O ensino de conteúdos de História e Filosofia da Ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73131998000100006 http://hdl.handle.net/11449/8319 |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa consistiu em duas etapas: (i) produção de um Guia de Estudos em que a história das pesquisas sobre a febre amarela (1881-1903) foi usada como subsídio para a discussão de alguns importantes aspectos do processo de produção de conhecimentos na ciência; (ii) realização de experiência pedagógica em que o Guia de Estudos foi aplicado junto a alunos do ensino médio. Os resultados obtidos forneceram evidência da viabilidade do uso da História da Ciência no Ensino de Ciências. |
id |
UNSP_ac78250cef979322d5720f8748e3cc7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8319 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino de conteúdos de História e Filosofia da CiênciaEnsino de CiênciasHistória da CiênciaConcepções de CiênciaScience TeachingHistory of ScienceConceptions of ScienceO presente trabalho de pesquisa consistiu em duas etapas: (i) produção de um Guia de Estudos em que a história das pesquisas sobre a febre amarela (1881-1903) foi usada como subsídio para a discussão de alguns importantes aspectos do processo de produção de conhecimentos na ciência; (ii) realização de experiência pedagógica em que o Guia de Estudos foi aplicado junto a alunos do ensino médio. Os resultados obtidos forneceram evidência da viabilidade do uso da História da Ciência no Ensino de Ciências.The present research consisted of two stages: (i) production of a Guide of Studies in which the history of scientific research about yellow fever (1881-1903) was used as subsidy for the discussion of some important aspects of the process of production of knowledge in science; (ii) accomplishment of pedagogical experience in which the Guide of Studies was applied to High School students. Results showed evidence of the viability of the use of History of Science in Science Teaching.UNESP Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUNESP Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]2014-05-20T13:26:01Z2014-05-20T13:26:01Z1998-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article55-72application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73131998000100006Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 5, n. 1, p. 55-72, 1998.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/831910.1590/S1516-73131998000100006S1516-73131998000100006S1516-73131998000100006.pdf95814680589219520000-0003-1626-7298SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8319Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:36:39.294891Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de conteúdos de História e Filosofia da Ciência |
title |
O ensino de conteúdos de História e Filosofia da Ciência |
spellingShingle |
O ensino de conteúdos de História e Filosofia da Ciência Bastos, Fernando [UNESP] Ensino de Ciências História da Ciência Concepções de Ciência Science Teaching History of Science Conceptions of Science |
title_short |
O ensino de conteúdos de História e Filosofia da Ciência |
title_full |
O ensino de conteúdos de História e Filosofia da Ciência |
title_fullStr |
O ensino de conteúdos de História e Filosofia da Ciência |
title_full_unstemmed |
O ensino de conteúdos de História e Filosofia da Ciência |
title_sort |
O ensino de conteúdos de História e Filosofia da Ciência |
author |
Bastos, Fernando [UNESP] |
author_facet |
Bastos, Fernando [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Fernando [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências História da Ciência Concepções de Ciência Science Teaching History of Science Conceptions of Science |
topic |
Ensino de Ciências História da Ciência Concepções de Ciência Science Teaching History of Science Conceptions of Science |
description |
O presente trabalho de pesquisa consistiu em duas etapas: (i) produção de um Guia de Estudos em que a história das pesquisas sobre a febre amarela (1881-1903) foi usada como subsídio para a discussão de alguns importantes aspectos do processo de produção de conhecimentos na ciência; (ii) realização de experiência pedagógica em que o Guia de Estudos foi aplicado junto a alunos do ensino médio. Os resultados obtidos forneceram evidência da viabilidade do uso da História da Ciência no Ensino de Ciências. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-01-01 2014-05-20T13:26:01Z 2014-05-20T13:26:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73131998000100006 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 5, n. 1, p. 55-72, 1998. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/8319 10.1590/S1516-73131998000100006 S1516-73131998000100006 S1516-73131998000100006.pdf 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73131998000100006 http://hdl.handle.net/11449/8319 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 5, n. 1, p. 55-72, 1998. 1516-7313 10.1590/S1516-73131998000100006 S1516-73131998000100006 S1516-73131998000100006.pdf 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
55-72 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129096325005312 |