Diversidade religiosa e formação de professores de ciências: uma discussão em Habermas e um caso no ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Hernani Luiz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=5976&titulo=Diversidade%20religiosa%20e%20forma%E7%E3o%20de%20professores%20de%20ci%EAncias:%20uma%20discuss%E3o%20em%20Habermas%20e%20um%20caso%20no%20ensino%20de%20F%EDsica
http://hdl.handle.net/11449/135230
Resumo: This article brings a discussion of the implications of religious diversity on science education as well as on teacher education. To orientate our discussion, we adopt as framework the ideas of German philosopher Jürgen Habermas on the political relationship that should govern relations between a naturalistic culture and different religious cultures. We also present a research with future teachers of physics, which aimed at investigating the positions taken by the future teachers towards non scientific models presented by students about the origins of the universe. We tried to identify, especially, the expectation of these future teachers would demonstrated about the contributing of the lifting of such models in class by students. We were able to find that most of them believe that the manifestation of these ideas could bring contributions to the discussion in the classroom. We also found that teaching practices based on communication, questioning and dialogue of the undergraduate course done by the prospective teachers has generated an ownership by the undergraduates of these practices and their potential application in other situations and other discussions, including inter-religious.
id UNSP_a866a6e98a94b0543f7f152bb14653a2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135230
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diversidade religiosa e formação de professores de ciências: uma discussão em Habermas e um caso no ensino de FísicaReligious diversity and teacher education: a discussion based in Habermas’s views and a case at physics teachingReligious diversityScience educationTeacher educationCommunicative competenceDiversidade religiosaEnsino de ciênciasFormação de professoresCompetência comunicativaThis article brings a discussion of the implications of religious diversity on science education as well as on teacher education. To orientate our discussion, we adopt as framework the ideas of German philosopher Jürgen Habermas on the political relationship that should govern relations between a naturalistic culture and different religious cultures. We also present a research with future teachers of physics, which aimed at investigating the positions taken by the future teachers towards non scientific models presented by students about the origins of the universe. We tried to identify, especially, the expectation of these future teachers would demonstrated about the contributing of the lifting of such models in class by students. We were able to find that most of them believe that the manifestation of these ideas could bring contributions to the discussion in the classroom. We also found that teaching practices based on communication, questioning and dialogue of the undergraduate course done by the prospective teachers has generated an ownership by the undergraduates of these practices and their potential application in other situations and other discussions, including inter-religious.Neste artigo, propomos uma discussão sobre as implicações da diversidade religiosa no ensino de ciências, bem como sobre a formação de professores de ciências. Baseamo-nos, para tanto, nas reflexões do filósofo alemão Jürgen Habermas sobre o relacionamento político que deve regular as relações entre uma cultura secularizada e as diversas culturas religiosas. Também apresentamos uma pesquisa feita com futuros professores de Física, na qual investigamos as posturas adotadas por estes futuros profissionais diante de modelos não científicos (religiosos) apresentados por alunos sobre as origens do Universo. Buscou-se identificar, principalmente, a expectativa que tais futuros professores demonstravam quanto à contribuição (ou não) do levantamento de tais modelos durante a aula por parte dos alunos. Tivemos a oportunidade de constatar que a maioria deles acredita que a manifestação dessas concepções poderia trazer contribuições para a discussão em sala de aula. Também verificamos que práticas pedagógicas baseadas na comunicação, no questionamento e no diálogo, em disciplinas do curso de licenciatura concluído pelos futuros professores, têm gerado uma apropriação destas práticas por parte dos licenciandos, e sua potencial aplicação em outras situações e discussões, inclusive interreligiosas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Hernani LuizCamargo, Eder Pires de [UNESP]2016-03-02T13:00:17Z2016-03-02T13:00:17Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-15application/pdfhttp://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=5976&titulo=Diversidade%20religiosa%20e%20forma%E7%E3o%20de%20professores%20de%20ci%EAncias:%20uma%20discuss%E3o%20em%20Habermas%20e%20um%20caso%20no%20ensino%20de%20F%EDsicaRevista Iberoamericana de Educación, v. 62, n. 1, p. 1-15, 2013.1681-5653http://hdl.handle.net/11449/135230ISSN1681-5653-2013-62-01-01-15.pdf3417921730250572Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Iberoamericana de Educacióninfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-02T06:09:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135230Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-02T06:09:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade religiosa e formação de professores de ciências: uma discussão em Habermas e um caso no ensino de Física
Religious diversity and teacher education: a discussion based in Habermas’s views and a case at physics teaching
title Diversidade religiosa e formação de professores de ciências: uma discussão em Habermas e um caso no ensino de Física
spellingShingle Diversidade religiosa e formação de professores de ciências: uma discussão em Habermas e um caso no ensino de Física
Azevedo, Hernani Luiz
Religious diversity
Science education
Teacher education
Communicative competence
Diversidade religiosa
Ensino de ciências
Formação de professores
Competência comunicativa
title_short Diversidade religiosa e formação de professores de ciências: uma discussão em Habermas e um caso no ensino de Física
title_full Diversidade religiosa e formação de professores de ciências: uma discussão em Habermas e um caso no ensino de Física
title_fullStr Diversidade religiosa e formação de professores de ciências: uma discussão em Habermas e um caso no ensino de Física
title_full_unstemmed Diversidade religiosa e formação de professores de ciências: uma discussão em Habermas e um caso no ensino de Física
title_sort Diversidade religiosa e formação de professores de ciências: uma discussão em Habermas e um caso no ensino de Física
author Azevedo, Hernani Luiz
author_facet Azevedo, Hernani Luiz
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author_role author
author2 Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Hernani Luiz
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Religious diversity
Science education
Teacher education
Communicative competence
Diversidade religiosa
Ensino de ciências
Formação de professores
Competência comunicativa
topic Religious diversity
Science education
Teacher education
Communicative competence
Diversidade religiosa
Ensino de ciências
Formação de professores
Competência comunicativa
description This article brings a discussion of the implications of religious diversity on science education as well as on teacher education. To orientate our discussion, we adopt as framework the ideas of German philosopher Jürgen Habermas on the political relationship that should govern relations between a naturalistic culture and different religious cultures. We also present a research with future teachers of physics, which aimed at investigating the positions taken by the future teachers towards non scientific models presented by students about the origins of the universe. We tried to identify, especially, the expectation of these future teachers would demonstrated about the contributing of the lifting of such models in class by students. We were able to find that most of them believe that the manifestation of these ideas could bring contributions to the discussion in the classroom. We also found that teaching practices based on communication, questioning and dialogue of the undergraduate course done by the prospective teachers has generated an ownership by the undergraduates of these practices and their potential application in other situations and other discussions, including inter-religious.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-03-02T13:00:17Z
2016-03-02T13:00:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=5976&titulo=Diversidade%20religiosa%20e%20forma%E7%E3o%20de%20professores%20de%20ci%EAncias:%20uma%20discuss%E3o%20em%20Habermas%20e%20um%20caso%20no%20ensino%20de%20F%EDsica
Revista Iberoamericana de Educación, v. 62, n. 1, p. 1-15, 2013.
1681-5653
http://hdl.handle.net/11449/135230
ISSN1681-5653-2013-62-01-01-15.pdf
3417921730250572
url http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=5976&titulo=Diversidade%20religiosa%20e%20forma%E7%E3o%20de%20professores%20de%20ci%EAncias:%20uma%20discuss%E3o%20em%20Habermas%20e%20um%20caso%20no%20ensino%20de%20F%EDsica
http://hdl.handle.net/11449/135230
identifier_str_mv Revista Iberoamericana de Educación, v. 62, n. 1, p. 1-15, 2013.
1681-5653
ISSN1681-5653-2013-62-01-01-15.pdf
3417921730250572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Educación
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-15
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649597294247936