Narrativas de mediação pedagógica junto a um aluno com TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Murilo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252517
Resumo: Na busca da compreensão das próprias experiências de um educador em formação enquanto estudante de Pedagogia e profissional da Educação Infantil, este estudo objetivou escrever uma narrativa de autoanálise da própria atuação como mediador pedagógico de um aluno com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma pesquisa que constitui-se em uma narrativa com aplicação reflexiva que apresenta-se em três seções: na primeira, houve um levantamento teórico sobre a criança com Transtorno do Espectro Autista em uma sala de aula da Educação Infantil; na segunda, há a descrição do contexto de atuação do mediador de um aluno com Transtorno do Espectro Autista em uma escola privada; e na terceira, uma análise à luz da literatura sobre pontos positivos e lacunas a serem preenchidas a respeito da atuação do profissional que acompanha aluno com Transtorno do Espectro Autista. O estudo proporcionou reflexões sobre a própria prática pedagógica do professor em formação atuando como mediador pedagógico em práticas inclusivas e demonstrou necessidades formativas para que cada vez mais a escola esteja preparada para esse público-alvo da Educação Especial.
id UNSP_a70f5e7fa17aa2f4215646a13fe63a9b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252517
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Narrativas de mediação pedagógica junto a um aluno com TEAPedagogical mediation narratives with a student with ASDTranstorno do Espectro AutistaEducação infantilMediação pedagógicaAutism Spectrum DesorderEarly childhood educationPedagogical mediationNa busca da compreensão das próprias experiências de um educador em formação enquanto estudante de Pedagogia e profissional da Educação Infantil, este estudo objetivou escrever uma narrativa de autoanálise da própria atuação como mediador pedagógico de um aluno com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma pesquisa que constitui-se em uma narrativa com aplicação reflexiva que apresenta-se em três seções: na primeira, houve um levantamento teórico sobre a criança com Transtorno do Espectro Autista em uma sala de aula da Educação Infantil; na segunda, há a descrição do contexto de atuação do mediador de um aluno com Transtorno do Espectro Autista em uma escola privada; e na terceira, uma análise à luz da literatura sobre pontos positivos e lacunas a serem preenchidas a respeito da atuação do profissional que acompanha aluno com Transtorno do Espectro Autista. O estudo proporcionou reflexões sobre a própria prática pedagógica do professor em formação atuando como mediador pedagógico em práticas inclusivas e demonstrou necessidades formativas para que cada vez mais a escola esteja preparada para esse público-alvo da Educação Especial.In search of understanding the own experiences of an educator in training as a Pedagogy student and Early Childhood Education professional, this study aimed to write a self-analysis narrative of his own role as a pedagogical mediator for a student with Autism Spectrum Disorder. This is research that consists of a narrative with reflective application that is presented in three sections: in the first, there was a theoretical survey on children with Autism Spectrum Disorder in an Early Childhood Education classroom; in the second, there is a description of the context in which the mediator works for a student with Autism Spectrum Disorder in a private school; and in the third, an analysis in light of the literature on positive points and gaps to be filled regarding the role of professionals who accompany students with Autism Spectrum Disorder. The study provided reflections on the pedagogical practice of the teacher in training acting as a pedagogical mediator in inclusive practices and demonstrated training needs so that the school is increasingly prepared for this target audience of Special Education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bergamin, Aletéia CristinaResende, Murilo2024-01-09T11:19:13Z2024-01-09T11:19:13Z2023-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRESENDE, Murilo. Narrativas de mediação pedagógica junto a um Aluno com TEA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252517porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-10T06:18:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252517Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-10T06:18:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de mediação pedagógica junto a um aluno com TEA
Pedagogical mediation narratives with a student with ASD
title Narrativas de mediação pedagógica junto a um aluno com TEA
spellingShingle Narrativas de mediação pedagógica junto a um aluno com TEA
Resende, Murilo
Transtorno do Espectro Autista
Educação infantil
Mediação pedagógica
Autism Spectrum Desorder
Early childhood education
Pedagogical mediation
title_short Narrativas de mediação pedagógica junto a um aluno com TEA
title_full Narrativas de mediação pedagógica junto a um aluno com TEA
title_fullStr Narrativas de mediação pedagógica junto a um aluno com TEA
title_full_unstemmed Narrativas de mediação pedagógica junto a um aluno com TEA
title_sort Narrativas de mediação pedagógica junto a um aluno com TEA
author Resende, Murilo
author_facet Resende, Murilo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bergamin, Aletéia Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Murilo
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista
Educação infantil
Mediação pedagógica
Autism Spectrum Desorder
Early childhood education
Pedagogical mediation
topic Transtorno do Espectro Autista
Educação infantil
Mediação pedagógica
Autism Spectrum Desorder
Early childhood education
Pedagogical mediation
description Na busca da compreensão das próprias experiências de um educador em formação enquanto estudante de Pedagogia e profissional da Educação Infantil, este estudo objetivou escrever uma narrativa de autoanálise da própria atuação como mediador pedagógico de um aluno com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma pesquisa que constitui-se em uma narrativa com aplicação reflexiva que apresenta-se em três seções: na primeira, houve um levantamento teórico sobre a criança com Transtorno do Espectro Autista em uma sala de aula da Educação Infantil; na segunda, há a descrição do contexto de atuação do mediador de um aluno com Transtorno do Espectro Autista em uma escola privada; e na terceira, uma análise à luz da literatura sobre pontos positivos e lacunas a serem preenchidas a respeito da atuação do profissional que acompanha aluno com Transtorno do Espectro Autista. O estudo proporcionou reflexões sobre a própria prática pedagógica do professor em formação atuando como mediador pedagógico em práticas inclusivas e demonstrou necessidades formativas para que cada vez mais a escola esteja preparada para esse público-alvo da Educação Especial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24
2024-01-09T11:19:13Z
2024-01-09T11:19:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RESENDE, Murilo. Narrativas de mediação pedagógica junto a um Aluno com TEA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252517
identifier_str_mv RESENDE, Murilo. Narrativas de mediação pedagógica junto a um Aluno com TEA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650108787523584