Data driven culture como estratégia organizacional: estudo de caso em outsourcing do setor de desenvolvimento de sistemas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256812 |
Resumo: | No atual ambiente de mercado, a competição é impulsionada pelo avanço tecnológico, especialmente no setor de serviços, onde empresas inovadoras baseadas em tecnologia, estão cada vez mais presentes. Nesse contexto, dados organizacionais resultam em inteligência organizacional, ao serem utilizados como insumos em ferramentas tecnológicas que auxiliam a tomada de decisões organizacionais. Essa tendência, pode afetar todos os setores de uma organização, fazendo com que a cultura organizacional (CO) também atue como instrumento de orientação no processo de reconhecimento, armazenamento, recuperação e uso dos dados como insumos organizacionais, se tornando uma cultura organizacional orientada a dados ou data driven culture (DDC). Nesta perspectiva, a pesquisa, motivada pelos desafios dos complexos processos organizacionais e suas relações, aparentemente simplificados por ofertas ao mercado de soluções que desconsideram tal complexidade e a subjetividade de cada organização, se dividiu em três partes: se propondo a (a) Levantar e analisar bibliografia sobre a DDC, assim como, sobre o fluxo selecionado para exemplificar a descoberta de conhecimento em bancos de dados, denominado Knowledge Discovery in Databases (KDD), para então, (b) Elaborar um modelo de gestão do conhecimento (GC) organizacional em conceito, que relacione o suporte oferecido pela DDC ao processo KDD para assim, (c) Caracterizar a organização pesquisada, percebendo proximidades entre o processo de GC utilizado por ela e o modelo conceitual elaborado nesta pesquisa. Para este último objetivo específico, metodologicamente, a pesquisa qualitativa recorreu ao estudo de caso, onde empregou a observação direta extensiva representada por questionários de perguntas fechadas em escala de opiniões na Escala de Likert e a observação direta intensiva, representada pela observação sistemática não participante da vida real e pela entrevista estruturada. Intentando o seu objetivo geral, que tem em vista verificar se a organização pesquisada utiliza a DDC como estratégia organizacional. Contudo, o modelo conceitual elaborado não representou a estrutura de GC percebida na empresa, todavia, o envolvimento da mesma em um ecossistema de desenvolvimento de trabalho que abarca outras organizações e muita tecnologia, cria um ambiente favorável ao desenvolvimento e aplicação de um arranjo sistemático de assessoramento para o desenvolvimento e manutenção da GC na organização orientada a dados e informações suportada por uma DDC. |
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Data driven culture como estratégia organizacional: estudo de caso em outsourcing do setor de desenvolvimento de sistemasData-driven culture as an organizational strategy: a case study in outsourcing in the systems development sectorData driven cultureCultura organizacionalPlanejamento estratégicoOrganizational cultureStrategic planningNo atual ambiente de mercado, a competição é impulsionada pelo avanço tecnológico, especialmente no setor de serviços, onde empresas inovadoras baseadas em tecnologia, estão cada vez mais presentes. Nesse contexto, dados organizacionais resultam em inteligência organizacional, ao serem utilizados como insumos em ferramentas tecnológicas que auxiliam a tomada de decisões organizacionais. Essa tendência, pode afetar todos os setores de uma organização, fazendo com que a cultura organizacional (CO) também atue como instrumento de orientação no processo de reconhecimento, armazenamento, recuperação e uso dos dados como insumos organizacionais, se tornando uma cultura organizacional orientada a dados ou data driven culture (DDC). Nesta perspectiva, a pesquisa, motivada pelos desafios dos complexos processos organizacionais e suas relações, aparentemente simplificados por ofertas ao mercado de soluções que desconsideram tal complexidade e a subjetividade de cada organização, se dividiu em três partes: se propondo a (a) Levantar e analisar bibliografia sobre a DDC, assim como, sobre o fluxo selecionado para exemplificar a descoberta de conhecimento em bancos de dados, denominado Knowledge Discovery in Databases (KDD), para então, (b) Elaborar um modelo de gestão do conhecimento (GC) organizacional em conceito, que relacione o suporte oferecido pela DDC ao processo KDD para assim, (c) Caracterizar a organização pesquisada, percebendo proximidades entre o processo de GC utilizado por ela e o modelo conceitual elaborado nesta pesquisa. Para este último objetivo específico, metodologicamente, a pesquisa qualitativa recorreu ao estudo de caso, onde empregou a observação direta extensiva representada por questionários de perguntas fechadas em escala de opiniões na Escala de Likert e a observação direta intensiva, representada pela observação sistemática não participante da vida real e pela entrevista estruturada. Intentando o seu objetivo geral, que tem em vista verificar se a organização pesquisada utiliza a DDC como estratégia organizacional. Contudo, o modelo conceitual elaborado não representou a estrutura de GC percebida na empresa, todavia, o envolvimento da mesma em um ecossistema de desenvolvimento de trabalho que abarca outras organizações e muita tecnologia, cria um ambiente favorável ao desenvolvimento e aplicação de um arranjo sistemático de assessoramento para o desenvolvimento e manutenção da GC na organização orientada a dados e informações suportada por uma DDC.In the current market environment, competition is driven by technological advancement, especially in the service sector, where innovative technology-based companies are increasingly present. In this context, organizational data results in organizational intelligence when used as inputs in technological tools that assist organizational decision-making. This trend can affect all sectors of an organization, making organizational culture (OC) also act as a guiding instrument in the process of recognizing, storing, retrieving, and using data as organizational inputs, thus becoming a data-driven culture (DDC). From this perspective, the research, motivated by the challenges of complex organizational processes and their relationships, which are seemingly simplified by market solutions that disregard such complexity and the subjectivity of each organization, was divided into three parts: aiming to (a) Survey and analyze the literature on DDC, as well as the flow selected to exemplify knowledge discovery in databases, called Knowledge Discovery in Databases (KDD), then (b) Develop a conceptual organizational knowledge management (KM) model that relates the support offered by DDC to the KDD process, and thus, (c) Characterize the researched organization, identifying similarities between its KM process and the conceptual model developed in this research. For this final specific objective, methodologically, the qualitative research resorted to a case study, employing extensive direct observation represented by closed-question questionnaires on a Likert scale and intensive direct observation represented by systematic non-participant observation of real life and structured interviews. Aiming for its general objective, which seeks to verify whether the researched organization uses DDC as an organizational strategy. However, the conceptual model developed did not represent the KM structure perceived in the company; nevertheless, its involvement in a work development ecosystem that encompasses other organizations and a lot of technology creates a favorable environment for the development and application of a systematic advisory arrangement for the development and maintenance of KM in the data-driven and information-supported organization by a DDC.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jorge, Carlos Francisco Bitencourt [UNESP]Marques, Beatriz de Souza Fermino Miranda [UNESP]2024-07-29T17:24:46Z2024-07-29T17:24:46Z2024-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARQUES, Beatriz de Souza Fermino Miranda. Data driven culture como estratégia organizacional: estudo de caso em outsourcing do setor de desenvolvimento de sistemas. 2024. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25681233004110043P47848706388897751porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-30T07:25:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256812Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:00:15.470505Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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