Formação profissional contínua do professor de matemática: necessidades da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrarezi, Luciana Aparecida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/250795
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo identificar as necessidades formativas de um grupo de professores de matemática participantes do Programa de Formação Continuada Teia do Saber. Para o levantamento de necessidades utilizamos a aplicação de um questionário junto a um grupo de 224 professores e a análise dos planos de ação, que são relatórios entregues ao final do curso. Os professores pesquisados pertencem à região de Taquaritinga, Jaboticabal e Catanduva. Com os dados organizados em tabelas e gráficos, o procedimento de análise das necessidades foi de natureza quantitativa e qualitativa do tipo Análise de Conteúdo para investigação e interpretação de documentos. Os dados apontam como necessidades principais dos professores a aprendizagem de conteúdos específicos de matemática com o propósito de ensiná-los e a apropriação de metodologias de ensino adequadas às clientelas e aos conteúdos. Em relação a demandas originárias da diversidade das características dos alunos, as necessidades detectadas referem-se ao trato com a indisciplina, às abordagens sobre as drogas, às doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e violência. Esse apontamento de necessidades poderá contribuir com processos de formação continuada que efetivamente auxiliem o professor a melhor se situar em sua tarefa profissional.
id UNSP_a93b8ce33504b902a41dba994c33c5d7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250795
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação profissional contínua do professor de matemática: necessidades da prática docenteContinuing professional training for mathematics teachers: needs for teaching practiceSaber docenteFormação continuada de professorNecessidades de formaçãoLevantamento de necessidadesAnálise de necessidadesTeacher’s knowledgeTeacher’s continued formationFormation needsRising of needsAnalysis of needsEste trabalho de pesquisa teve como objetivo identificar as necessidades formativas de um grupo de professores de matemática participantes do Programa de Formação Continuada Teia do Saber. Para o levantamento de necessidades utilizamos a aplicação de um questionário junto a um grupo de 224 professores e a análise dos planos de ação, que são relatórios entregues ao final do curso. Os professores pesquisados pertencem à região de Taquaritinga, Jaboticabal e Catanduva. Com os dados organizados em tabelas e gráficos, o procedimento de análise das necessidades foi de natureza quantitativa e qualitativa do tipo Análise de Conteúdo para investigação e interpretação de documentos. Os dados apontam como necessidades principais dos professores a aprendizagem de conteúdos específicos de matemática com o propósito de ensiná-los e a apropriação de metodologias de ensino adequadas às clientelas e aos conteúdos. Em relação a demandas originárias da diversidade das características dos alunos, as necessidades detectadas referem-se ao trato com a indisciplina, às abordagens sobre as drogas, às doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e violência. Esse apontamento de necessidades poderá contribuir com processos de formação continuada que efetivamente auxiliem o professor a melhor se situar em sua tarefa profissional.This research work had as objective to identify the formative needs of a group of mathematics teacher participants of the the Continued Formation Program Teia do Saber. For the rising of needs we used the application of a questionnaire with a group of 224 teachers and the analysis of Action Plans, which are reports handed in the end of the course. The teachers belong to the area of Taquaritinga, Jaboticabal and Catanduva. With the data organized in tables and graphs, the procedure of analysis of the needs was of quantitative and qualitative nature, approaching Content Analysis to investigate and interpret documents. The data show as the teachers' main needs the learning of specific contents of mathematics with the purpose of teaching them and the appropriation of teaching methodologies adapted to the clienteles and the contents. In relation to original demands of the diversity of the students' characteristics, the detected needs refer to the treatment with indiscipline, to the approaches on drugs, to sexually-transmitted diseases, pregnancy in the adolescence and violence. That note of needs can contribute with processes of continuous formation that indeed aid the teacher to locate in your professional task in a better way.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do CarmoRomanatto, Mauro CarlosFerrarezi, Luciana Aparecida2023-09-28T15:49:08Z2023-09-28T15:49:08Z2010-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25079527002115330006590000-0002-9822-7013porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:22:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250795Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:49:24.740878Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional contínua do professor de matemática: necessidades da prática docente
Continuing professional training for mathematics teachers: needs for teaching practice
title Formação profissional contínua do professor de matemática: necessidades da prática docente
spellingShingle Formação profissional contínua do professor de matemática: necessidades da prática docente
Ferrarezi, Luciana Aparecida
Saber docente
Formação continuada de professor
Necessidades de formação
Levantamento de necessidades
Análise de necessidades
Teacher’s knowledge
Teacher’s continued formation
Formation needs
Rising of needs
Analysis of needs
title_short Formação profissional contínua do professor de matemática: necessidades da prática docente
title_full Formação profissional contínua do professor de matemática: necessidades da prática docente
title_fullStr Formação profissional contínua do professor de matemática: necessidades da prática docente
title_full_unstemmed Formação profissional contínua do professor de matemática: necessidades da prática docente
title_sort Formação profissional contínua do professor de matemática: necessidades da prática docente
author Ferrarezi, Luciana Aparecida
author_facet Ferrarezi, Luciana Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Inforsato, Edson do Carmo
Romanatto, Mauro Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrarezi, Luciana Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Saber docente
Formação continuada de professor
Necessidades de formação
Levantamento de necessidades
Análise de necessidades
Teacher’s knowledge
Teacher’s continued formation
Formation needs
Rising of needs
Analysis of needs
topic Saber docente
Formação continuada de professor
Necessidades de formação
Levantamento de necessidades
Análise de necessidades
Teacher’s knowledge
Teacher’s continued formation
Formation needs
Rising of needs
Analysis of needs
description Este trabalho de pesquisa teve como objetivo identificar as necessidades formativas de um grupo de professores de matemática participantes do Programa de Formação Continuada Teia do Saber. Para o levantamento de necessidades utilizamos a aplicação de um questionário junto a um grupo de 224 professores e a análise dos planos de ação, que são relatórios entregues ao final do curso. Os professores pesquisados pertencem à região de Taquaritinga, Jaboticabal e Catanduva. Com os dados organizados em tabelas e gráficos, o procedimento de análise das necessidades foi de natureza quantitativa e qualitativa do tipo Análise de Conteúdo para investigação e interpretação de documentos. Os dados apontam como necessidades principais dos professores a aprendizagem de conteúdos específicos de matemática com o propósito de ensiná-los e a apropriação de metodologias de ensino adequadas às clientelas e aos conteúdos. Em relação a demandas originárias da diversidade das características dos alunos, as necessidades detectadas referem-se ao trato com a indisciplina, às abordagens sobre as drogas, às doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e violência. Esse apontamento de necessidades poderá contribuir com processos de formação continuada que efetivamente auxiliem o professor a melhor se situar em sua tarefa profissional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-30
2023-09-28T15:49:08Z
2023-09-28T15:49:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/250795
2700211533000659
0000-0002-9822-7013
url https://hdl.handle.net/11449/250795
identifier_str_mv 2700211533000659
0000-0002-9822-7013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129254425100288