Educação e lutas sociais no Brasil pós-ditadura: da democratização à ausência de alternativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minto, Lalo Watanabe [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/article/view/5268/4989
http://hdl.handle.net/11449/115529
Resumo: Analisam-se os fundamentos do processo de democratização da sociedade brasileira e seus impactos no campo da educação. Pressupõe-se que: a) democracia não é um conjunto dado de valores; b) as sociedades capitalistas são estruturalmente desiguais, incompatíveis com qualquer noção substantiva de igualdade; c) o Estado não é o lócus da realização do interesse geral; d) os conflitos de classes formam o terreno histórico no qual se objetivam as possibilidades democráticas. Com base nisso, afirma-se que tanto nas relações sociais em geral, como na educação, efetivou-se um processo de democratização no Brasil pósDitadura, fruto dos conflitos sociais que encaminharam a sociedade brasileira a conquistas favoráveis às classes trabalhadoras. Processo este que foi contraditório: de um lado, estavam as forças populares, para as quais democratização implicava conquista de direitos e participação nos processos decisórios; de outro lado, as forças que desejavam preservar a ordem vigente, ainda que tivessem de acatar mudanças na sua configuração (de Ditadura para um regime de direito). Nas conclusões argumentamos que, com a chamada redemocratização, houve certa abertura para uma democracia mais substantiva, capaz de dar vazão aos conflitos sociais. Abertura que logo se reverteu com o neoliberalismo, o que vem levando a um contexto de crescente ausência de alternativas.
id UNSP_ab7851197001a35ac6375981921bdf57
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115529
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação e lutas sociais no Brasil pós-ditadura: da democratização à ausência de alternativasEducación y luchas sociales en el brasil post dictadura: de la democratización a la ausencia de alternativasEducaçãoLutas sociaisdemocratizaçãoLutas de classesAnalisam-se os fundamentos do processo de democratização da sociedade brasileira e seus impactos no campo da educação. Pressupõe-se que: a) democracia não é um conjunto dado de valores; b) as sociedades capitalistas são estruturalmente desiguais, incompatíveis com qualquer noção substantiva de igualdade; c) o Estado não é o lócus da realização do interesse geral; d) os conflitos de classes formam o terreno histórico no qual se objetivam as possibilidades democráticas. Com base nisso, afirma-se que tanto nas relações sociais em geral, como na educação, efetivou-se um processo de democratização no Brasil pósDitadura, fruto dos conflitos sociais que encaminharam a sociedade brasileira a conquistas favoráveis às classes trabalhadoras. Processo este que foi contraditório: de um lado, estavam as forças populares, para as quais democratização implicava conquista de direitos e participação nos processos decisórios; de outro lado, as forças que desejavam preservar a ordem vigente, ainda que tivessem de acatar mudanças na sua configuração (de Ditadura para um regime de direito). Nas conclusões argumentamos que, com a chamada redemocratização, houve certa abertura para uma democracia mais substantiva, capaz de dar vazão aos conflitos sociais. Abertura que logo se reverteu com o neoliberalismo, o que vem levando a um contexto de crescente ausência de alternativas.Se analizan los fundamentos del proceso de democratización de la sociedad brasileña y sus impactos en la educación. Partimos de algunas premisas: a) la democracia no es un conjunto fijo de valores; b) las sociedades capitalistas son estructuralmente incompatibles con cualquier noción sustantiva de igualdad; c) el Estado no es el lócus de la realización del interés general; d) los conflictos de clases forman el terreno histórico en lo cual se objetivan las posibilidades democráticas. En ese marco, se plantea que tanto en las relaciones sociales en general, como en la educación, hubo un proceso de democratización en el Brasil post Dictadura, consecuencia de los conflictos sociales. Proceso este que fue contradictorio: de un lado, estaban las fuerzas populares, para las cuales la democratización señalaba conquista de derechos y participación en los procesos de decisión; de otro lado, las fuerzas que deseaban mantener el orden social, aunque tuvieran de aceptar mudanzas en su configuración formal (de una Dictadura a un régimen de derecho). Concluimos que, con la “redemocratización”, hubo cierta apertura para una democracia más sustantiva, capaz de dar “solución” a los conflictos sociales. Sin embargo, esa apertura pudo ser revertida con el neoliberalismo, con lo cual se conforma un contexto de creciente ausencia de alternativas.Departamento de Administração e Supervisão Escolar da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp/Campus de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Minto, Lalo Watanabe [UNESP]2015-02-24T13:58:10Z2015-02-24T13:58:10Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article242-262application/pdfhttp://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/article/view/5268/4989Revista HISTEDBR On-line, v. 13, n. 54, p. 242-262, 2013.1676-2583http://hdl.handle.net/11449/115529ISSN16762583-2013-13-54-242-262.pdf6084129097745589Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista HISTEDBR On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:58:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115529Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:58:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e lutas sociais no Brasil pós-ditadura: da democratização à ausência de alternativas
Educación y luchas sociales en el brasil post dictadura: de la democratización a la ausencia de alternativas
title Educação e lutas sociais no Brasil pós-ditadura: da democratização à ausência de alternativas
spellingShingle Educação e lutas sociais no Brasil pós-ditadura: da democratização à ausência de alternativas
Minto, Lalo Watanabe [UNESP]
Educação
Lutas sociais
democratização
Lutas de classes
title_short Educação e lutas sociais no Brasil pós-ditadura: da democratização à ausência de alternativas
title_full Educação e lutas sociais no Brasil pós-ditadura: da democratização à ausência de alternativas
title_fullStr Educação e lutas sociais no Brasil pós-ditadura: da democratização à ausência de alternativas
title_full_unstemmed Educação e lutas sociais no Brasil pós-ditadura: da democratização à ausência de alternativas
title_sort Educação e lutas sociais no Brasil pós-ditadura: da democratização à ausência de alternativas
author Minto, Lalo Watanabe [UNESP]
author_facet Minto, Lalo Watanabe [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Minto, Lalo Watanabe [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Lutas sociais
democratização
Lutas de classes
topic Educação
Lutas sociais
democratização
Lutas de classes
description Analisam-se os fundamentos do processo de democratização da sociedade brasileira e seus impactos no campo da educação. Pressupõe-se que: a) democracia não é um conjunto dado de valores; b) as sociedades capitalistas são estruturalmente desiguais, incompatíveis com qualquer noção substantiva de igualdade; c) o Estado não é o lócus da realização do interesse geral; d) os conflitos de classes formam o terreno histórico no qual se objetivam as possibilidades democráticas. Com base nisso, afirma-se que tanto nas relações sociais em geral, como na educação, efetivou-se um processo de democratização no Brasil pósDitadura, fruto dos conflitos sociais que encaminharam a sociedade brasileira a conquistas favoráveis às classes trabalhadoras. Processo este que foi contraditório: de um lado, estavam as forças populares, para as quais democratização implicava conquista de direitos e participação nos processos decisórios; de outro lado, as forças que desejavam preservar a ordem vigente, ainda que tivessem de acatar mudanças na sua configuração (de Ditadura para um regime de direito). Nas conclusões argumentamos que, com a chamada redemocratização, houve certa abertura para uma democracia mais substantiva, capaz de dar vazão aos conflitos sociais. Abertura que logo se reverteu com o neoliberalismo, o que vem levando a um contexto de crescente ausência de alternativas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-02-24T13:58:10Z
2015-02-24T13:58:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/article/view/5268/4989
Revista HISTEDBR On-line, v. 13, n. 54, p. 242-262, 2013.
1676-2583
http://hdl.handle.net/11449/115529
ISSN16762583-2013-13-54-242-262.pdf
6084129097745589
url http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/article/view/5268/4989
http://hdl.handle.net/11449/115529
identifier_str_mv Revista HISTEDBR On-line, v. 13, n. 54, p. 242-262, 2013.
1676-2583
ISSN16762583-2013-13-54-242-262.pdf
6084129097745589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista HISTEDBR On-line
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 242-262
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128120324096000