Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300013 http://hdl.handle.net/11449/212806 |
Resumo: | The traditional model of teacher education has been reviewed, for analyzing the need of a greater participation of the teacher in this process, as professional and also as an individual. Under this view, the use of projective techniques may constitute a useful procedure to be used on the teacher education programs. They were used in an in-service Environmental Education program directed to elementary school teachers. In this paper, this experience is presented and the possibilities that this procedure may offers in terms of teacher education are discussed from analysis of reports held by the teachers attending the program. |
id |
UNSP_a87dd47de34ffc0bcc78a44f4702c6d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/212806 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivasA teacher training for environmental education using projective techniquesteacher educationenvironmental educationprojective techniquesvalues clarificationformação docenteeducação ambientaltécnicas projetivasclarificação de valoresThe traditional model of teacher education has been reviewed, for analyzing the need of a greater participation of the teacher in this process, as professional and also as an individual. Under this view, the use of projective techniques may constitute a useful procedure to be used on the teacher education programs. They were used in an in-service Environmental Education program directed to elementary school teachers. In this paper, this experience is presented and the possibilities that this procedure may offers in terms of teacher education are discussed from analysis of reports held by the teachers attending the program.Atualmente o modelo clássico de formação docente tem sido revisto, discutindo-se a necessidade de um processo que permita maior participação do professor, como profissional e como pessoa. Nesse sentido o uso de técnicas projetivas pode se constituir em um procedimento útil a ser empregado nas propostas de formação. Elas foram utilizadas em um curso de formação contínua sobre Educação Ambiental, destinado a professores das séries iniciais do ensino fundamental. Neste trabalho apresento essa experiência, discutindo possibilidades que esse procedimento pode oferecer em termos da formação docente, a partir da análise de relatos feitos pelos professores participantes do curso.Universidade Estadual Paulista, Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista, Instituto de BiociênciasUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]2021-07-14T10:45:30Z2021-07-14T10:45:30Z2005-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article433-440application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300013Paidéia (Ribeirão Preto). Ribeirão Preto, SP, Brazil: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, v. 15, n. 32, p. 433-440, 2005.0103-863X1982-4327http://hdl.handle.net/11449/21280610.1590/S0103-863X2005000300013S0103-863X2005000300013S0103-863X2005000300013.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPaidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T06:07:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212806Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:36:27.981597Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas A teacher training for environmental education using projective techniques |
title |
Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas |
spellingShingle |
Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] teacher education environmental education projective techniques values clarification formação docente educação ambiental técnicas projetivas clarificação de valores |
title_short |
Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas |
title_full |
Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas |
title_fullStr |
Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas |
title_full_unstemmed |
Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas |
title_sort |
Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas |
author |
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] |
author_facet |
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teacher education environmental education projective techniques values clarification formação docente educação ambiental técnicas projetivas clarificação de valores |
topic |
teacher education environmental education projective techniques values clarification formação docente educação ambiental técnicas projetivas clarificação de valores |
description |
The traditional model of teacher education has been reviewed, for analyzing the need of a greater participation of the teacher in this process, as professional and also as an individual. Under this view, the use of projective techniques may constitute a useful procedure to be used on the teacher education programs. They were used in an in-service Environmental Education program directed to elementary school teachers. In this paper, this experience is presented and the possibilities that this procedure may offers in terms of teacher education are discussed from analysis of reports held by the teachers attending the program. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12 2021-07-14T10:45:30Z 2021-07-14T10:45:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300013 Paidéia (Ribeirão Preto). Ribeirão Preto, SP, Brazil: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, v. 15, n. 32, p. 433-440, 2005. 0103-863X 1982-4327 http://hdl.handle.net/11449/212806 10.1590/S0103-863X2005000300013 S0103-863X2005000300013 S0103-863X2005000300013.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300013 http://hdl.handle.net/11449/212806 |
identifier_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto). Ribeirão Preto, SP, Brazil: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, v. 15, n. 32, p. 433-440, 2005. 0103-863X 1982-4327 10.1590/S0103-863X2005000300013 S0103-863X2005000300013 S0103-863X2005000300013.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
433-440 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128539789099008 |