As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Eliza Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/737
http://hdl.handle.net/11449/124962
Resumo: This article discusses non-daily concept formation in children talking about contributions from historical-cultural theory, highlighting school learning and teaching mediation as effective instruments on the development of these concepts. The goal is to reaffirm the understanding that it is by teaching activity that children acquire cultural concepts that are necessary to their humanization process. It also discusses the opposition established between psychogenic understanding on the formation of non-spontaneous concepts and the perspective in this historical-cultural theory, lines of development of daily concepts and not daily ones, and finally highlights the assumption that school educative practices are universal and necessary forms for this development.
id UNSP_ad2b6ee9d944acd255ebcded8a6d71a1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124962
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolasPedagogical practices and development of nondaily concepts at pre-school childSchool learningNon-daily conceptsHistorical and Cultural TheoryAprendizagem escolarConceitos não-cotidianosTeoria Histórico-CulturalThis article discusses non-daily concept formation in children talking about contributions from historical-cultural theory, highlighting school learning and teaching mediation as effective instruments on the development of these concepts. The goal is to reaffirm the understanding that it is by teaching activity that children acquire cultural concepts that are necessary to their humanization process. It also discusses the opposition established between psychogenic understanding on the formation of non-spontaneous concepts and the perspective in this historical-cultural theory, lines of development of daily concepts and not daily ones, and finally highlights the assumption that school educative practices are universal and necessary forms for this development.O artigo trata da formação dos conceitos não-cotidianos nas crianças abordando as contribuições da teoria Histórico-Cultural, destacando as aprendizagens escolares e as mediações pedagógicas como instrumentos efetivos de desenvolvimento desses conceitos. O objetivo é reafirmar a compreensão de que é pela atividade de ensino que as crianças adquirem os conceitos culturais, necessários para o seu processo de humanização. Discute a oposição que se estabelece entre a compreensão Psicogenética sobre a formação dos conceitos não espontâneos2 e a perspectiva presente na teoria Histórico-Cultural, as linhas de desenvolvimento dos conceitos cotidianos e não cotidianos e por fim, destaca o pressuposto de que as práticas educativas escolares são formas universais e necessárias a esse desenvolvimento.Departamento de Psicologia da Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Eliza Maria [UNESP]2015-07-15T18:28:05Z2015-07-15T18:28:05Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article97-114application/pdfhttp://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/737Práxis Educacional, v. 8, p. 97-114, 2012.1809-0249http://hdl.handle.net/11449/124962ISSN1809-0249-2012-08-97-114.pdf99229074365275990000-0002-9452-6008Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPráxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124962Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:11:20.334966Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolas
Pedagogical practices and development of nondaily concepts at pre-school child
title As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolas
spellingShingle As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolas
Barbosa, Eliza Maria [UNESP]
School learning
Non-daily concepts
Historical and Cultural Theory
Aprendizagem escolar
Conceitos não-cotidianos
Teoria Histórico-Cultural
title_short As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolas
title_full As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolas
title_fullStr As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolas
title_full_unstemmed As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolas
title_sort As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolas
author Barbosa, Eliza Maria [UNESP]
author_facet Barbosa, Eliza Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Eliza Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv School learning
Non-daily concepts
Historical and Cultural Theory
Aprendizagem escolar
Conceitos não-cotidianos
Teoria Histórico-Cultural
topic School learning
Non-daily concepts
Historical and Cultural Theory
Aprendizagem escolar
Conceitos não-cotidianos
Teoria Histórico-Cultural
description This article discusses non-daily concept formation in children talking about contributions from historical-cultural theory, highlighting school learning and teaching mediation as effective instruments on the development of these concepts. The goal is to reaffirm the understanding that it is by teaching activity that children acquire cultural concepts that are necessary to their humanization process. It also discusses the opposition established between psychogenic understanding on the formation of non-spontaneous concepts and the perspective in this historical-cultural theory, lines of development of daily concepts and not daily ones, and finally highlights the assumption that school educative practices are universal and necessary forms for this development.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-07-15T18:28:05Z
2015-07-15T18:28:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/737
Práxis Educacional, v. 8, p. 97-114, 2012.
1809-0249
http://hdl.handle.net/11449/124962
ISSN1809-0249-2012-08-97-114.pdf
9922907436527599
0000-0002-9452-6008
url http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/737
http://hdl.handle.net/11449/124962
identifier_str_mv Práxis Educacional, v. 8, p. 97-114, 2012.
1809-0249
ISSN1809-0249-2012-08-97-114.pdf
9922907436527599
0000-0002-9452-6008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Práxis Educacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 97-114
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129296161570816