Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300013
http://hdl.handle.net/11449/212806
Resumo: The traditional model of teacher education has been reviewed, for analyzing the need of a greater participation of the teacher in this process, as professional and also as an individual. Under this view, the use of projective techniques may constitute a useful procedure to be used on the teacher education programs. They were used in an in-service Environmental Education program directed to elementary school teachers. In this paper, this experience is presented and the possibilities that this procedure may offers in terms of teacher education are discussed from analysis of reports held by the teachers attending the program.
id UNSP_a87dd47de34ffc0bcc78a44f4702c6d6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212806
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivasA teacher training for environmental education using projective techniquesteacher educationenvironmental educationprojective techniquesvalues clarificationformação docenteeducação ambientaltécnicas projetivasclarificação de valoresThe traditional model of teacher education has been reviewed, for analyzing the need of a greater participation of the teacher in this process, as professional and also as an individual. Under this view, the use of projective techniques may constitute a useful procedure to be used on the teacher education programs. They were used in an in-service Environmental Education program directed to elementary school teachers. In this paper, this experience is presented and the possibilities that this procedure may offers in terms of teacher education are discussed from analysis of reports held by the teachers attending the program.Atualmente o modelo clássico de formação docente tem sido revisto, discutindo-se a necessidade de um processo que permita maior participação do professor, como profissional e como pessoa. Nesse sentido o uso de técnicas projetivas pode se constituir em um procedimento útil a ser empregado nas propostas de formação. Elas foram utilizadas em um curso de formação contínua sobre Educação Ambiental, destinado a professores das séries iniciais do ensino fundamental. Neste trabalho apresento essa experiência, discutindo possibilidades que esse procedimento pode oferecer em termos da formação docente, a partir da análise de relatos feitos pelos professores participantes do curso.Universidade Estadual Paulista, Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista, Instituto de BiociênciasUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]2021-07-14T10:45:30Z2021-07-14T10:45:30Z2005-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article433-440application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300013Paidéia (Ribeirão Preto). Ribeirão Preto, SP, Brazil: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, v. 15, n. 32, p. 433-440, 2005.0103-863X1982-4327http://hdl.handle.net/11449/21280610.1590/S0103-863X2005000300013S0103-863X2005000300013S0103-863X2005000300013.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPaidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T06:07:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212806Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:36:27.981597Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas
A teacher training for environmental education using projective techniques
title Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas
spellingShingle Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
teacher education
environmental education
projective techniques
values clarification
formação docente
educação ambiental
técnicas projetivas
clarificação de valores
title_short Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas
title_full Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas
title_fullStr Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas
title_full_unstemmed Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas
title_sort Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas
author Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
author_facet Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv teacher education
environmental education
projective techniques
values clarification
formação docente
educação ambiental
técnicas projetivas
clarificação de valores
topic teacher education
environmental education
projective techniques
values clarification
formação docente
educação ambiental
técnicas projetivas
clarificação de valores
description The traditional model of teacher education has been reviewed, for analyzing the need of a greater participation of the teacher in this process, as professional and also as an individual. Under this view, the use of projective techniques may constitute a useful procedure to be used on the teacher education programs. They were used in an in-service Environmental Education program directed to elementary school teachers. In this paper, this experience is presented and the possibilities that this procedure may offers in terms of teacher education are discussed from analysis of reports held by the teachers attending the program.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12
2021-07-14T10:45:30Z
2021-07-14T10:45:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300013
Paidéia (Ribeirão Preto). Ribeirão Preto, SP, Brazil: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, v. 15, n. 32, p. 433-440, 2005.
0103-863X
1982-4327
http://hdl.handle.net/11449/212806
10.1590/S0103-863X2005000300013
S0103-863X2005000300013
S0103-863X2005000300013.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300013
http://hdl.handle.net/11449/212806
identifier_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto). Ribeirão Preto, SP, Brazil: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, v. 15, n. 32, p. 433-440, 2005.
0103-863X
1982-4327
10.1590/S0103-863X2005000300013
S0103-863X2005000300013
S0103-863X2005000300013.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 433-440
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128539789099008