A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/202979 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-11-19/000908820.pdf |
Resumo: | Not available |
id |
UNSP_ac4af875041aa358cf283b5b96abfcf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/202979 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação físicaProfessores - FormaçãoPrática de ensinoPesquisadoresEstagios supervisionadosEducação fisicaNot availableEste trabalho tratou da formação do professor-pesquisador em curso de licenciatura, tendo como foco o estágio curricular supervisionado. Como objetivo geral buscou-se compreender, a partir das reflexões efetuadas na e sobre a prática de ensino do estágio curricular, as contribuições que a perspectiva do professor-pesquisador pôde trazer para a formação de professores em formação e a profissionalização do ensino. Especificamente buscou-se (1) investigar o processo de reflexão e pesquisa utilizados no estágio curricular - prática de ensino em sala de aula na universidade; (2) identificar os elementos da perspectiva do professor-pesquisador que estão presentes nas caracterizações dos estudantes sobre a prática de ensino e; (3) analisar os aspectos emergentes do processo de reflexão e pesquisa encontrados no decorrer do estágio supervisionado - prática de ensino. Optou-se pela pesquisa exploratória e colaborativa, pois se pretende que os professores em formação se tornem pesquisadores de sua própria prática, envolvidas na compreensão e na transformação da realidade. Na pesquisa colaborativa se levou em conta que todos os participantes (sete) se beneficiaram com a contribuição do conhecimento do outro. Entre as técnicas foi utilizado a análise documental, a observação e o grupo focal. Porém, também se incluiu a pesquisa bibliográfica no decorrer desse processo. Os resultados foram organizados em três tópicos: caracterização do processo reflexivo e investigativo no estágio supervisionado; a reflexão no estágio supervisionado em sala de aula; os elementos identificadores da ação do professor que investiga a sua prática. Com relação a reflexão no estágio supervisionado foi observado que tanto no Projeto Político Pedagógico quanto na sala de aula com relação aos professores da disciplina que trabalha-se nesta direção, visando a formação de uma visão critica, mas também critica reflexiva...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Neto, Samuel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Gabriel Rodrigues [UNESP]2021-03-10T12:55:05Z2021-03-10T12:55:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis85 f.application/pdfSANTOS, Gabriel Rodrigues. A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física. 2018. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.http://hdl.handle.net/11449/202979990009088200206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-11-19/000908820.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T17:25:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202979Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:09:34.425415Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física |
title |
A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física |
spellingShingle |
A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física Santos, Gabriel Rodrigues [UNESP] Professores - Formação Prática de ensino Pesquisadores Estagios supervisionados Educação fisica |
title_short |
A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física |
title_full |
A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física |
title_fullStr |
A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física |
title_full_unstemmed |
A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física |
title_sort |
A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física |
author |
Santos, Gabriel Rodrigues [UNESP] |
author_facet |
Santos, Gabriel Rodrigues [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza Neto, Samuel de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gabriel Rodrigues [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Prática de ensino Pesquisadores Estagios supervisionados Educação fisica |
topic |
Professores - Formação Prática de ensino Pesquisadores Estagios supervisionados Educação fisica |
description |
Not available |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2021-03-10T12:55:05Z 2021-03-10T12:55:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Gabriel Rodrigues. A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física. 2018. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. http://hdl.handle.net/11449/202979 990009088200206341 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-11-19/000908820.pdf |
identifier_str_mv |
SANTOS, Gabriel Rodrigues. A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física. 2018. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. 990009088200206341 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/202979 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-11-19/000908820.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
85 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alma reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129398863298560 |