Voleibol escolar: três dimensões dos conteúdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, André Luís Ruggiero [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96104
Resumo: O objetivo deste estudo foi construir, implementar e avaliar, junto a professores de Educação Física do Ensino Fundamental II, uma proposta de ensino do voleibol nas três dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. A revisão bibliográfica estruturou-se baseada nos temas: escola, cidadania, Educação Física escolar, pedagogia do esporte e dimensões dos conteúdos do voleibol. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método da pesquisa-ação, sendo realizados oito encontros, ao longo de quatro meses, havendo a participação de quatro professores. Os resultados obtidos foram discutidos na perspectiva das condições de trabalho, em por que e para que ensinar esporte (voleibol), na técnica esportiva e rendimento, nas dimensões dos conteúdos e nas características, expectativas e na participação dos alunos. Verificou-se que, em determinadas escolas, as condições de trabalho, seja em relação ao espaço físico, ao material disponível, à desvalorização da Educação Física ou mesmo à desconfiança por parte dos professores de outras áreas e da direção, apresentam-se como obstáculos para o desenvolvimento desse componente curricular. Entretanto, observou-se que os professores participantes conseguiram desenvolver um ensino de qualidade, contribuindo para o redimensionamento da importância da Educação Física no ambiente formal de ensino. Confirmou-se a possibilidade de desenvolvimento de aulas que possam ir além da dimensão procedimental, facilitando a abordagem das dimensões conceituais e atitudinais do voleibol. Além disso, constatou-se uma participação efetiva dos alunos, mas isso somente se deu devido à disposição dos professores em estruturarem de formaapropriada as suas aulas, estudando, destinando tempo para elaboração das atividades e oferecendo estratégias diversificadas que estimulassem o envolvimento dos alunos.
id UNSP_aba5ce8d6ba353ffc47aef93021e505c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96104
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Voleibol escolar: três dimensões dos conteúdosVoleibolEducação física escolarDimensões dos conteúdosPedagogia do esportePesquisa-açãoPhysical education schoolDimensions of contentPedagogy of sportsSearch-actionVolleyballO objetivo deste estudo foi construir, implementar e avaliar, junto a professores de Educação Física do Ensino Fundamental II, uma proposta de ensino do voleibol nas três dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. A revisão bibliográfica estruturou-se baseada nos temas: escola, cidadania, Educação Física escolar, pedagogia do esporte e dimensões dos conteúdos do voleibol. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método da pesquisa-ação, sendo realizados oito encontros, ao longo de quatro meses, havendo a participação de quatro professores. Os resultados obtidos foram discutidos na perspectiva das condições de trabalho, em por que e para que ensinar esporte (voleibol), na técnica esportiva e rendimento, nas dimensões dos conteúdos e nas características, expectativas e na participação dos alunos. Verificou-se que, em determinadas escolas, as condições de trabalho, seja em relação ao espaço físico, ao material disponível, à desvalorização da Educação Física ou mesmo à desconfiança por parte dos professores de outras áreas e da direção, apresentam-se como obstáculos para o desenvolvimento desse componente curricular. Entretanto, observou-se que os professores participantes conseguiram desenvolver um ensino de qualidade, contribuindo para o redimensionamento da importância da Educação Física no ambiente formal de ensino. Confirmou-se a possibilidade de desenvolvimento de aulas que possam ir além da dimensão procedimental, facilitando a abordagem das dimensões conceituais e atitudinais do voleibol. Além disso, constatou-se uma participação efetiva dos alunos, mas isso somente se deu devido à disposição dos professores em estruturarem de formaapropriada as suas aulas, estudando, destinando tempo para elaboração das atividades e oferecendo estratégias diversificadas que estimulassem o envolvimento dos alunos.The objective of this study was to build, implement and evaluate, with teachers of Physical Education of primary education II, a proposal to teaching of volleyball in the three dimensions of content: conceptual, procedural and atitudinal. A structured literature review is based on themes: education, citizenship, Physical Education school, teaching the sport and dimensions of the content of volleyball. For the development of search was used method of search-action, and held eight meetings over four months, with the participation of four teachers. The results obtained were discussed in the perspective of working conditions, in the why and what for teaching sport (volleyball), technology and sports performance, in the dimensions of the content and features, expectations and participation of students. It was found that, in some schools, the working conditions, in relation to the physical space, the available material, the devaluation of the Physical Education or even the suspicion on the part of teachers from other areas and the direction, present themselves as obstacles to the development of this component curriculum. However, it was observed that the teachers participating successfully develop a quality education, contributing to the resizing of the importance of Physical Education in the environment of formal education. It was confirmed the possibility of developing lessons that may go beyond procedural dimension, facilitating the conceptual approach of the dimensions and atitudinais of volleyball. Moreover, it was for the effective participation of students, but it has only been due to the provision of teachers in struturing as appropriate their classes, studying,intended time for preparation of activities and offering diverse strategies that stimulated the involvement of students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barroso, André Luís Ruggiero [UNESP]2014-06-11T19:28:01Z2014-06-11T19:28:01Z2008-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis215 f. : il.application/pdfBARROSO, André Luís Ruggiero. Voleibol escolar: três dimensões dos conteúdos. 2008. 215 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.http://hdl.handle.net/11449/96104000541147barroso_alr_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T06:26:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96104Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:11:39.353782Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Voleibol escolar: três dimensões dos conteúdos
title Voleibol escolar: três dimensões dos conteúdos
spellingShingle Voleibol escolar: três dimensões dos conteúdos
Barroso, André Luís Ruggiero [UNESP]
Voleibol
Educação física escolar
Dimensões dos conteúdos
Pedagogia do esporte
Pesquisa-ação
Physical education school
Dimensions of content
Pedagogy of sports
Search-action
Volleyball
title_short Voleibol escolar: três dimensões dos conteúdos
title_full Voleibol escolar: três dimensões dos conteúdos
title_fullStr Voleibol escolar: três dimensões dos conteúdos
title_full_unstemmed Voleibol escolar: três dimensões dos conteúdos
title_sort Voleibol escolar: três dimensões dos conteúdos
author Barroso, André Luís Ruggiero [UNESP]
author_facet Barroso, André Luís Ruggiero [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, André Luís Ruggiero [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Voleibol
Educação física escolar
Dimensões dos conteúdos
Pedagogia do esporte
Pesquisa-ação
Physical education school
Dimensions of content
Pedagogy of sports
Search-action
Volleyball
topic Voleibol
Educação física escolar
Dimensões dos conteúdos
Pedagogia do esporte
Pesquisa-ação
Physical education school
Dimensions of content
Pedagogy of sports
Search-action
Volleyball
description O objetivo deste estudo foi construir, implementar e avaliar, junto a professores de Educação Física do Ensino Fundamental II, uma proposta de ensino do voleibol nas três dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. A revisão bibliográfica estruturou-se baseada nos temas: escola, cidadania, Educação Física escolar, pedagogia do esporte e dimensões dos conteúdos do voleibol. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método da pesquisa-ação, sendo realizados oito encontros, ao longo de quatro meses, havendo a participação de quatro professores. Os resultados obtidos foram discutidos na perspectiva das condições de trabalho, em por que e para que ensinar esporte (voleibol), na técnica esportiva e rendimento, nas dimensões dos conteúdos e nas características, expectativas e na participação dos alunos. Verificou-se que, em determinadas escolas, as condições de trabalho, seja em relação ao espaço físico, ao material disponível, à desvalorização da Educação Física ou mesmo à desconfiança por parte dos professores de outras áreas e da direção, apresentam-se como obstáculos para o desenvolvimento desse componente curricular. Entretanto, observou-se que os professores participantes conseguiram desenvolver um ensino de qualidade, contribuindo para o redimensionamento da importância da Educação Física no ambiente formal de ensino. Confirmou-se a possibilidade de desenvolvimento de aulas que possam ir além da dimensão procedimental, facilitando a abordagem das dimensões conceituais e atitudinais do voleibol. Além disso, constatou-se uma participação efetiva dos alunos, mas isso somente se deu devido à disposição dos professores em estruturarem de formaapropriada as suas aulas, estudando, destinando tempo para elaboração das atividades e oferecendo estratégias diversificadas que estimulassem o envolvimento dos alunos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-25
2014-06-11T19:28:01Z
2014-06-11T19:28:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROSO, André Luís Ruggiero. Voleibol escolar: três dimensões dos conteúdos. 2008. 215 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/96104
000541147
barroso_alr_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv BARROSO, André Luís Ruggiero. Voleibol escolar: três dimensões dos conteúdos. 2008. 215 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
000541147
barroso_alr_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 215 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129402335133696