A mediação dialética nas atividades educativas voltadas para a educação infantil: uma contribuição para o processo educativo na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Nádia dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150440
Resumo: O presente trabalho tem como categoria de análise a mediação dialética e pedagógica, embasada em fundamentos marxianos. Ao mencionarmos a mediação, diferenciamos do modo usual que retrato nos meios educacionais, e a reportamos como fundamental no processo de desenvolvimento da Metodologia da Mediação Dialética – M.M.D., uma teoria metodológica criada pela Dr. Prof ª Maria Eliza Brefere Arnoni, com o intuito de apresentar uma metodologia ao professor como forma de enfretamento a aula posta que está a serviço da continuidade da sociedade burguesa. No decorrer do trabalho, retratamos a sociedade capitalista e seu influxo na educação escolar, apontando a impossibilidade de uma formação integral na sociedade capitalista, pois, esta formação só ocorre em uma sociedade emancipada, onde não há desigualdade social e nem exploração do homem pelo homem. O universo de nossa pesquisa concentrou-se na análise dos documentos oficiais e leis que embasam a Educação Infantil, cuja análise retratou algumas vertentes que apontam para a desvalorização da educação escolar para a criança de 0 a 5 anos. Assim, mencionamos a necessidade de pensar atividades educativas de caráter emancipador, com o intuito de estingar o professor a buscar mudanças em sua aula, perspectivando a emancipação humana. E, no último capítulo apresentamos o exemplo de uma aula pautada na atividade educativa perspectivando a emancipação humana e tem como metodologia ensino a M.M.D., a qual veicula o conhecimento entre professor e aluno na prática educativa.
id UNSP_a968f228d5981a5ce96307548a37102e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150440
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A mediação dialética nas atividades educativas voltadas para a educação infantil: uma contribuição para o processo educativo na pré-escolaDialectic mediation in educational activities for children education: a contribution to the educational process in pre-schoolEducação infantilMediação dialética e pedagógicaAtividade educativaChild educationIntegral trainingEducational activityO presente trabalho tem como categoria de análise a mediação dialética e pedagógica, embasada em fundamentos marxianos. Ao mencionarmos a mediação, diferenciamos do modo usual que retrato nos meios educacionais, e a reportamos como fundamental no processo de desenvolvimento da Metodologia da Mediação Dialética – M.M.D., uma teoria metodológica criada pela Dr. Prof ª Maria Eliza Brefere Arnoni, com o intuito de apresentar uma metodologia ao professor como forma de enfretamento a aula posta que está a serviço da continuidade da sociedade burguesa. No decorrer do trabalho, retratamos a sociedade capitalista e seu influxo na educação escolar, apontando a impossibilidade de uma formação integral na sociedade capitalista, pois, esta formação só ocorre em uma sociedade emancipada, onde não há desigualdade social e nem exploração do homem pelo homem. O universo de nossa pesquisa concentrou-se na análise dos documentos oficiais e leis que embasam a Educação Infantil, cuja análise retratou algumas vertentes que apontam para a desvalorização da educação escolar para a criança de 0 a 5 anos. Assim, mencionamos a necessidade de pensar atividades educativas de caráter emancipador, com o intuito de estingar o professor a buscar mudanças em sua aula, perspectivando a emancipação humana. E, no último capítulo apresentamos o exemplo de uma aula pautada na atividade educativa perspectivando a emancipação humana e tem como metodologia ensino a M.M.D., a qual veicula o conhecimento entre professor e aluno na prática educativa.The present work has a category of analysis the mediation of the dialetic and pedagogical, based on the fundamentals of marxian. When we mention the mediation, we distinguish between the usual mode that portrait in the educational environments, and we reported as crucial in the process of development of the Methodology for the Mediation of the Dialectic - M.M.D., one theory methodology created by Dr. Prof. ª Maria Eliza Brefere Arnoni, with the aim of presenting a methodology to the teacher as a way to tackle the existing class post which is at the service of the continuity of bourgeois society. In the course of the work, we frame the capitalist society and its influence in school education, pointing out the impossibility of an integral training in the capitalist society, therefore, this training only occurs in a society that is emancipated, where there is social inequality and not the exploitation of man by man. The universe of our research focused on the analysis of official documents and laws that underlie the Child Education, whose analysis portrayed some aspects that point to the devaluation of school education for the childs of 0 to 5 years. So, we mentioned the necessity of thinking about educational activities of emancipating character, with the aim of stamping the teacher to seek change in your lesson, looking forward to human emancipation. And, in the last chapter we present the example of a classroom based on the educational activity with a view to human emancipation and has as a methodology for teaching M. M. D., which conveys the knowledge between teacher and student in the educational practice.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arnoni, Maria Eliza Brefere [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Nádia dos Santos [UNESP]2017-04-26T13:03:48Z2017-04-26T13:03:48Z2016-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15044000088471633004030079P27966298304820370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150440Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:45:43.831444Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação dialética nas atividades educativas voltadas para a educação infantil: uma contribuição para o processo educativo na pré-escola
Dialectic mediation in educational activities for children education: a contribution to the educational process in pre-school
title A mediação dialética nas atividades educativas voltadas para a educação infantil: uma contribuição para o processo educativo na pré-escola
spellingShingle A mediação dialética nas atividades educativas voltadas para a educação infantil: uma contribuição para o processo educativo na pré-escola
Alves, Nádia dos Santos [UNESP]
Educação infantil
Mediação dialética e pedagógica
Atividade educativa
Child education
Integral training
Educational activity
title_short A mediação dialética nas atividades educativas voltadas para a educação infantil: uma contribuição para o processo educativo na pré-escola
title_full A mediação dialética nas atividades educativas voltadas para a educação infantil: uma contribuição para o processo educativo na pré-escola
title_fullStr A mediação dialética nas atividades educativas voltadas para a educação infantil: uma contribuição para o processo educativo na pré-escola
title_full_unstemmed A mediação dialética nas atividades educativas voltadas para a educação infantil: uma contribuição para o processo educativo na pré-escola
title_sort A mediação dialética nas atividades educativas voltadas para a educação infantil: uma contribuição para o processo educativo na pré-escola
author Alves, Nádia dos Santos [UNESP]
author_facet Alves, Nádia dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arnoni, Maria Eliza Brefere [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Nádia dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Mediação dialética e pedagógica
Atividade educativa
Child education
Integral training
Educational activity
topic Educação infantil
Mediação dialética e pedagógica
Atividade educativa
Child education
Integral training
Educational activity
description O presente trabalho tem como categoria de análise a mediação dialética e pedagógica, embasada em fundamentos marxianos. Ao mencionarmos a mediação, diferenciamos do modo usual que retrato nos meios educacionais, e a reportamos como fundamental no processo de desenvolvimento da Metodologia da Mediação Dialética – M.M.D., uma teoria metodológica criada pela Dr. Prof ª Maria Eliza Brefere Arnoni, com o intuito de apresentar uma metodologia ao professor como forma de enfretamento a aula posta que está a serviço da continuidade da sociedade burguesa. No decorrer do trabalho, retratamos a sociedade capitalista e seu influxo na educação escolar, apontando a impossibilidade de uma formação integral na sociedade capitalista, pois, esta formação só ocorre em uma sociedade emancipada, onde não há desigualdade social e nem exploração do homem pelo homem. O universo de nossa pesquisa concentrou-se na análise dos documentos oficiais e leis que embasam a Educação Infantil, cuja análise retratou algumas vertentes que apontam para a desvalorização da educação escolar para a criança de 0 a 5 anos. Assim, mencionamos a necessidade de pensar atividades educativas de caráter emancipador, com o intuito de estingar o professor a buscar mudanças em sua aula, perspectivando a emancipação humana. E, no último capítulo apresentamos o exemplo de uma aula pautada na atividade educativa perspectivando a emancipação humana e tem como metodologia ensino a M.M.D., a qual veicula o conhecimento entre professor e aluno na prática educativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-24
2017-04-26T13:03:48Z
2017-04-26T13:03:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150440
000884716
33004030079P2
7966298304820370
url http://hdl.handle.net/11449/150440
identifier_str_mv 000884716
33004030079P2
7966298304820370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129115086127104