Pesquisa em educação ambiental: panorama da produção brasileira e alguns de seus dilemas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100002 http://hdl.handle.net/11449/28260 |
Resumo: | A partir de textos publicados em periódicos e de levantamentos já realizados em bancos de dissertações e teses, procuramos indicar tendências e perspectivas na produção da pesquisa em educação ambiental (EA) no Brasil. Fica evidente o aumento do número de trabalhos produzidos nos últimos 10 anos. do ponto de vista metodológico, observa-se que a maioria das pesquisas faz uso de abordagens qualitativas, orientadas, muitas vezes, para uma ação colaborativa. Fica também evidente a concentração de trabalhos em certas regiões do país. O sistema universitário público, e neste a pós-graduação, constitui-se no lócus privilegiado dessa produção. A estreita relação entre pesquisa em EA e os sistemas de pós-graduação indica que, para compreender tal produção, torna-se necessário compreender o sistema de pós-graduação brasileiro. Salienta-se a importância de se construir espaços múltiplos que se constituam em lócus de discussão e divulgação da pesquisa em EA no país e de mobilização política de pesquisadores da área. |
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Pesquisa em educação ambiental: panorama da produção brasileira e alguns de seus dilemasResearch in environmental education: Brazilian production approaches and some dilemmasEducação ambientalPesquisaPós-graduaçãoEnvironmental educationResearchPos-graduate systemA partir de textos publicados em periódicos e de levantamentos já realizados em bancos de dissertações e teses, procuramos indicar tendências e perspectivas na produção da pesquisa em educação ambiental (EA) no Brasil. Fica evidente o aumento do número de trabalhos produzidos nos últimos 10 anos. do ponto de vista metodológico, observa-se que a maioria das pesquisas faz uso de abordagens qualitativas, orientadas, muitas vezes, para uma ação colaborativa. Fica também evidente a concentração de trabalhos em certas regiões do país. O sistema universitário público, e neste a pós-graduação, constitui-se no lócus privilegiado dessa produção. A estreita relação entre pesquisa em EA e os sistemas de pós-graduação indica que, para compreender tal produção, torna-se necessário compreender o sistema de pós-graduação brasileiro. Salienta-se a importância de se construir espaços múltiplos que se constituam em lócus de discussão e divulgação da pesquisa em EA no país e de mobilização política de pesquisadores da área.Based on papers related to environmental education research we tried in this article to point out some tendencies and perspectives in this field in Brazil. It is clear the numerical growth in research in this area in the last ten years. From the methodological point of view we can observe the tendency to the qualitative approach, oriented sometimes to the colaborative action. It is also clear that the carried out researches are concentrated in some geographical regions. The pos-graduate system in state universities is the privileged locus for these researches. The close relationship between investigations in environmental education and the pos-graduate system shows that to understand the environmental education research in Brazil it is necessary to understand this level of our educational system. We pointed out the importance of constructing multiple spaces to discuss and divulgate the research production in this area and to mobilize politically the environmental education researchers in Brazil.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Metodista de PiracicabaUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual PaulistaCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Metodista de PiracicabaUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]Tomazello, Maria Guiomar CarneiroOliveira, Haydée Torres de2014-05-20T15:12:04Z2014-05-20T15:12:04Z2009-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article13-27application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100002Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 29, n. 77, p. 13-27, 2009.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2826010.1590/S0101-32622009000100002S0101-32622009000100002S0101-32622009000100002.pdf08045437821411820000-0002-6109-6830SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-08T06:25:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28260Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:48:50.155773Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A partir de textos publicados em periódicos e de levantamentos já realizados em bancos de dissertações e teses, procuramos indicar tendências e perspectivas na produção da pesquisa em educação ambiental (EA) no Brasil. Fica evidente o aumento do número de trabalhos produzidos nos últimos 10 anos. do ponto de vista metodológico, observa-se que a maioria das pesquisas faz uso de abordagens qualitativas, orientadas, muitas vezes, para uma ação colaborativa. Fica também evidente a concentração de trabalhos em certas regiões do país. O sistema universitário público, e neste a pós-graduação, constitui-se no lócus privilegiado dessa produção. A estreita relação entre pesquisa em EA e os sistemas de pós-graduação indica que, para compreender tal produção, torna-se necessário compreender o sistema de pós-graduação brasileiro. Salienta-se a importância de se construir espaços múltiplos que se constituam em lócus de discussão e divulgação da pesquisa em EA no país e de mobilização política de pesquisadores da área. |
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