesp de Araraquara são conduzidas por alunos de graduação em Letras e pós-graduação em Linguística (EVANGELISTA; SALOMÃO, 2019), o contexto do Teletandem coloca-se como propício para a formação de professores de línguas (VIEIRA-ABRAHÃO, 2010). Desta forma, a partir da atuação dos mediadores/professores em formação neste ambiente telecolaborativo, propôs-se a criação e desenvolvimento de uma Comunidade de Prática (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; WENGER; MCDERMOTT; SNYDER, 2002) de Teletandem (CdPT), visando investigar de que forma as interações entre os mediadores neste ambiente podem favorecer suas reflexões a respeito da prática mediadora e contribuir para sua formação como professores de línguas. Para isso, optou-se por uma metodologia qualitativa, de cunho interpretativista e base etnográfica (ANDRÉ, 1995; DÖRNYEI, 2007). Os dados coletados durante o segundo semestre de 2021, por instrumentos como questionário inicial, dinâmicas assíncronas e gravação das dinâmicas síncronas da CdPT, notas de campos e um questionário final com cada participante de pesquisa foram triangulados (BOGDAN; BIKLEN, 2006; MCDONOUGH; MCDONOUGH, 1997). Com os resultados obtidos, a partir de uma análise temática dedutiva (DÖRNYEI, 2007), foi possível compreender de que modo a CdPT se configurou a partir de pressupostos teóricos relativos ao conceito de Comunidades de Prática. Observaram-se as estruturas básicas de: a) domínio de conhecimento, que corresponde ao contexto de ensino e aprendizagem de línguas em Teletandem; b) comunidade composta pelos mediadores e professores de línguas em formação; e c) prática compartilhada relativa a atitudes e estratégias para a condução das mediações e atividades do Teletandem Araraquara. Ainda, os dados mostraram que o ambiente telecolaborativo, através da CdPT, permitiu reflexões a respeito do papel exercido pelo mediador e colaborou para a formação inicial de professores de línguas, a partir de uma perspectiva sociocultural (JOHNSON, 2009; JOHNSON; GOLOMBEK, 2011, 2016, 2018, 2020) e também reflexiva (SCHÖN, 1987, 2000; VAN MANEN, 1977), de modo a propiciar adaptações no projeto, como a reelaboração de ferramentas e reestruturação das sessões, principalmente no contexto on-line. A prática social desenvolvida neste espaço da CdPT permitiu que os mediadores pudessem atuar também como formadores de professores, por meio de um processo de mediação dialógica, em que scaffoldings (andaimes) foram oferecidos uns aos outros.This research is situated in the "Teletandem Brazil: Foreign languages for all" project (TELLES; VASSALLO, 2006), in which native or proficient speakers of different foreign languages interact regularly through synchronous digital communication resources in order to teach and learn each other's language, so that the partnerships are guided by the principles of equality, autonomy and reciprocity (SALOMÃO; SILVA; DANIEL, 2009). After the interaction between the learners, the mediation sessions occur (VYGOTSKY, 2000; 2007), based on Vygotskian assumptions, with the mediator offering help to less competent pairs, and promoting spaces for learners’ reflection about their own practice (SALOMÃO, 2008). Considering that mediations at Unesp Araraquara are conducted by undergraduate students in Languages and post-graduate students in Linguistics (EVANGELISTA; SALOMÃO, 2019), the Teletandem context is suitable for language teacher education (VIEIRA-ABRAHÃO, 2010). Thus, based on the performance of mediators/teachers in education in this telecollaborative environment, we proposed the creation and development of a Teletandem Community of Practice (CdPT) (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; WENGER; MCDERMOTT; SNYDER, 2002), aiming to investigate how the interactions among mediators in this environment can promote their reflections about the mediation practice and contribute to their education as language teachers. For this purpose, we opted for a qualitative, interpretative and ethnographic methodology (ANDRÉ, 1995; DÖRNYEI, 2007). The data collected on the second semester of 2021, through instruments such as an initial questionnaire, asynchronous dynamics and recordings of synchronous dynamics of the CdPT, research notes and a final questionnaire with each research participant were triangulated (BOGDAN; BIKLEN, 2006; MCDONOUGH; MCDONOUGH, 1997). Through the obtained results, from a deductive content analysis (DÖRNYEI, 2007), it was possible to understand how the CdPT was configured based on theoretical assumptions related to the concept of Communities of Practice. We could observe the basic structures such as: a) a domain of knowledge, which corresponds to the context of language teaching and learning in Teletandem; b) a community composed by mediators and language teachers in education; and c) a shared practice related to attitudes and strategies for the mediation sessions and activities of Teletandem Araraquara. Moreover, the data showed that the telecollaborative environment, through the CdPT, allowed reflections about the mediator’s role and contributed to language teacher education, from a sociocultural perspective (JOHNSON, 2009; JOHNSON; GOLOMBEK, 2011, 2016, 2018, 2020) and also a reflective perspective (SCHÖN, 1987, 2000; VAN MANEN, 1977), in which this context facilitated to yield adjustments for the project, such as the restructuring of tools and sessions, mainly in the online context. The social practice developed in this CdPT environment allowed mediators to also act as teacher educators, through a dialogical mediation process, in which scaffoldings were offered to each other.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES - Código de Financiamento 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salomão, Ana Cristina BiondoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Ana Luiza Guisso de2023-06-26T17:50:13Z2023-06-26T17:50:13Z2023-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24419933004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244199Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:04:13.143920Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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