Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2849 http://hdl.handle.net/11449/106927 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é contribuir com os questionamentos acerca do ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental apresentando um “olhar” diferente e positivo aos erros em Matemática dos alunos no sentido em que os mesmos possam ser tomados como recurso metodológico e re-orientador da prática pedagógica por parte dos professores. Para tanto, este artigo apresenta uma fundamentação teórica sobre o erro, perpassando por uma breve incursão histórica acerca das pesquisas envolvendo essa temática no mundo e aponta quando esse tema começou a ser tratado no Brasil. Aborda também a questão da cultura avaliativa que acomete os professores e os agentes escolares. Palavras-chave: Erros em Matemática; Avaliação em Matemática; Prática Pedagógica. |
id |
UNSP_ad14bcc78a09b65da5f16cf395d7f983 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/106927 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em MatemáticaThe Mistakes in the Mathematical Learning/Teaching ProcessEducação - Educação MatemáticaErros em MatemáticaAvaliação em MatemáticaPrática Pedagógica.educação matemáticaO objetivo deste artigo é contribuir com os questionamentos acerca do ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental apresentando um “olhar” diferente e positivo aos erros em Matemática dos alunos no sentido em que os mesmos possam ser tomados como recurso metodológico e re-orientador da prática pedagógica por parte dos professores. Para tanto, este artigo apresenta uma fundamentação teórica sobre o erro, perpassando por uma breve incursão histórica acerca das pesquisas envolvendo essa temática no mundo e aponta quando esse tema começou a ser tratado no Brasil. Aborda também a questão da cultura avaliativa que acomete os professores e os agentes escolares. Palavras-chave: Erros em Matemática; Avaliação em Matemática; Prática Pedagógica.The aim of this paper is to contribute with the questions about the Mathematical learning/teaching process at elementary school presenting a positive point of view from the pupil’s mathematical mistakes in sense that the ones could be take as a methodological recourse and as a guide of the pedagogical practice by the teachers. So, this paper presents a theoretical study about the mistakes, passing by a brief historic about the researches involving this theme around the world and point since when this theme have been studding in Brazil. Deals also with a valuation culture attacked by the teachers and the school agents. Key-words: Mathematical Mistakes; Mathematical Valuation; Pedagogical Practice.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Félix Correia, Carlos Eduardo [UNESP]2014-06-24T19:53:43Z2014-06-24T19:53:43Z2010-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2849Educação: Teoria e Prática, v. 20, n. 34, 2010, p. 169.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106927ISSN1981-8106-2010-20-34-169-186.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-02T06:14:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106927Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:45:32.559207Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática The Mistakes in the Mathematical Learning/Teaching Process |
title |
Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática |
spellingShingle |
Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática Félix Correia, Carlos Eduardo [UNESP] Educação - Educação Matemática Erros em Matemática Avaliação em Matemática Prática Pedagógica. educação matemática |
title_short |
Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática |
title_full |
Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática |
title_fullStr |
Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática |
title_full_unstemmed |
Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática |
title_sort |
Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática |
author |
Félix Correia, Carlos Eduardo [UNESP] |
author_facet |
Félix Correia, Carlos Eduardo [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Félix Correia, Carlos Eduardo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Educação Matemática Erros em Matemática Avaliação em Matemática Prática Pedagógica. educação matemática |
topic |
Educação - Educação Matemática Erros em Matemática Avaliação em Matemática Prática Pedagógica. educação matemática |
description |
O objetivo deste artigo é contribuir com os questionamentos acerca do ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental apresentando um “olhar” diferente e positivo aos erros em Matemática dos alunos no sentido em que os mesmos possam ser tomados como recurso metodológico e re-orientador da prática pedagógica por parte dos professores. Para tanto, este artigo apresenta uma fundamentação teórica sobre o erro, perpassando por uma breve incursão histórica acerca das pesquisas envolvendo essa temática no mundo e aponta quando esse tema começou a ser tratado no Brasil. Aborda também a questão da cultura avaliativa que acomete os professores e os agentes escolares. Palavras-chave: Erros em Matemática; Avaliação em Matemática; Prática Pedagógica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-05 2014-06-24T19:53:43Z 2014-06-24T19:53:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2849 Educação: Teoria e Prática, v. 20, n. 34, 2010, p. 169. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/106927 ISSN1981-8106-2010-20-34-169-186.pdf |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2849 http://hdl.handle.net/11449/106927 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 20, n. 34, 2010, p. 169. 1981-8106 ISSN1981-8106-2010-20-34-169-186.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128697257951232 |