A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriel Rodrigues [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202979
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-11-19/000908820.pdf
Resumo: Not available
id UNSP_ac4af875041aa358cf283b5b96abfcf1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202979
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação físicaProfessores - FormaçãoPrática de ensinoPesquisadoresEstagios supervisionadosEducação fisicaNot availableEste trabalho tratou da formação do professor-pesquisador em curso de licenciatura, tendo como foco o estágio curricular supervisionado. Como objetivo geral buscou-se compreender, a partir das reflexões efetuadas na e sobre a prática de ensino do estágio curricular, as contribuições que a perspectiva do professor-pesquisador pôde trazer para a formação de professores em formação e a profissionalização do ensino. Especificamente buscou-se (1) investigar o processo de reflexão e pesquisa utilizados no estágio curricular - prática de ensino em sala de aula na universidade; (2) identificar os elementos da perspectiva do professor-pesquisador que estão presentes nas caracterizações dos estudantes sobre a prática de ensino e; (3) analisar os aspectos emergentes do processo de reflexão e pesquisa encontrados no decorrer do estágio supervisionado - prática de ensino. Optou-se pela pesquisa exploratória e colaborativa, pois se pretende que os professores em formação se tornem pesquisadores de sua própria prática, envolvidas na compreensão e na transformação da realidade. Na pesquisa colaborativa se levou em conta que todos os participantes (sete) se beneficiaram com a contribuição do conhecimento do outro. Entre as técnicas foi utilizado a análise documental, a observação e o grupo focal. Porém, também se incluiu a pesquisa bibliográfica no decorrer desse processo. Os resultados foram organizados em três tópicos: caracterização do processo reflexivo e investigativo no estágio supervisionado; a reflexão no estágio supervisionado em sala de aula; os elementos identificadores da ação do professor que investiga a sua prática. Com relação a reflexão no estágio supervisionado foi observado que tanto no Projeto Político Pedagógico quanto na sala de aula com relação aos professores da disciplina que trabalha-se nesta direção, visando a formação de uma visão critica, mas também critica reflexiva...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Neto, Samuel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Gabriel Rodrigues [UNESP]2021-03-10T12:55:05Z2021-03-10T12:55:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis85 f.application/pdfSANTOS, Gabriel Rodrigues. A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física. 2018. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.http://hdl.handle.net/11449/202979990009088200206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-11-19/000908820.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T17:25:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202979Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:09:34.425415Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física
title A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física
spellingShingle A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física
Santos, Gabriel Rodrigues [UNESP]
Professores - Formação
Prática de ensino
Pesquisadores
Estagios supervisionados
Educação fisica
title_short A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física
title_full A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física
title_fullStr A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física
title_full_unstemmed A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física
title_sort A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física
author Santos, Gabriel Rodrigues [UNESP]
author_facet Santos, Gabriel Rodrigues [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza Neto, Samuel de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gabriel Rodrigues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Prática de ensino
Pesquisadores
Estagios supervisionados
Educação fisica
topic Professores - Formação
Prática de ensino
Pesquisadores
Estagios supervisionados
Educação fisica
description Not available
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-03-10T12:55:05Z
2021-03-10T12:55:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Gabriel Rodrigues. A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física. 2018. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
http://hdl.handle.net/11449/202979
990009088200206341
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-11-19/000908820.pdf
identifier_str_mv SANTOS, Gabriel Rodrigues. A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física. 2018. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
990009088200206341
url http://hdl.handle.net/11449/202979
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-11-19/000908820.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Alma
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129398863298560