Práticas pedagógicas de professores no ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Simone Marques [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151617
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar e analisar como se configuram as práticas pedagógicas de professores no ensino da Matemática nos anos escolares iniciais no contexto didático da Resolução de Problemas. Outro aspecto investigado e analisado foi o discurso dos docentes acerca de suas ações pedagógicas, o que acreditam dominar a respeito dos conteúdos da Matemática e dos recursos didáticos empregados na Resolução de Problemas. Oito professores que atuam no ensino de Matemática no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas da rede municipal de Marília-SP, foram convidados a participarem do estudo como sujeitos da pesquisa. A investigação utilizou de uma abordagem qualitativa interpretativa, cujos procedimentos foram a observação, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. O estudo tem como base teórica fundamental a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e colaboradores, mas vale-se também de estudiosos da Educação Matemática. O desdobramento das análises apontam que na prática pedagógica dos professores investigados perpetua-se uma prática formal, comportamentalista, que adota procedimentos didáticos e metodológicos marcados pela repetição e pela memorização. Aspectos estes recorrentes nas posturas que exigem reformulação conceitual do que vem a ser o trabalho pedagógico com a Matemática, como é o caso da metodologia de Resolução de Problemas.
id UNSP_aaf9d5d5594367266d4e290aa106526f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151617
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas pedagógicas de professores no ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemasPedagogical practices of teachers in Mathematics teaching in the initial years of fundamental teaching and troubleshootingPráticas pedagógicasMatemáticaResolução de problemasAnos iniciais do ensino fundamentalPedagogical practicesMathematicsTroubleshootingEarly years of elementary educationO presente trabalho teve por objetivo investigar e analisar como se configuram as práticas pedagógicas de professores no ensino da Matemática nos anos escolares iniciais no contexto didático da Resolução de Problemas. Outro aspecto investigado e analisado foi o discurso dos docentes acerca de suas ações pedagógicas, o que acreditam dominar a respeito dos conteúdos da Matemática e dos recursos didáticos empregados na Resolução de Problemas. Oito professores que atuam no ensino de Matemática no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas da rede municipal de Marília-SP, foram convidados a participarem do estudo como sujeitos da pesquisa. A investigação utilizou de uma abordagem qualitativa interpretativa, cujos procedimentos foram a observação, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. O estudo tem como base teórica fundamental a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e colaboradores, mas vale-se também de estudiosos da Educação Matemática. O desdobramento das análises apontam que na prática pedagógica dos professores investigados perpetua-se uma prática formal, comportamentalista, que adota procedimentos didáticos e metodológicos marcados pela repetição e pela memorização. Aspectos estes recorrentes nas posturas que exigem reformulação conceitual do que vem a ser o trabalho pedagógico com a Matemática, como é o caso da metodologia de Resolução de Problemas.The present work aimed to investigate and analyze how the pedagogical practices of teachers in the teaching of Mathematics are configured in the initial school years in the didactic context of Problem Solving. Another aspect investigated and analyzed was the teachers' discourse about their pedagogical actions, which they believe to dominate about the contents of Mathematics and the didactic resources used in Problem Solving. Eight teachers working in Mathematics teaching in the 4th and 5th year of Elementary School, in two schools of the municipal network of Marília-SP, were invited to participate in the study as subjects of the research. The research used a qualitative interpretative approach, whose procedures were observation, semi-structured interview and document analysis. The study has as fundamental theoretical basis the HistoricalCultural Theory of Vygotsky and collaborators, but it is also worth of scholars of the Mathematical Education. The analysis shows that in the pedagogical practice of the investigated teachers a formal behavioralist practice is perpetuated, adopting didactic and methodological procedures marked by repetition and memorization. These recurrent aspects in the positions that require a conceptual reformulation of what is to be the pedagogical work with Mathematics, as is the case of the Problem Solving methodology.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miguel, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Simone Marques [UNESP]2017-09-15T13:57:29Z2017-09-15T13:57:29Z2017-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15161700089184533004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-09-30T06:02:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151617Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-09-30T06:02:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas de professores no ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemas
Pedagogical practices of teachers in Mathematics teaching in the initial years of fundamental teaching and troubleshooting
title Práticas pedagógicas de professores no ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemas
spellingShingle Práticas pedagógicas de professores no ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemas
Lima, Simone Marques [UNESP]
Práticas pedagógicas
Matemática
Resolução de problemas
Anos iniciais do ensino fundamental
Pedagogical practices
Mathematics
Troubleshooting
Early years of elementary education
title_short Práticas pedagógicas de professores no ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemas
title_full Práticas pedagógicas de professores no ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemas
title_fullStr Práticas pedagógicas de professores no ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemas
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas de professores no ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemas
title_sort Práticas pedagógicas de professores no ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemas
author Lima, Simone Marques [UNESP]
author_facet Lima, Simone Marques [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, José Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Simone Marques [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Matemática
Resolução de problemas
Anos iniciais do ensino fundamental
Pedagogical practices
Mathematics
Troubleshooting
Early years of elementary education
topic Práticas pedagógicas
Matemática
Resolução de problemas
Anos iniciais do ensino fundamental
Pedagogical practices
Mathematics
Troubleshooting
Early years of elementary education
description O presente trabalho teve por objetivo investigar e analisar como se configuram as práticas pedagógicas de professores no ensino da Matemática nos anos escolares iniciais no contexto didático da Resolução de Problemas. Outro aspecto investigado e analisado foi o discurso dos docentes acerca de suas ações pedagógicas, o que acreditam dominar a respeito dos conteúdos da Matemática e dos recursos didáticos empregados na Resolução de Problemas. Oito professores que atuam no ensino de Matemática no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas da rede municipal de Marília-SP, foram convidados a participarem do estudo como sujeitos da pesquisa. A investigação utilizou de uma abordagem qualitativa interpretativa, cujos procedimentos foram a observação, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. O estudo tem como base teórica fundamental a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e colaboradores, mas vale-se também de estudiosos da Educação Matemática. O desdobramento das análises apontam que na prática pedagógica dos professores investigados perpetua-se uma prática formal, comportamentalista, que adota procedimentos didáticos e metodológicos marcados pela repetição e pela memorização. Aspectos estes recorrentes nas posturas que exigem reformulação conceitual do que vem a ser o trabalho pedagógico com a Matemática, como é o caso da metodologia de Resolução de Problemas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-15T13:57:29Z
2017-09-15T13:57:29Z
2017-08-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151617
000891845
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/151617
identifier_str_mv 000891845
33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649266254610432