Professora em formação na relação com as crianças: quais saberes apreendidos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/250406 |
Resumo: | O presente trabalho socializa minhas experiências enquanto bolsista do Projeto de Núcleo de Ensino “Práticas culturais no contexto escolar: literatura e contação de histórias”, realizado no período de março a novembro do ano de 2019 numa escola de ensino fundamental da rede municipal de Rio Claro/SP. Nesse projeto eu acompanhava semanalmente uma turma de 1º ano construindo um trabalho em parceria com a professora titular da classe tendo como horizonte a prática da leitura e contação de histórias. A partir dessa vivência e dos aprendizados tidos nesse percurso me propus desenvolver uma pesquisa que teve como objetivo analisar as perspectivas teóricas que abordam os saberes da experiência para compreender o processo formativo de uma futura professora. Para atingir os objetivos desenvolvi uma pesquisa narrativa (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015) que toma como objeto de estudo a própria prática. Para compor o trabalho apresento os meus registros reflexivos e fotografias que dizem do trabalho realizado na escola. Nessa composição apresento também um memorial que aborda a minha relação com a escrita isto, porque a partir do próprio percurso da pesquisa ficou evidente a relevância dessa prática para a minha constituição docente. Além disso, realizei uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) a partir do levantamento de trabalhos completos localizados nos anais do Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE) nos anos de 2014, 2016 e 2018, utilizando as palavras-chave: Saberes Docentes e Saberes Docentes na Formação Inicial. A partir do levantamento evidenciou-se uma diminuição dos trabalhos que abordam a temática dos saberes docentes ao longo das edições do evento e em relação aos artigos lidos, grande parte dos trabalhos trouxeram como problemática central a dicotomia entre a teoria e a prática nos cursos de formação inicial. Por fim, compartilho os saberes experienciais apreendidos por mim, sendo eles: a possibilidade de tirar lições das situações de conflitos; a importância de dialogar e discutir com as crianças sobre as temáticas que são silenciadas na sociedade; educar o olhar e estar atenta às singularidades dos alunos; dar autonomia e acreditar na potencialidade das crianças; ser coerente nas palavras e nas atitudes. |
id |
UNSP_aa9b0ca9caf1d7f93ea74321c65f8a97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/250406 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Professora em formação na relação com as crianças: quais saberes apreendidos?Teacher in training in relation to children: what knowledge was apprehended?Saberes docentesFormação inicialEscrita docentePesquisa narrativaO presente trabalho socializa minhas experiências enquanto bolsista do Projeto de Núcleo de Ensino “Práticas culturais no contexto escolar: literatura e contação de histórias”, realizado no período de março a novembro do ano de 2019 numa escola de ensino fundamental da rede municipal de Rio Claro/SP. Nesse projeto eu acompanhava semanalmente uma turma de 1º ano construindo um trabalho em parceria com a professora titular da classe tendo como horizonte a prática da leitura e contação de histórias. A partir dessa vivência e dos aprendizados tidos nesse percurso me propus desenvolver uma pesquisa que teve como objetivo analisar as perspectivas teóricas que abordam os saberes da experiência para compreender o processo formativo de uma futura professora. Para atingir os objetivos desenvolvi uma pesquisa narrativa (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015) que toma como objeto de estudo a própria prática. Para compor o trabalho apresento os meus registros reflexivos e fotografias que dizem do trabalho realizado na escola. Nessa composição apresento também um memorial que aborda a minha relação com a escrita isto, porque a partir do próprio percurso da pesquisa ficou evidente a relevância dessa prática para a minha constituição docente. Além disso, realizei uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) a partir do levantamento de trabalhos completos localizados nos anais do Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE) nos anos de 2014, 2016 e 2018, utilizando as palavras-chave: Saberes Docentes e Saberes Docentes na Formação Inicial. A partir do levantamento evidenciou-se uma diminuição dos trabalhos que abordam a temática dos saberes docentes ao longo das edições do evento e em relação aos artigos lidos, grande parte dos trabalhos trouxeram como problemática central a dicotomia entre a teoria e a prática nos cursos de formação inicial. Por fim, compartilho os saberes experienciais apreendidos por mim, sendo eles: a possibilidade de tirar lições das situações de conflitos; a importância de dialogar e discutir com as crianças sobre as temáticas que são silenciadas na sociedade; educar o olhar e estar atenta às singularidades dos alunos; dar autonomia e acreditar na potencialidade das crianças; ser coerente nas palavras e nas atitudes.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maegima, Vivian Suemy2023-08-22T18:17:54Z2023-08-22T18:17:54Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-21T06:24:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250406Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:57:00.517294Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professora em formação na relação com as crianças: quais saberes apreendidos? Teacher in training in relation to children: what knowledge was apprehended? |
title |
Professora em formação na relação com as crianças: quais saberes apreendidos? |
spellingShingle |
Professora em formação na relação com as crianças: quais saberes apreendidos? Maegima, Vivian Suemy Saberes docentes Formação inicial Escrita docente Pesquisa narrativa |
title_short |
Professora em formação na relação com as crianças: quais saberes apreendidos? |
title_full |
Professora em formação na relação com as crianças: quais saberes apreendidos? |
title_fullStr |
Professora em formação na relação com as crianças: quais saberes apreendidos? |
title_full_unstemmed |
Professora em formação na relação com as crianças: quais saberes apreendidos? |
title_sort |
Professora em formação na relação com as crianças: quais saberes apreendidos? |
author |
Maegima, Vivian Suemy |
author_facet |
Maegima, Vivian Suemy |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chaluh, Laura Noemi [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maegima, Vivian Suemy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes docentes Formação inicial Escrita docente Pesquisa narrativa |
topic |
Saberes docentes Formação inicial Escrita docente Pesquisa narrativa |
description |
O presente trabalho socializa minhas experiências enquanto bolsista do Projeto de Núcleo de Ensino “Práticas culturais no contexto escolar: literatura e contação de histórias”, realizado no período de março a novembro do ano de 2019 numa escola de ensino fundamental da rede municipal de Rio Claro/SP. Nesse projeto eu acompanhava semanalmente uma turma de 1º ano construindo um trabalho em parceria com a professora titular da classe tendo como horizonte a prática da leitura e contação de histórias. A partir dessa vivência e dos aprendizados tidos nesse percurso me propus desenvolver uma pesquisa que teve como objetivo analisar as perspectivas teóricas que abordam os saberes da experiência para compreender o processo formativo de uma futura professora. Para atingir os objetivos desenvolvi uma pesquisa narrativa (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015) que toma como objeto de estudo a própria prática. Para compor o trabalho apresento os meus registros reflexivos e fotografias que dizem do trabalho realizado na escola. Nessa composição apresento também um memorial que aborda a minha relação com a escrita isto, porque a partir do próprio percurso da pesquisa ficou evidente a relevância dessa prática para a minha constituição docente. Além disso, realizei uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) a partir do levantamento de trabalhos completos localizados nos anais do Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE) nos anos de 2014, 2016 e 2018, utilizando as palavras-chave: Saberes Docentes e Saberes Docentes na Formação Inicial. A partir do levantamento evidenciou-se uma diminuição dos trabalhos que abordam a temática dos saberes docentes ao longo das edições do evento e em relação aos artigos lidos, grande parte dos trabalhos trouxeram como problemática central a dicotomia entre a teoria e a prática nos cursos de formação inicial. Por fim, compartilho os saberes experienciais apreendidos por mim, sendo eles: a possibilidade de tirar lições das situações de conflitos; a importância de dialogar e discutir com as crianças sobre as temáticas que são silenciadas na sociedade; educar o olhar e estar atenta às singularidades dos alunos; dar autonomia e acreditar na potencialidade das crianças; ser coerente nas palavras e nas atitudes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-08-22T18:17:54Z 2023-08-22T18:17:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/250406 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/250406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129265762304000 |