Concepções de adolescentes sobre a escola: do risco à proteção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Luciene dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92314
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado se insere na Linha de Pesquisa “Processos Formativos, Diferença e Valores, que tem se preocupado em realizar estudos interdisciplinares sobre processos formativos históricos, culturais, sócio-educativos e psicológicos implicados na produção de práticas educativas, e de forma particular, em uma vertente comprometida com aspectos da sexualidade infanto-juvenil, desenvolvimento humano e situação de risco pessoal e social, inclusão/exclusão social e escolar nos processos educativos ligada aos estudos realizados no LDH – Laboratório de Desenvolvimento Humano da FCT/UNESP. A pesquisa tem como objeto de estudo as percepções de adolescentes estudantes de escolas públicas de Presidente Prudente, com idade entre 14 e 18 anos, acerca de escola em que estudam. Considerando os poucos estudos que relacionem a construção de mecanismos de resiliência em adolescentes com processos escolares, acredita-se que olhar para a perspectiva do próprio sujeito em questão se faz necessário para compreender a forma como este sujeito tem atribuído sentidos a estes processos e os impactos causados por eles em sua constituição subjetiva. Estudos como este podem contribuir para a reflexão sobre a forma como a escola tem agido na vida dos adolescentes, especialmente aqueles que vivem expostos a situações adversas, e pensar nesta instituição enquanto um espaço propício para o desenvolvimento de processos de resiliência nestes indivíduos. Foram enfatizados os aspectos relacionados às experiências e relacionamentos vivenciados entre os adolescentes e os profissionais da escola, bem como entre eles e seus pares; suas percepções e sentimentos com relação ao seu rendimento escolar; as expectativas depositadas na escola e nos estudos relativamente aos seus projetos de vida e suas percepções acerca do ambiente escolar...
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