A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Janaina de Fatima Zambone [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90284
Resumo: A educação no Brasil apresenta problemas, e o fato de muitos alunos saírem das primeiras séries do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental Básico sem saber ler e escrever merece destaque. As práticas de ensino, apresentadas por professores alfabetizadores, são com certeza um fator importante daqueles que possuem relação com o sucesso ou fracasso da aprendizagem da leitura e da escrita, sendo que alguns professores têm sucesso reconhecido no ensino dessas habilidades. Afirma-se, então, que estudo de suas práticas é importante, entre outras coisas, para buscar subsídios para formação de docentes. Esta pesquisa teve como objetivos: descrever as práticas de uma professora alfabetizadora, considerada bem sucedida pela comunidade escolar, a partir dos princípios da Análise do Comportamento para um ensino eficiente e também verificar se essa mesma professora descreve os seus objetivos de ensino em termos comportamentais. A hipótese era que, mesmo sem saber nomeá-los, a professora apresentaria em suas práticas os procedimentos apontados pela Análise do Comportamento como sendo importante para um ensino eficaz. Os dados foram coletados em duas etapas: observações diretas e entrevista semi-estruturada. A etapa de observação teve dois momentos: 1º. Um só observador fazendo registro cursivo das práticas de ensino da professora, em 18 dias/ aulas e 2º. Dois observadores fazendo registro cursivo das práticas de ensino da professora e do comportamento dos alunos diante dessas práticas, em intervalos de 30 segundos. Na entrevista a professora respondeu sobre seus objetivos de ensino, a maneira como avaliava se estes haviam sido atingidos e como explicava o sucesso ou fracasso no alcance desses objetivos. Foi possível descrever na prática da professora alguns procedimentos que de acordo com a Análise do Comportamento são importantes para um ensino eficaz, a saber: Instrução...
id UNSP_aa3a3c392be202e37f41bc262521bba0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90284
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamentalEducação - BrasilCrianças - AlfabetizaçãoCrianças - AprendizagemProfessores - AtitudesPratica de ensinoProfessores - FormaçãoLiteracyBehavior AnalysisEffective teachingA educação no Brasil apresenta problemas, e o fato de muitos alunos saírem das primeiras séries do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental Básico sem saber ler e escrever merece destaque. As práticas de ensino, apresentadas por professores alfabetizadores, são com certeza um fator importante daqueles que possuem relação com o sucesso ou fracasso da aprendizagem da leitura e da escrita, sendo que alguns professores têm sucesso reconhecido no ensino dessas habilidades. Afirma-se, então, que estudo de suas práticas é importante, entre outras coisas, para buscar subsídios para formação de docentes. Esta pesquisa teve como objetivos: descrever as práticas de uma professora alfabetizadora, considerada bem sucedida pela comunidade escolar, a partir dos princípios da Análise do Comportamento para um ensino eficiente e também verificar se essa mesma professora descreve os seus objetivos de ensino em termos comportamentais. A hipótese era que, mesmo sem saber nomeá-los, a professora apresentaria em suas práticas os procedimentos apontados pela Análise do Comportamento como sendo importante para um ensino eficaz. Os dados foram coletados em duas etapas: observações diretas e entrevista semi-estruturada. A etapa de observação teve dois momentos: 1º. Um só observador fazendo registro cursivo das práticas de ensino da professora, em 18 dias/ aulas e 2º. Dois observadores fazendo registro cursivo das práticas de ensino da professora e do comportamento dos alunos diante dessas práticas, em intervalos de 30 segundos. Na entrevista a professora respondeu sobre seus objetivos de ensino, a maneira como avaliava se estes haviam sido atingidos e como explicava o sucesso ou fracasso no alcance desses objetivos. Foi possível descrever na prática da professora alguns procedimentos que de acordo com a Análise do Comportamento são importantes para um ensino eficaz, a saber: Instrução...The education in Brazil shows problems, and the fact that several students complete the first series of the First Cycle of the Basic Elementary School without knowing how to read and write deserves mention. The teaching practices of the primary school teachers are, certainly, an important factor among those related to the success or failure of learning to read and write, and some teachers have achieved remarkable success in teaching these skills. It is then stated that study of their practices is important, among other things, to provide elements for training teachers Based on the principles of the Behavior Analysis for effective education, this study aims to describe a female primary school teacher´s practices, considered successful by the school community, and also to verify whether this teacher describes the education objectives in behavioral terms.The hypothesis was that, although the teacher could not name the procedures indicated by the Behavior Analysis as important for an efficient teaching, she would use them in her practice The data were collected in two stages: direct observations and semi-structured interviews. The stage of observation was divided into two moments: 1st) a single observer making cursive registers of the teacher´s education practices in 18 days / classes; and 2nd) two observers making cursive records of the teacher´s education practices and of the students´ behavior towards these practices, at intervals of 30 seconds. During the interview, the teacher answered about her goals for education, the way to assess whether these had been met and the causes for the success or failure in achieving these goals. It was possible to describe some procedures in the practice of the teacher that, according to the Behavior Analysis, are important for an effective teaching, namely: Instruction, Modeling, Feedback to students´ behavior; Social Reinforcement... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Maria Alice de Campos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Janaina de Fatima Zambone [UNESP]2014-06-11T19:24:22Z2014-06-11T19:24:22Z2009-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis89 f. : il.application/pdfCASTRO, Janaina de Fatima Zambone. A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental. 2009. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90284000603302castro_jfz_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90284Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:12:03.210313Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental
title A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental
spellingShingle A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental
Castro, Janaina de Fatima Zambone [UNESP]
Educação - Brasil
Crianças - Alfabetização
Crianças - Aprendizagem
Professores - Atitudes
Pratica de ensino
Professores - Formação
Literacy
Behavior Analysis
Effective teaching
title_short A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental
title_full A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental
title_fullStr A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental
title_full_unstemmed A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental
title_sort A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental
author Castro, Janaina de Fatima Zambone [UNESP]
author_facet Castro, Janaina de Fatima Zambone [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria Alice de Campos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Janaina de Fatima Zambone [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Brasil
Crianças - Alfabetização
Crianças - Aprendizagem
Professores - Atitudes
Pratica de ensino
Professores - Formação
Literacy
Behavior Analysis
Effective teaching
topic Educação - Brasil
Crianças - Alfabetização
Crianças - Aprendizagem
Professores - Atitudes
Pratica de ensino
Professores - Formação
Literacy
Behavior Analysis
Effective teaching
description A educação no Brasil apresenta problemas, e o fato de muitos alunos saírem das primeiras séries do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental Básico sem saber ler e escrever merece destaque. As práticas de ensino, apresentadas por professores alfabetizadores, são com certeza um fator importante daqueles que possuem relação com o sucesso ou fracasso da aprendizagem da leitura e da escrita, sendo que alguns professores têm sucesso reconhecido no ensino dessas habilidades. Afirma-se, então, que estudo de suas práticas é importante, entre outras coisas, para buscar subsídios para formação de docentes. Esta pesquisa teve como objetivos: descrever as práticas de uma professora alfabetizadora, considerada bem sucedida pela comunidade escolar, a partir dos princípios da Análise do Comportamento para um ensino eficiente e também verificar se essa mesma professora descreve os seus objetivos de ensino em termos comportamentais. A hipótese era que, mesmo sem saber nomeá-los, a professora apresentaria em suas práticas os procedimentos apontados pela Análise do Comportamento como sendo importante para um ensino eficaz. Os dados foram coletados em duas etapas: observações diretas e entrevista semi-estruturada. A etapa de observação teve dois momentos: 1º. Um só observador fazendo registro cursivo das práticas de ensino da professora, em 18 dias/ aulas e 2º. Dois observadores fazendo registro cursivo das práticas de ensino da professora e do comportamento dos alunos diante dessas práticas, em intervalos de 30 segundos. Na entrevista a professora respondeu sobre seus objetivos de ensino, a maneira como avaliava se estes haviam sido atingidos e como explicava o sucesso ou fracasso no alcance desses objetivos. Foi possível descrever na prática da professora alguns procedimentos que de acordo com a Análise do Comportamento são importantes para um ensino eficaz, a saber: Instrução...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-10
2014-06-11T19:24:22Z
2014-06-11T19:24:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, Janaina de Fatima Zambone. A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental. 2009. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/90284
000603302
castro_jfz_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv CASTRO, Janaina de Fatima Zambone. A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental. 2009. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
000603302
castro_jfz_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/90284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 89 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129032097628160