Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/89582 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo estudar o senso crítico em estudantes de graduação da 2ª série do curso de Marketing. Partindo de respostas comportamentais mensuráveis, elaborou-se e foi aplicado um questionário na amostra contemplada. A fundamentação teórica que serviu como linha de base ao desenvolvimento das idéias aqui contidas, levou em conta as referências ao tema nas obras de alguns autores de várias áreas do conhecimento, especialmente as Ciências Sociais, Psicologia, Direito Contratual (clássicos), Educação e Filosofia, do século XVIII ao XXI. Após esta pesquisa, a problematização do tema toma novos contornos mais definidos para o autor: há que se levar em conta metas e projetos individuais, para o estudo da motivação humana relacionada a uma atitude academicamente crítica, projetos estes que devem nortear a atitude científica dos estudantes e suas próprias relações interpessoais dentro e fora da academia. Ressalta-se ainda, a necessidade da ampliação do tema no que se refere à vida emocional dos indivíduos, estudantes e professores, envolvidos no processo ensino-aprendizagem, além da essencial visão dos universos simbólicos imbricados em toda relação humana, integrantes da rede de influências sociais, com ênfase nas informações atualmente disponíveis, das quais o ser humano é autor/diretor/ator/consumidor, podendo ser, além disso, agente crítico. |
id |
UNSP_a86a318adff5015ebeeb1928f649d4a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/89582 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketingPesquisa motivacional (Marketing)CidadaniaProfessores e alunosSocial sciencesCitizenshipTeacher-student relationshipEsta pesquisa tem como objetivo estudar o senso crítico em estudantes de graduação da 2ª série do curso de Marketing. Partindo de respostas comportamentais mensuráveis, elaborou-se e foi aplicado um questionário na amostra contemplada. A fundamentação teórica que serviu como linha de base ao desenvolvimento das idéias aqui contidas, levou em conta as referências ao tema nas obras de alguns autores de várias áreas do conhecimento, especialmente as Ciências Sociais, Psicologia, Direito Contratual (clássicos), Educação e Filosofia, do século XVIII ao XXI. Após esta pesquisa, a problematização do tema toma novos contornos mais definidos para o autor: há que se levar em conta metas e projetos individuais, para o estudo da motivação humana relacionada a uma atitude academicamente crítica, projetos estes que devem nortear a atitude científica dos estudantes e suas próprias relações interpessoais dentro e fora da academia. Ressalta-se ainda, a necessidade da ampliação do tema no que se refere à vida emocional dos indivíduos, estudantes e professores, envolvidos no processo ensino-aprendizagem, além da essencial visão dos universos simbólicos imbricados em toda relação humana, integrantes da rede de influências sociais, com ênfase nas informações atualmente disponíveis, das quais o ser humano é autor/diretor/ator/consumidor, podendo ser, além disso, agente crítico.This research is intended for studying the critical sense among college students on the second grade of Marketing course. Starting from measurable behavioral answers, a questionnaire on the sample collected was elaborated and applied. The theoretical foundations used as basis to the development of the ideas herein contained has considered the references to the theme on the works of some authors from a number of knowledge areas, specially Social Sciences, Psychology, Contractual Law (classics), Education and Philosophy from de 17th to the 21 th century. The approach adopted in this study takes into account concepts specifically from the Behaviorist Psychology and Anthroposophic Psychology, for they allow amore comprehensive view of the human subjectivity and objectification in the concrete world through willingness. After the present research, the theme and its problematical has made itself clearer to the author. It is paramount to consider goals and individual projects to the study of the human motivation related to an attitude academically critical, since such projects must guide the student's scientific attitude and their own interpersonal relations inside and outside school. It is also highlighted the necessity to amplify the theme with regard to the emotional life of those involved on the teaching-learning process, as well as the essential view of the symbolical universes associated to every human relation and constituent of the social influences network, emphasizing the information currently available, with the human being as author/ actor/consumer and also critical agent.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lépine, Claude [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Marcos Conforti da [UNESP]2014-06-11T19:24:06Z2014-06-11T19:24:06Z2004-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 f. : il. color., graf., tab. estat. + anexoapplication/pdfFONSECA, Marcos Conforti da. Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing. 2004. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004.http://hdl.handle.net/11449/89582000327169fonseca_mc_me_mar.pdf33004110042P8Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:42:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89582Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:42:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing |
title |
Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing |
spellingShingle |
Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing Fonseca, Marcos Conforti da [UNESP] Pesquisa motivacional (Marketing) Cidadania Professores e alunos Social sciences Citizenship Teacher-student relationship |
title_short |
Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing |
title_full |
Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing |
title_fullStr |
Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing |
title_full_unstemmed |
Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing |
title_sort |
Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing |
author |
Fonseca, Marcos Conforti da [UNESP] |
author_facet |
Fonseca, Marcos Conforti da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lépine, Claude [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Marcos Conforti da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa motivacional (Marketing) Cidadania Professores e alunos Social sciences Citizenship Teacher-student relationship |
topic |
Pesquisa motivacional (Marketing) Cidadania Professores e alunos Social sciences Citizenship Teacher-student relationship |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo estudar o senso crítico em estudantes de graduação da 2ª série do curso de Marketing. Partindo de respostas comportamentais mensuráveis, elaborou-se e foi aplicado um questionário na amostra contemplada. A fundamentação teórica que serviu como linha de base ao desenvolvimento das idéias aqui contidas, levou em conta as referências ao tema nas obras de alguns autores de várias áreas do conhecimento, especialmente as Ciências Sociais, Psicologia, Direito Contratual (clássicos), Educação e Filosofia, do século XVIII ao XXI. Após esta pesquisa, a problematização do tema toma novos contornos mais definidos para o autor: há que se levar em conta metas e projetos individuais, para o estudo da motivação humana relacionada a uma atitude academicamente crítica, projetos estes que devem nortear a atitude científica dos estudantes e suas próprias relações interpessoais dentro e fora da academia. Ressalta-se ainda, a necessidade da ampliação do tema no que se refere à vida emocional dos indivíduos, estudantes e professores, envolvidos no processo ensino-aprendizagem, além da essencial visão dos universos simbólicos imbricados em toda relação humana, integrantes da rede de influências sociais, com ênfase nas informações atualmente disponíveis, das quais o ser humano é autor/diretor/ator/consumidor, podendo ser, além disso, agente crítico. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-11-26 2014-06-11T19:24:06Z 2014-06-11T19:24:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, Marcos Conforti da. Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing. 2004. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004. http://hdl.handle.net/11449/89582 000327169 fonseca_mc_me_mar.pdf 33004110042P8 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Marcos Conforti da. Senso crítico em estudantes de administração de empresas com habilitação em marketing. 2004. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004. 000327169 fonseca_mc_me_mar.pdf 33004110042P8 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/89582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
141 f. : il. color., graf., tab. estat. + anexo application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128107533565952 |