Formação continuada de professores polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Carlos Eduardo Félix [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90175
Resumo: Nosso objetivo, nesta pesquisa, foi contribuir para a reflexão sobre a formação continuada dos professores polivalentes por meio do processo de análise de erros em Matemática produzidos pelos alunos dos quarto e quinto anos1 do ensino fundamental. Realizamos uma revisão da literatura que trata dos temas relacionados à avaliação, a erros e ao exercício do poder envolvido no processo avaliativo. As categorias geradas por nós em nossa análise dos erros, revelaram justificativas conceituais para os erros dos alunos. Com a realização de sessões interativas com professoras de primeiro a quinto ano do ensino fundamental, vislumbramos a possibilidade de utilizar aquela análise como recurso orientador da atividade pedagógica. Nossas conclusões apontam para a percepção das professoras que a análise dos erros de seus alunos é importante para a reflexão sobre suas práticas docentes e que tais erros podem desempenhar um papel construtivo no processo de ensino/aprendizagem da Matemática.
id UNSP_c811ea3dbf1f8eff0a7a02e9f27fbffc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90175
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada de professores polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemáticaProfessores - FormaçãoMatemáticaEducação matemáticaFormação continuadaAnalise de erros (Matematica)Matemática - Estudo e ensinoProfessores polivalentesMathematicMistake’s analysisContinued formationElementary school teachersNosso objetivo, nesta pesquisa, foi contribuir para a reflexão sobre a formação continuada dos professores polivalentes por meio do processo de análise de erros em Matemática produzidos pelos alunos dos quarto e quinto anos1 do ensino fundamental. Realizamos uma revisão da literatura que trata dos temas relacionados à avaliação, a erros e ao exercício do poder envolvido no processo avaliativo. As categorias geradas por nós em nossa análise dos erros, revelaram justificativas conceituais para os erros dos alunos. Com a realização de sessões interativas com professoras de primeiro a quinto ano do ensino fundamental, vislumbramos a possibilidade de utilizar aquela análise como recurso orientador da atividade pedagógica. Nossas conclusões apontam para a percepção das professoras que a análise dos erros de seus alunos é importante para a reflexão sobre suas práticas docentes e que tais erros podem desempenhar um papel construtivo no processo de ensino/aprendizagem da Matemática.Our aim in this research was to contribute for the reflection about the continued elementary teacher formation by the analysis process in Mathematical mistakes committed by the K-3 and K-4 elementary school pupil’s. We realized a revision of the literature about the theme connected to valuation, to mistakes and de power’s exercise involving in the valuation process. The categories generating for us in our mistake’s analysis exposed conception’s justifications for the pupil’s mistakes. With the realization of the interchanges sessions with the K-1 to K-4 elementary teachers, we descried the possibility to make useful that analysis like orientation recourse of the pedagogical activities. Our conclusions pointing to the teachers perceptions that the mistakes analysis of their pupils is important to reflection about their pedagogical practices and these mistakes could fulfill a constructive paper in the Mathematical learning/teaching process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Arlete de Jesus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Correia, Carlos Eduardo Félix [UNESP]2014-06-11T19:24:20Z2014-06-11T19:24:20Z2009-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131 f. : il., gráfs. + 1 cd-romapplication/pdfCORREIA, Carlos Eduardo Félix. Formação continuada de professores polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática. 2009. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90175000597507correia_cef_me_rcla.pdf33004137064P29945721468897540Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T06:14:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90175Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-01T06:14:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática
title Formação continuada de professores polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática
spellingShingle Formação continuada de professores polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática
Correia, Carlos Eduardo Félix [UNESP]
Professores - Formação
Matemática
Educação matemática
Formação continuada
Analise de erros (Matematica)
Matemática - Estudo e ensino
Professores polivalentes
Mathematic
Mistake’s analysis
Continued formation
Elementary school teachers
title_short Formação continuada de professores polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática
title_full Formação continuada de professores polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática
title_fullStr Formação continuada de professores polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Formação continuada de professores polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática
title_sort Formação continuada de professores polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática
author Correia, Carlos Eduardo Félix [UNESP]
author_facet Correia, Carlos Eduardo Félix [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Arlete de Jesus [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Carlos Eduardo Félix [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Matemática
Educação matemática
Formação continuada
Analise de erros (Matematica)
Matemática - Estudo e ensino
Professores polivalentes
Mathematic
Mistake’s analysis
Continued formation
Elementary school teachers
topic Professores - Formação
Matemática
Educação matemática
Formação continuada
Analise de erros (Matematica)
Matemática - Estudo e ensino
Professores polivalentes
Mathematic
Mistake’s analysis
Continued formation
Elementary school teachers
description Nosso objetivo, nesta pesquisa, foi contribuir para a reflexão sobre a formação continuada dos professores polivalentes por meio do processo de análise de erros em Matemática produzidos pelos alunos dos quarto e quinto anos1 do ensino fundamental. Realizamos uma revisão da literatura que trata dos temas relacionados à avaliação, a erros e ao exercício do poder envolvido no processo avaliativo. As categorias geradas por nós em nossa análise dos erros, revelaram justificativas conceituais para os erros dos alunos. Com a realização de sessões interativas com professoras de primeiro a quinto ano do ensino fundamental, vislumbramos a possibilidade de utilizar aquela análise como recurso orientador da atividade pedagógica. Nossas conclusões apontam para a percepção das professoras que a análise dos erros de seus alunos é importante para a reflexão sobre suas práticas docentes e que tais erros podem desempenhar um papel construtivo no processo de ensino/aprendizagem da Matemática.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-02
2014-06-11T19:24:20Z
2014-06-11T19:24:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORREIA, Carlos Eduardo Félix. Formação continuada de professores polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática. 2009. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/90175
000597507
correia_cef_me_rcla.pdf
33004137064P2
9945721468897540
identifier_str_mv CORREIA, Carlos Eduardo Félix. Formação continuada de professores polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática. 2009. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
000597507
correia_cef_me_rcla.pdf
33004137064P2
9945721468897540
url http://hdl.handle.net/11449/90175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 f. : il., gráfs. + 1 cd-rom
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649866755211264