O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151716 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a definição e propriedades de progressões geométricas de 2º grau, geralmente não trabalhadas no estudo de sequências numéricas, que é iniciado no 1º Ano do Ensino Médio. Para isto, é realizado um estudo de casos gerais para sequências e séries de números reais, para posteriormente, exibir aplicações do conceito no Ensino Médio. Inicialmente é apresentado ao aluno as definições e propriedades de sequências e séries, que requer um estudo mais aprofundado uma vez que é um assunto de maior complexidade para aplicação em turmas de ensino médio. Tais propriedades são utilizadas como ferramentas para o desenvolvimento posterior de progressões aritméticas e geométricas, tanto de 1ª como de 2ª ordem. Uma vez definidas as progressões, atividades sobre o assunto são aplicadas aos alunos para que os mesmos dissertem sobre suas facilidades e dificuldades encontradas na resolução. |
id |
UNSP_a5653413630e57d078d44f4fc40a4ea4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/151716 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médioThe teaching of geometric progression of second order in high schoolSequência de números reaisProgressões geométricas de segunda ordemEnsino médioReal number sequencesSecond order geometric progressionsHigh schoolO presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a definição e propriedades de progressões geométricas de 2º grau, geralmente não trabalhadas no estudo de sequências numéricas, que é iniciado no 1º Ano do Ensino Médio. Para isto, é realizado um estudo de casos gerais para sequências e séries de números reais, para posteriormente, exibir aplicações do conceito no Ensino Médio. Inicialmente é apresentado ao aluno as definições e propriedades de sequências e séries, que requer um estudo mais aprofundado uma vez que é um assunto de maior complexidade para aplicação em turmas de ensino médio. Tais propriedades são utilizadas como ferramentas para o desenvolvimento posterior de progressões aritméticas e geométricas, tanto de 1ª como de 2ª ordem. Uma vez definidas as progressões, atividades sobre o assunto são aplicadas aos alunos para que os mesmos dissertem sobre suas facilidades e dificuldades encontradas na resolução.The present work has as main objective to present the definition and properties of geometric progressions of 2nd degree, usually not worked in the study of numerical sequences, that is initiated in the 1st Year of High School. For this, a study of general cases for sequences and series of real numbers is carried out, later, to show applications of the concept in High School. Initially the definitions and properties of sequences and series are presented to the student, which requires a more in-depth study since it is a subject of greater complexity for application in high school classes. These properties are used as tools for the later development of arithmetic and geometric progressions, both 1st and 2nd order. Once the progressions are defined, activities on the subject are applied to the students so that they tell about their facilities and difficulties found in the resolution.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Meira, Suetônio de Almeida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Fernando Henrique [UNESP]2017-09-28T12:36:50Z2017-09-28T12:36:50Z2017-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15171600089249331075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-14T06:24:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151716Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:21:23.352044Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio The teaching of geometric progression of second order in high school |
title |
O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio |
spellingShingle |
O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio Lopes, Fernando Henrique [UNESP] Sequência de números reais Progressões geométricas de segunda ordem Ensino médio Real number sequences Second order geometric progressions High school |
title_short |
O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio |
title_full |
O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio |
title_fullStr |
O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio |
title_sort |
O ensino de progressão geométrica de segunda ordem no ensino médio |
author |
Lopes, Fernando Henrique [UNESP] |
author_facet |
Lopes, Fernando Henrique [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meira, Suetônio de Almeida [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Fernando Henrique [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência de números reais Progressões geométricas de segunda ordem Ensino médio Real number sequences Second order geometric progressions High school |
topic |
Sequência de números reais Progressões geométricas de segunda ordem Ensino médio Real number sequences Second order geometric progressions High school |
description |
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a definição e propriedades de progressões geométricas de 2º grau, geralmente não trabalhadas no estudo de sequências numéricas, que é iniciado no 1º Ano do Ensino Médio. Para isto, é realizado um estudo de casos gerais para sequências e séries de números reais, para posteriormente, exibir aplicações do conceito no Ensino Médio. Inicialmente é apresentado ao aluno as definições e propriedades de sequências e séries, que requer um estudo mais aprofundado uma vez que é um assunto de maior complexidade para aplicação em turmas de ensino médio. Tais propriedades são utilizadas como ferramentas para o desenvolvimento posterior de progressões aritméticas e geométricas, tanto de 1ª como de 2ª ordem. Uma vez definidas as progressões, atividades sobre o assunto são aplicadas aos alunos para que os mesmos dissertem sobre suas facilidades e dificuldades encontradas na resolução. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-28T12:36:50Z 2017-09-28T12:36:50Z 2017-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/151716 000892493 31075010001P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/151716 |
identifier_str_mv |
000892493 31075010001P2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129192307458048 |