Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Marcos Conforti da [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89582
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo estudar o senso crítico em estudantes de graduação da 2ª série do curso de Marketing. Partindo de respostas comportamentais mensuráveis, elaborou-se e foi aplicado um questionário na amostra contemplada. A fundamentação teórica que serviu como linha de base ao desenvolvimento das idéias aqui contidas, levou em conta as referências ao tema nas obras de alguns autores de várias áreas do conhecimento, especialmente as Ciências Sociais, Psicologia, Direito Contratual (clássicos), Educação e Filosofia, do século XVIII ao XXI. Após esta pesquisa, a problematização do tema toma novos contornos mais definidos para o autor: há que se levar em conta metas e projetos individuais, para o estudo da motivação humana relacionada a uma atitude academicamente crítica, projetos estes que devem nortear a atitude científica dos estudantes e suas próprias relações interpessoais dentro e fora da academia. Ressalta-se ainda, a necessidade da ampliação do tema no que se refere à vida emocional dos indivíduos, estudantes e professores, envolvidos no processo ensino-aprendizagem, além da essencial visão dos universos simbólicos imbricados em toda relação humana, integrantes da rede de influências sociais, com ênfase nas informações atualmente disponíveis, das quais o ser humano é autor/diretor/ator/consumidor, podendo ser, além disso, agente crítico.
id UNSP_a86a318adff5015ebeeb1928f649d4a6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89582
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketingPesquisa motivacional (Marketing)CidadaniaProfessores e alunosSocial sciencesCitizenshipTeacher-student relationshipEsta pesquisa tem como objetivo estudar o senso crítico em estudantes de graduação da 2ª série do curso de Marketing. Partindo de respostas comportamentais mensuráveis, elaborou-se e foi aplicado um questionário na amostra contemplada. A fundamentação teórica que serviu como linha de base ao desenvolvimento das idéias aqui contidas, levou em conta as referências ao tema nas obras de alguns autores de várias áreas do conhecimento, especialmente as Ciências Sociais, Psicologia, Direito Contratual (clássicos), Educação e Filosofia, do século XVIII ao XXI. Após esta pesquisa, a problematização do tema toma novos contornos mais definidos para o autor: há que se levar em conta metas e projetos individuais, para o estudo da motivação humana relacionada a uma atitude academicamente crítica, projetos estes que devem nortear a atitude científica dos estudantes e suas próprias relações interpessoais dentro e fora da academia. Ressalta-se ainda, a necessidade da ampliação do tema no que se refere à vida emocional dos indivíduos, estudantes e professores, envolvidos no processo ensino-aprendizagem, além da essencial visão dos universos simbólicos imbricados em toda relação humana, integrantes da rede de influências sociais, com ênfase nas informações atualmente disponíveis, das quais o ser humano é autor/diretor/ator/consumidor, podendo ser, além disso, agente crítico.This research is intended for studying the critical sense among college students on the second grade of Marketing course. Starting from measurable behavioral answers, a questionnaire on the sample collected was elaborated and applied. The theoretical foundations used as basis to the development of the ideas herein contained has considered the references to the theme on the works of some authors from a number of knowledge areas, specially Social Sciences, Psychology, Contractual Law (classics), Education and Philosophy from de 17th to the 21 th century. The approach adopted in this study takes into account concepts specifically from the Behaviorist Psychology and Anthroposophic Psychology, for they allow amore comprehensive view of the human subjectivity and objectification in the concrete world through willingness. After the present research, the theme and its problematical has made itself clearer to the author. It is paramount to consider goals and individual projects to the study of the human motivation related to an attitude academically critical, since such projects must guide the student's scientific attitude and their own interpersonal relations inside and outside school. It is also highlighted the necessity to amplify the theme with regard to the emotional life of those involved on the teaching-learning process, as well as the essential view of the symbolical universes associated to every human relation and constituent of the social influences network, emphasizing the information currently available, with the human being as author/ actor/consumer and also critical agent.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lépine, Claude [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Marcos Conforti da [UNESP]2014-06-11T19:24:06Z2014-06-11T19:24:06Z2004-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 f. : il. color., graf., tab. estat. + anexoapplication/pdfFONSECA, Marcos Conforti da. Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing. 2004. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004.http://hdl.handle.net/11449/89582000327169fonseca_mc_me_mar.pdf33004110042P8Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:42:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89582Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:42:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing
title Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing
spellingShingle Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing
Fonseca, Marcos Conforti da [UNESP]
Pesquisa motivacional (Marketing)
Cidadania
Professores e alunos
Social sciences
Citizenship
Teacher-student relationship
title_short Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing
title_full Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing
title_fullStr Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing
title_full_unstemmed Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing
title_sort Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing
author Fonseca, Marcos Conforti da [UNESP]
author_facet Fonseca, Marcos Conforti da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lépine, Claude [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Marcos Conforti da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa motivacional (Marketing)
Cidadania
Professores e alunos
Social sciences
Citizenship
Teacher-student relationship
topic Pesquisa motivacional (Marketing)
Cidadania
Professores e alunos
Social sciences
Citizenship
Teacher-student relationship
description Esta pesquisa tem como objetivo estudar o senso crítico em estudantes de graduação da 2ª série do curso de Marketing. Partindo de respostas comportamentais mensuráveis, elaborou-se e foi aplicado um questionário na amostra contemplada. A fundamentação teórica que serviu como linha de base ao desenvolvimento das idéias aqui contidas, levou em conta as referências ao tema nas obras de alguns autores de várias áreas do conhecimento, especialmente as Ciências Sociais, Psicologia, Direito Contratual (clássicos), Educação e Filosofia, do século XVIII ao XXI. Após esta pesquisa, a problematização do tema toma novos contornos mais definidos para o autor: há que se levar em conta metas e projetos individuais, para o estudo da motivação humana relacionada a uma atitude academicamente crítica, projetos estes que devem nortear a atitude científica dos estudantes e suas próprias relações interpessoais dentro e fora da academia. Ressalta-se ainda, a necessidade da ampliação do tema no que se refere à vida emocional dos indivíduos, estudantes e professores, envolvidos no processo ensino-aprendizagem, além da essencial visão dos universos simbólicos imbricados em toda relação humana, integrantes da rede de influências sociais, com ênfase nas informações atualmente disponíveis, das quais o ser humano é autor/diretor/ator/consumidor, podendo ser, além disso, agente crítico.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-11-26
2014-06-11T19:24:06Z
2014-06-11T19:24:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Marcos Conforti da. Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing. 2004. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/89582
000327169
fonseca_mc_me_mar.pdf
33004110042P8
identifier_str_mv FONSECA, Marcos Conforti da. Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing. 2004. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004.
000327169
fonseca_mc_me_mar.pdf
33004110042P8
url http://hdl.handle.net/11449/89582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 f. : il. color., graf., tab. estat. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128107533565952