Apresentando amizades, equilibrando relações: uma proposta socioeducativa na escola a partir de atividades circenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jans, Tassiana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255753
Resumo: Com as atividades circenses cada vez mais presentes no contexto escolar, a necessidade de se pensar estratégias pedagógicas adequadas para essas práticas nas aulas de Educação Física é uma realidade. O conhecimento de diferentes estudos da área, bem como a experiência prática nesse contexto, tem evidenciado a necessidade da adoção de propostas que sejam centralizadas nas relações que se estabelecem entre alunos/as e professores/as e entre alunos/as, com ênfase nas interações sociais. Por esse motivo, essa pesquisa teve como objetivo principal descrever uma proposta pedagógica que promova as interações entre as crianças a partir das atividades circenses nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito da Educação Física escolar. A pesquisa foi realizada com alunos/as de cinco a sete anos, do 1º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais). Utilizou como instrumentos de pesquisa o “aulário”, construído pelos/as alunos/as, e o diário de campo, da professora-pesquisadora, em uma perspectiva de um estudo de pesquisa-ação. Os dados foram analisados a partir de Análise Temática e apresentam discussões em dois temas: as interações e as estratégias pedagógicas. As informações construídas pela pesquisa se mostram coincidentes com a literatura, mostrando o grande potencial da temática circense no incentivo às relações entre as crianças e dessas com a professora, bem como podem ser fertilmente realizadas a partir de estratégias pedagógicas que envolvam o coletivo. A atividades circenses inseridas nas aulas foram práticas que desenvolveram um trabalho cooperativo entre crianças e professora.
id UNSP_aa77d352261d6d666465668aad9f40ac
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255753
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Apresentando amizades, equilibrando relações: uma proposta socioeducativa na escola a partir de atividades circensesPresenting friendships, balancing relationships: a socio-educational proposal at school based on circus activitiesEducação física escolarAtividades circensesInteração socialEstratégias pedagógicasEstratégias pedagógicasSchool physical educationCircus activitiesSocial interactionPedagogical strategiesCom as atividades circenses cada vez mais presentes no contexto escolar, a necessidade de se pensar estratégias pedagógicas adequadas para essas práticas nas aulas de Educação Física é uma realidade. O conhecimento de diferentes estudos da área, bem como a experiência prática nesse contexto, tem evidenciado a necessidade da adoção de propostas que sejam centralizadas nas relações que se estabelecem entre alunos/as e professores/as e entre alunos/as, com ênfase nas interações sociais. Por esse motivo, essa pesquisa teve como objetivo principal descrever uma proposta pedagógica que promova as interações entre as crianças a partir das atividades circenses nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito da Educação Física escolar. A pesquisa foi realizada com alunos/as de cinco a sete anos, do 1º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais). Utilizou como instrumentos de pesquisa o “aulário”, construído pelos/as alunos/as, e o diário de campo, da professora-pesquisadora, em uma perspectiva de um estudo de pesquisa-ação. Os dados foram analisados a partir de Análise Temática e apresentam discussões em dois temas: as interações e as estratégias pedagógicas. As informações construídas pela pesquisa se mostram coincidentes com a literatura, mostrando o grande potencial da temática circense no incentivo às relações entre as crianças e dessas com a professora, bem como podem ser fertilmente realizadas a partir de estratégias pedagógicas que envolvam o coletivo. A atividades circenses inseridas nas aulas foram práticas que desenvolveram um trabalho cooperativo entre crianças e professora.With circus activities increasingly present in the school context, the need to think about appropriate pedagogical strategies for these practices in Physical Education classes is a reality. Knowledge of different studies in the area, as well as practical experience in this context, has highlighted the need to adopt proposals that are centered on the relationships established between students and teachers and between students, with an emphasis on interactions social. For this reason, the main objective of this research was to describe a pedagogical proposal that promotes interactions between children through circus activities in the early years of Elementary School, within the scope of school Physical Education. The research was carried out with students aged five to seven, in the 1st year of Elementary School (initial years). The “classroom”, constructed by the students, and the field diary of the teacher-researcher were used as research instruments, from the perspective of an action research study. The data was analyzed using Thematic Analysis and presents discussions on two themes: interactions and pedagogical strategies. The information constructed by the research coincides with the literature, showing the great potential of the circus theme in encouraging relationships between children and between children and the teacher, as well as how they can be fruitfully carried out through pedagogical strategies that involve the collective. The circus activities included in classes were practices that developed cooperative work between children and teacher.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bento-Soares, Daniela [UNESP]Jans, Tassiana2024-05-24T18:50:51Z2024-05-24T18:50:51Z2024-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25575329424699470081410009-0001-9617-8924porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-25T06:08:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255753Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-25T06:08:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentando amizades, equilibrando relações: uma proposta socioeducativa na escola a partir de atividades circenses
Presenting friendships, balancing relationships: a socio-educational proposal at school based on circus activities
title Apresentando amizades, equilibrando relações: uma proposta socioeducativa na escola a partir de atividades circenses
spellingShingle Apresentando amizades, equilibrando relações: uma proposta socioeducativa na escola a partir de atividades circenses
Jans, Tassiana
Educação física escolar
Atividades circenses
Interação social
Estratégias pedagógicas
Estratégias pedagógicas
School physical education
Circus activities
Social interaction
Pedagogical strategies
title_short Apresentando amizades, equilibrando relações: uma proposta socioeducativa na escola a partir de atividades circenses
title_full Apresentando amizades, equilibrando relações: uma proposta socioeducativa na escola a partir de atividades circenses
title_fullStr Apresentando amizades, equilibrando relações: uma proposta socioeducativa na escola a partir de atividades circenses
title_full_unstemmed Apresentando amizades, equilibrando relações: uma proposta socioeducativa na escola a partir de atividades circenses
title_sort Apresentando amizades, equilibrando relações: uma proposta socioeducativa na escola a partir de atividades circenses
author Jans, Tassiana
author_facet Jans, Tassiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bento-Soares, Daniela [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Jans, Tassiana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Atividades circenses
Interação social
Estratégias pedagógicas
Estratégias pedagógicas
School physical education
Circus activities
Social interaction
Pedagogical strategies
topic Educação física escolar
Atividades circenses
Interação social
Estratégias pedagógicas
Estratégias pedagógicas
School physical education
Circus activities
Social interaction
Pedagogical strategies
description Com as atividades circenses cada vez mais presentes no contexto escolar, a necessidade de se pensar estratégias pedagógicas adequadas para essas práticas nas aulas de Educação Física é uma realidade. O conhecimento de diferentes estudos da área, bem como a experiência prática nesse contexto, tem evidenciado a necessidade da adoção de propostas que sejam centralizadas nas relações que se estabelecem entre alunos/as e professores/as e entre alunos/as, com ênfase nas interações sociais. Por esse motivo, essa pesquisa teve como objetivo principal descrever uma proposta pedagógica que promova as interações entre as crianças a partir das atividades circenses nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito da Educação Física escolar. A pesquisa foi realizada com alunos/as de cinco a sete anos, do 1º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais). Utilizou como instrumentos de pesquisa o “aulário”, construído pelos/as alunos/as, e o diário de campo, da professora-pesquisadora, em uma perspectiva de um estudo de pesquisa-ação. Os dados foram analisados a partir de Análise Temática e apresentam discussões em dois temas: as interações e as estratégias pedagógicas. As informações construídas pela pesquisa se mostram coincidentes com a literatura, mostrando o grande potencial da temática circense no incentivo às relações entre as crianças e dessas com a professora, bem como podem ser fertilmente realizadas a partir de estratégias pedagógicas que envolvam o coletivo. A atividades circenses inseridas nas aulas foram práticas que desenvolveram um trabalho cooperativo entre crianças e professora.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-24T18:50:51Z
2024-05-24T18:50:51Z
2024-04-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/255753
2942469947008141
0009-0001-9617-8924
url https://hdl.handle.net/11449/255753
identifier_str_mv 2942469947008141
0009-0001-9617-8924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649630772133888