O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Fernando Henrique [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151716
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a definição e propriedades de progressões geométricas de 2º grau, geralmente não trabalhadas no estudo de sequências numéricas, que é iniciado no 1º Ano do Ensino Médio. Para isto, é realizado um estudo de casos gerais para sequências e séries de números reais, para posteriormente, exibir aplicações do conceito no Ensino Médio. Inicialmente é apresentado ao aluno as definições e propriedades de sequências e séries, que requer um estudo mais aprofundado uma vez que é um assunto de maior complexidade para aplicação em turmas de ensino médio. Tais propriedades são utilizadas como ferramentas para o desenvolvimento posterior de progressões aritméticas e geométricas, tanto de 1ª como de 2ª ordem. Uma vez definidas as progressões, atividades sobre o assunto são aplicadas aos alunos para que os mesmos dissertem sobre suas facilidades e dificuldades encontradas na resolução.
id UNSP_a5653413630e57d078d44f4fc40a4ea4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151716
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médioThe teaching of geometric progression of second order in high schoolSequência de números reaisProgressões geométricas de segunda ordemEnsino médioReal number sequencesSecond order geometric progressionsHigh schoolO presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a definição e propriedades de progressões geométricas de 2º grau, geralmente não trabalhadas no estudo de sequências numéricas, que é iniciado no 1º Ano do Ensino Médio. Para isto, é realizado um estudo de casos gerais para sequências e séries de números reais, para posteriormente, exibir aplicações do conceito no Ensino Médio. Inicialmente é apresentado ao aluno as definições e propriedades de sequências e séries, que requer um estudo mais aprofundado uma vez que é um assunto de maior complexidade para aplicação em turmas de ensino médio. Tais propriedades são utilizadas como ferramentas para o desenvolvimento posterior de progressões aritméticas e geométricas, tanto de 1ª como de 2ª ordem. Uma vez definidas as progressões, atividades sobre o assunto são aplicadas aos alunos para que os mesmos dissertem sobre suas facilidades e dificuldades encontradas na resolução.The present work has as main objective to present the definition and properties of geometric progressions of 2nd degree, usually not worked in the study of numerical sequences, that is initiated in the 1st Year of High School. For this, a study of general cases for sequences and series of real numbers is carried out, later, to show applications of the concept in High School. Initially the definitions and properties of sequences and series are presented to the student, which requires a more in-depth study since it is a subject of greater complexity for application in high school classes. These properties are used as tools for the later development of arithmetic and geometric progressions, both 1st and 2nd order. Once the progressions are defined, activities on the subject are applied to the students so that they tell about their facilities and difficulties found in the resolution.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Meira, Suetônio de Almeida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Fernando Henrique [UNESP]2017-09-28T12:36:50Z2017-09-28T12:36:50Z2017-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15171600089249331075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-14T06:24:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151716Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:21:23.352044Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio
The teaching of geometric progression of second order in high school
title O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio
spellingShingle O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio
Lopes, Fernando Henrique [UNESP]
Sequência de números reais
Progressões geométricas de segunda ordem
Ensino médio
Real number sequences
Second order geometric progressions
High school
title_short O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio
title_full O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio
title_fullStr O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio
title_full_unstemmed O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio
title_sort O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio
author Lopes, Fernando Henrique [UNESP]
author_facet Lopes, Fernando Henrique [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meira, Suetônio de Almeida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Fernando Henrique [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência de números reais
Progressões geométricas de segunda ordem
Ensino médio
Real number sequences
Second order geometric progressions
High school
topic Sequência de números reais
Progressões geométricas de segunda ordem
Ensino médio
Real number sequences
Second order geometric progressions
High school
description O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a definição e propriedades de progressões geométricas de 2º grau, geralmente não trabalhadas no estudo de sequências numéricas, que é iniciado no 1º Ano do Ensino Médio. Para isto, é realizado um estudo de casos gerais para sequências e séries de números reais, para posteriormente, exibir aplicações do conceito no Ensino Médio. Inicialmente é apresentado ao aluno as definições e propriedades de sequências e séries, que requer um estudo mais aprofundado uma vez que é um assunto de maior complexidade para aplicação em turmas de ensino médio. Tais propriedades são utilizadas como ferramentas para o desenvolvimento posterior de progressões aritméticas e geométricas, tanto de 1ª como de 2ª ordem. Uma vez definidas as progressões, atividades sobre o assunto são aplicadas aos alunos para que os mesmos dissertem sobre suas facilidades e dificuldades encontradas na resolução.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-28T12:36:50Z
2017-09-28T12:36:50Z
2017-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151716
000892493
31075010001P2
url http://hdl.handle.net/11449/151716
identifier_str_mv 000892493
31075010001P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129192307458048