Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix Correia, Carlos Eduardo [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2849
http://hdl.handle.net/11449/106927
Resumo: O objetivo deste artigo é contribuir com os questionamentos acerca do ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental apresentando um “olhar” diferente e positivo aos erros em Matemática dos alunos no sentido em que os mesmos possam ser tomados como recurso metodológico e re-orientador da prática pedagógica por parte dos professores. Para tanto, este artigo apresenta uma fundamentação teórica sobre o erro, perpassando por uma breve incursão histórica acerca das pesquisas envolvendo essa temática no mundo e aponta quando esse tema começou a ser tratado no Brasil. Aborda também a questão da cultura avaliativa que acomete os professores e os agentes escolares. Palavras-chave: Erros em Matemática; Avaliação em Matemática; Prática Pedagógica.
id UNSP_ad14bcc78a09b65da5f16cf395d7f983
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106927
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em MatemáticaThe Mistakes in the Mathematical Learning/Teaching ProcessEducação - Educação MatemáticaErros em MatemáticaAvaliação em MatemáticaPrática Pedagógica.educação matemáticaO objetivo deste artigo é contribuir com os questionamentos acerca do ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental apresentando um “olhar” diferente e positivo aos erros em Matemática dos alunos no sentido em que os mesmos possam ser tomados como recurso metodológico e re-orientador da prática pedagógica por parte dos professores. Para tanto, este artigo apresenta uma fundamentação teórica sobre o erro, perpassando por uma breve incursão histórica acerca das pesquisas envolvendo essa temática no mundo e aponta quando esse tema começou a ser tratado no Brasil. Aborda também a questão da cultura avaliativa que acomete os professores e os agentes escolares. Palavras-chave: Erros em Matemática; Avaliação em Matemática; Prática Pedagógica.The aim of this paper is to contribute with the questions about the Mathematical learning/teaching process at elementary school presenting a positive point of view from the pupil’s mathematical mistakes in sense that the ones could be take as a methodological recourse and as a guide of the pedagogical practice by the teachers. So, this paper presents a theoretical study about the mistakes, passing by a brief historic about the researches involving this theme around the world and point since when this theme have been studding in Brazil. Deals also with a valuation culture attacked by the teachers and the school agents. Key-words: Mathematical Mistakes; Mathematical Valuation; Pedagogical Practice.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Félix Correia, Carlos Eduardo [UNESP]2014-06-24T19:53:43Z2014-06-24T19:53:43Z2010-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2849Educação: Teoria e Prática, v. 20, n. 34, 2010, p. 169.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106927ISSN1981-8106-2010-20-34-169-186.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-02T06:14:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106927Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:45:32.559207Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática
The Mistakes in the Mathematical Learning/Teaching Process
title Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática
spellingShingle Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática
Félix Correia, Carlos Eduardo [UNESP]
Educação - Educação Matemática
Erros em Matemática
Avaliação em Matemática
Prática Pedagógica.
educação matemática
title_short Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática
title_full Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática
title_fullStr Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática
title_full_unstemmed Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática
title_sort Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática
author Félix Correia, Carlos Eduardo [UNESP]
author_facet Félix Correia, Carlos Eduardo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix Correia, Carlos Eduardo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Educação Matemática
Erros em Matemática
Avaliação em Matemática
Prática Pedagógica.
educação matemática
topic Educação - Educação Matemática
Erros em Matemática
Avaliação em Matemática
Prática Pedagógica.
educação matemática
description O objetivo deste artigo é contribuir com os questionamentos acerca do ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental apresentando um “olhar” diferente e positivo aos erros em Matemática dos alunos no sentido em que os mesmos possam ser tomados como recurso metodológico e re-orientador da prática pedagógica por parte dos professores. Para tanto, este artigo apresenta uma fundamentação teórica sobre o erro, perpassando por uma breve incursão histórica acerca das pesquisas envolvendo essa temática no mundo e aponta quando esse tema começou a ser tratado no Brasil. Aborda também a questão da cultura avaliativa que acomete os professores e os agentes escolares. Palavras-chave: Erros em Matemática; Avaliação em Matemática; Prática Pedagógica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-05
2014-06-24T19:53:43Z
2014-06-24T19:53:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2849
Educação: Teoria e Prática, v. 20, n. 34, 2010, p. 169.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/106927
ISSN1981-8106-2010-20-34-169-186.pdf
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2849
http://hdl.handle.net/11449/106927
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 20, n. 34, 2010, p. 169.
1981-8106
ISSN1981-8106-2010-20-34-169-186.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128697257951232