Efeito de um programa educacional promovendo a prática regular de exercício físico em indivíduos com osteoartrite de joelho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Messias Rodrigues da [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144260
Resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos de um programa educacional promovendo a prática regular de exercícios físicos sobre a capacidade física, capacidade funcional e nível de atividade física diária de indivíduos com osteoartrite (OA) de joelho. Duzentos e trinta e nove pacientes da rede pública, de ambos os sexos, com diagnóstico de OA primária ou secundária de joelho, classificados como Grau I a IV de Kelgreen e Lawrence, e com indicação de tratamento clínico da OA foram distribuídos aleatoriamente em grupo intervenção (GI; n = 112) e controle (GC; n = 127). Todos os voluntários do GI e GC foram submetidos à avaliação da capacidade física (teste isocinético e teste de caminhada de 6 min - TC6), capacidade funcional (teste de subir e descer escadas, teste de sentar e levantar 5 vezes e Time Up and Go) e nível de atividade física diária (IPAQ versão curta), antes (pré), durante (6 meses) e após (12 meses) o período de seguimento. Após 6 meses de seguimento, o GI demonstrou melhora significativa (P < 0,05) na performance dos testes de subir e descer escadas (19%), sentar e levantar da cadeira (30%) e Time Up and Go (32,5%), bem como redução no índice de massa corpórea (P < 0,05), as quais se mantiveram após 12 meses seguimento. Também houve aumento no percentual de indivíduos muito ativos e ativos, bem como redução no percentual de indivíduos sedentários no GI ao longo do seguimento (P < 0,05). Dentre os testes funcionais, o GC melhorou apenas a performance para subir e descer escadas (12%, P < 0,05) após 6 meses de seguimento, mas a mesma não se manteve após 12 meses de seguimento. Também foi observado aumento no percentual de indivíduos muito ativos no GC ao longo do seguimento, porém este aumento foi de menor magnitude à observada no GI. Não foi observada alteração na capacidade muscular, capacidade aeróbia e flexibilidade após 12 meses de seguimento em ambos os grupos. Estes resultados sugerem que um programa educacional promovendo a prática regular de exercícios físicos pode ser efetivo para melhora da capacidade funcional de indivíduos com OA de joelho.
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Duzentos e trinta e nove pacientes da rede pública, de ambos os sexos, com diagnóstico de OA primária ou secundária de joelho, classificados como Grau I a IV de Kelgreen e Lawrence, e com indicação de tratamento clínico da OA foram distribuídos aleatoriamente em grupo intervenção (GI; n = 112) e controle (GC; n = 127). Todos os voluntários do GI e GC foram submetidos à avaliação da capacidade física (teste isocinético e teste de caminhada de 6 min - TC6), capacidade funcional (teste de subir e descer escadas, teste de sentar e levantar 5 vezes e Time Up and Go) e nível de atividade física diária (IPAQ versão curta), antes (pré), durante (6 meses) e após (12 meses) o período de seguimento. Após 6 meses de seguimento, o GI demonstrou melhora significativa (P < 0,05) na performance dos testes de subir e descer escadas (19%), sentar e levantar da cadeira (30%) e Time Up and Go (32,5%), bem como redução no índice de massa corpórea (P < 0,05), as quais se mantiveram após 12 meses seguimento. Também houve aumento no percentual de indivíduos muito ativos e ativos, bem como redução no percentual de indivíduos sedentários no GI ao longo do seguimento (P < 0,05). Dentre os testes funcionais, o GC melhorou apenas a performance para subir e descer escadas (12%, P < 0,05) após 6 meses de seguimento, mas a mesma não se manteve após 12 meses de seguimento. Também foi observado aumento no percentual de indivíduos muito ativos no GC ao longo do seguimento, porém este aumento foi de menor magnitude à observada no GI. Não foi observada alteração na capacidade muscular, capacidade aeróbia e flexibilidade após 12 meses de seguimento em ambos os grupos. Estes resultados sugerem que um programa educacional promovendo a prática regular de exercícios físicos pode ser efetivo para melhora da capacidade funcional de indivíduos com OA de joelho.The purpose of present study was to investigate the effects of an educational program emphasizing the regular practice of physical exercise on physical fitness, functional capacity and daily living physical activity levels in patients with knee osteoarthritis (OA). Two hundred and thirty-nine patients of the public health system (male and female), with primary or secondary knee OA (degree I to IV in the Kelgreen and Lawrence scale), and with indication for OA clinical treatment was randomly allocated in intervention (IG; n = 112) and control group (CG; n = 127). All subjects of both groups underwent assessment of physical fitness (isokinetic and six minute walking tests), functional capacity (seat-to-stand, stair climbing and Time Up and Go tests) and daily living physical activity (IPAQ short version), before (pre), during (6 month) and after (12 month) the follow-up. During 6 month of follow-up, the IG showed significant improvements (P < 0,05) on stair climbing (19%), seat-to-stand (30%) and Time Up and Go (32,5%) tests, as well as reduction on body mass index (P < 0,05), which were maintained during the 12 month of follow-up. There was also an increase in the percentage of actives and very actives subjects, as well as a reduction in the percentage of sedentary subjects in the IG during follow-up (P < 0,05). The CG improved only the stair climbing tests during the 6 month follow-up (12%, P < 0,05), but the improvement was not maintained during the 12 month of follow-up. There was also an increase in the percentage of very actives subjects in GC during follow-up; however, this increase was lower than the observed in the IG. There was no significant improvements on muscular capacity, aerobic capacity and flexibility during the 2 month follow-up in both groups. These results suggest that an educational program promoting the regular practice of physical exercise may be an effective tool for improving functional capacity in patients with knee OA.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ciolac, Emmanuel Gomes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, José Messias Rodrigues da [UNESP]2016-09-30T18:16:34Z2016-09-30T18:16:34Z2016-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14426000087337433004137062P003235738091938320000-0002-2397-8162porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-07T06:15:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144260Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:39:55.949190Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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