Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: desenvolvimento do letramento científico com ênfase na Astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D' Ara, Alexandra Gisbert Marques
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32742
Resumo: Alunos do 6o ano são observadores, curiosos e, no geral, se interessam por questões relacionadas ao mundo e à Astronomia. Por isso, nessa fase é importante que haja uma abordagem a respeito da história do conhecimento científico e da construção dele, destacando, principalmente, questões sobre o planeta Terra, sobre saúde, como a vacina, explicando que essas informações passaram por muitos cientistas e estudiosos até finalmente chegar à população como um conhecimento em que se pode confiar, embora, com a continuidade das pesquisas, correções possam ser feitas. Em um momento em que as redes sociais são utilizadas para espalhar inverdades e fake News, se faz necessário desenvolver noções básicas sobre o conhecimento científico, conhecimentos esses que se iniciam desde os primeiros anos e são reforçados e aprimorados no Ensino Fundamental II, uma vez que são importantes para que o cidadão construa seu letramento científico e tenha capacidade de tomar decisões em sociedade pautadas na Ciência. O presente trabalho teve como objetivo identificar como se deu o desenvolvimento do letramento científico de estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental a partir da realização de um conjunto de atividades práticas com ênfase em conhecimentos sobre Astronomia. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados obtidos na intervenção pedagógica realizada, levando-se em conta, sobretudo, a participação e interesse dos alunos, suas perguntas e respostas mais frequentes e o funcionamento das estratégias e recursos para os objetivos pretendidos. Nesse sentido, a análise dos dados foi feita com o Método da Cartografia, a partir da observação do funcionamento das atividades e da análise dos desenhos e textos produzidos pelas crianças. Como resultado, é possível descrever que os alunos se mostraram interessados e participativos, retornando às solicitações apresentando suas pesquisas individuais e cartas ilustradas direcionadas a outras crianças. Das 45 cartas pedagógicas escritas, que foram divididas quanto ao conteúdo abordado, 4 foram baseadas em conhecimentos científicos e tecnológicos e 37 utilizaram abordagem histórica, sendo que outras 4 utilizaram abordagem histórica apresentando conceitos equivocados. Dessa forma, a partir dos resultados, foi possível notar a potencialidade do ensino de Ciências no Ensino Fundamental para desenvolver o letramento científico, evidenciando-se a apropriação, pelos alunos, de conteúdos abordados durante todo o processo, que foram apresentados durante a intervenção e em seus desenhos e produções escritas.
id UFF-2_f593393647269ec2beeed8e6010b57d3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32742
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: desenvolvimento do letramento científico com ênfase na AstronomiaLetramento Científico, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas, Astronomia.Ensino da Ciências, Astronomia, Ciência, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino fundamentalScientific Literacy, Science Teaching, Active Methodologies, Astronomy.Alunos do 6o ano são observadores, curiosos e, no geral, se interessam por questões relacionadas ao mundo e à Astronomia. Por isso, nessa fase é importante que haja uma abordagem a respeito da história do conhecimento científico e da construção dele, destacando, principalmente, questões sobre o planeta Terra, sobre saúde, como a vacina, explicando que essas informações passaram por muitos cientistas e estudiosos até finalmente chegar à população como um conhecimento em que se pode confiar, embora, com a continuidade das pesquisas, correções possam ser feitas. Em um momento em que as redes sociais são utilizadas para espalhar inverdades e fake News, se faz necessário desenvolver noções básicas sobre o conhecimento científico, conhecimentos esses que se iniciam desde os primeiros anos e são reforçados e aprimorados no Ensino Fundamental II, uma vez que são importantes para que o cidadão construa seu letramento científico e tenha capacidade de tomar decisões em sociedade pautadas na Ciência. O presente trabalho teve como objetivo identificar como se deu o desenvolvimento do letramento científico de estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental a partir da realização de um conjunto de atividades práticas com ênfase em conhecimentos sobre Astronomia. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados obtidos na intervenção pedagógica realizada, levando-se em conta, sobretudo, a participação e interesse dos alunos, suas perguntas e respostas mais frequentes e o funcionamento das estratégias e recursos para os objetivos pretendidos. Nesse sentido, a análise dos dados foi feita com o Método da Cartografia, a partir da observação do funcionamento das atividades e da análise dos desenhos e textos produzidos pelas crianças. Como resultado, é possível descrever que os alunos se mostraram interessados e participativos, retornando às solicitações apresentando suas pesquisas individuais e cartas ilustradas direcionadas a outras crianças. Das 45 cartas pedagógicas escritas, que foram divididas quanto ao conteúdo abordado, 4 foram baseadas em conhecimentos científicos e tecnológicos e 37 utilizaram abordagem histórica, sendo que outras 4 utilizaram abordagem histórica apresentando conceitos equivocados. Dessa forma, a partir dos resultados, foi possível notar a potencialidade do ensino de Ciências no Ensino Fundamental para desenvolver o letramento científico, evidenciando-se a apropriação, pelos alunos, de conteúdos abordados durante todo o processo, que foram apresentados durante a intervenção e em seus desenhos e produções escritas.6th year students are observant, curious and, in general, interested in issues related to the world and Astronomy. Therefore, at this stage it is important that there is an approach to the history of scientific knowledge, its construction, highlighting mainly issues about planet Earth, about health, such as the vaccine, explaining that this information passed through many scientists and scholars until finally reach the population as knowledge that can be trusted, although, with continued research, corrections can be made. At a time when social networks are used to spread untruths and fake News, it is necessary to develop basic notions about scientific knowledge, knowledge that begins in the early years, is reinforced and improved in Elementary School II since it is important for citizens to build their scientific literacy and have the ability to make decisions in society based on Science. The present work aimed to identify how the development of scientific literacy among students in the 6th year of Elementary School took place, based on a set of practical activities with an emphasis on knowledge about Astronomy.A qualitative analysis of the data obtained in the pedagogical intervention carried out was carried out, taking into account, above all, the participation and interest of the students, their most frequent questions and answers and the functioning of the strategies and resources for the intended objectives. In this sense, data analysis was carried out using the cartography method, based on observation of the functioning of activities and analysis of drawings and texts produced by children. As a result, it is possible to describe that the students were interested and participative, returning to the requests presenting their individual research and illustrated letters, directed to other children. Of the 45 pedagogical letters written, which were divided according to the content covered, 4 were based on scientific and technological knowledge and 37 used a historical approach, with another 4 using a historical approach resenting mistaken concepts. Thus, from the results, it was possible to note the potential of teaching Science in Elementary School to develop scientific literacy, highlighting the appropriation, by students, of content covered throughout the process, which were expressed during the intervention and in his drawings and written roductions.68 p.Chinelli, Maura VenturaCid, Alberto SilvaSilva, Rafael Ferreira daD' Ara, Alexandra Gisbert Marques2024-03-28T18:33:27Z2024-03-28T18:33:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfD’ ARA, Alexandra Gisbert Marques. Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: desenvolvimento do letramento científico com ênfase na Astronomia. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32742CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-28T18:33:30Zoai:app.uff.br:1/32742Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-03-28T18:33:30Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: desenvolvimento do letramento científico com ênfase na Astronomia
title Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: desenvolvimento do letramento científico com ênfase na Astronomia
spellingShingle Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: desenvolvimento do letramento científico com ênfase na Astronomia
D' Ara, Alexandra Gisbert Marques
Letramento Científico, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas, Astronomia.
Ensino da Ciências, Astronomia, Ciência, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino fundamental
Scientific Literacy, Science Teaching, Active Methodologies, Astronomy.
title_short Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: desenvolvimento do letramento científico com ênfase na Astronomia
title_full Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: desenvolvimento do letramento científico com ênfase na Astronomia
title_fullStr Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: desenvolvimento do letramento científico com ênfase na Astronomia
title_full_unstemmed Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: desenvolvimento do letramento científico com ênfase na Astronomia
title_sort Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: desenvolvimento do letramento científico com ênfase na Astronomia
author D' Ara, Alexandra Gisbert Marques
author_facet D' Ara, Alexandra Gisbert Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chinelli, Maura Ventura
Cid, Alberto Silva
Silva, Rafael Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv D' Ara, Alexandra Gisbert Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Científico, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas, Astronomia.
Ensino da Ciências, Astronomia, Ciência, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino fundamental
Scientific Literacy, Science Teaching, Active Methodologies, Astronomy.
topic Letramento Científico, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas, Astronomia.
Ensino da Ciências, Astronomia, Ciência, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino fundamental
Scientific Literacy, Science Teaching, Active Methodologies, Astronomy.
description Alunos do 6o ano são observadores, curiosos e, no geral, se interessam por questões relacionadas ao mundo e à Astronomia. Por isso, nessa fase é importante que haja uma abordagem a respeito da história do conhecimento científico e da construção dele, destacando, principalmente, questões sobre o planeta Terra, sobre saúde, como a vacina, explicando que essas informações passaram por muitos cientistas e estudiosos até finalmente chegar à população como um conhecimento em que se pode confiar, embora, com a continuidade das pesquisas, correções possam ser feitas. Em um momento em que as redes sociais são utilizadas para espalhar inverdades e fake News, se faz necessário desenvolver noções básicas sobre o conhecimento científico, conhecimentos esses que se iniciam desde os primeiros anos e são reforçados e aprimorados no Ensino Fundamental II, uma vez que são importantes para que o cidadão construa seu letramento científico e tenha capacidade de tomar decisões em sociedade pautadas na Ciência. O presente trabalho teve como objetivo identificar como se deu o desenvolvimento do letramento científico de estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental a partir da realização de um conjunto de atividades práticas com ênfase em conhecimentos sobre Astronomia. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados obtidos na intervenção pedagógica realizada, levando-se em conta, sobretudo, a participação e interesse dos alunos, suas perguntas e respostas mais frequentes e o funcionamento das estratégias e recursos para os objetivos pretendidos. Nesse sentido, a análise dos dados foi feita com o Método da Cartografia, a partir da observação do funcionamento das atividades e da análise dos desenhos e textos produzidos pelas crianças. Como resultado, é possível descrever que os alunos se mostraram interessados e participativos, retornando às solicitações apresentando suas pesquisas individuais e cartas ilustradas direcionadas a outras crianças. Das 45 cartas pedagógicas escritas, que foram divididas quanto ao conteúdo abordado, 4 foram baseadas em conhecimentos científicos e tecnológicos e 37 utilizaram abordagem histórica, sendo que outras 4 utilizaram abordagem histórica apresentando conceitos equivocados. Dessa forma, a partir dos resultados, foi possível notar a potencialidade do ensino de Ciências no Ensino Fundamental para desenvolver o letramento científico, evidenciando-se a apropriação, pelos alunos, de conteúdos abordados durante todo o processo, que foram apresentados durante a intervenção e em seus desenhos e produções escritas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-28T18:33:27Z
2024-03-28T18:33:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv D’ ARA, Alexandra Gisbert Marques. Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: desenvolvimento do letramento científico com ênfase na Astronomia. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32742
identifier_str_mv D’ ARA, Alexandra Gisbert Marques. Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: desenvolvimento do letramento científico com ênfase na Astronomia. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053584514285568