As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Eliza Maria
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/689
Resumo: O artigo trata da formação dos conceitos não-cotidianos nas crianças abordando as contribuições da teoria Histórico-Cultural, destacando as aprendizagens escolares e as mediações pedagógicas como instrumentos efetivos de desenvolvimento desses conceitos. O objetivo é reafirmar a compreensão de que é pela atividade de ensino que as crianças adquirem os conceitos culturais, necessários para o seu processo de humanização. Discute a oposição que se estabelece entre a compreensão Psicogenética sobre a formação dos conceitos não espontâneos2 e a perspectiva presente na teoria Histórico-Cultural, as linhas de desenvolvimento dos conceitos cotidianos e não cotidianos e por fim, destaca o pressuposto de que as práticas educativas escolares são formas universais e necessárias a esse desenvolvimento.
id UESB-7_f98573e14c6ac0cf45d6e00267bd6b18
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/689
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolarAprendizagem escolarConceitos não-cotidianosTeoria Histórico-CulturalO artigo trata da formação dos conceitos não-cotidianos nas crianças abordando as contribuições da teoria Histórico-Cultural, destacando as aprendizagens escolares e as mediações pedagógicas como instrumentos efetivos de desenvolvimento desses conceitos. O objetivo é reafirmar a compreensão de que é pela atividade de ensino que as crianças adquirem os conceitos culturais, necessários para o seu processo de humanização. Discute a oposição que se estabelece entre a compreensão Psicogenética sobre a formação dos conceitos não espontâneos2 e a perspectiva presente na teoria Histórico-Cultural, as linhas de desenvolvimento dos conceitos cotidianos e não cotidianos e por fim, destaca o pressuposto de que as práticas educativas escolares são formas universais e necessárias a esse desenvolvimento.Edições UESB2012-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/689Práxis Educacional; v. 8 n. 12 (2012): Infância e Escolarização; 97-114Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 12 (2012): Infância e Escolarização; 97-114Práxis Educacional; Vol. 8 No. 12 (2012): Infância e Escolarização; 97-1142178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/689/575Barbosa, Eliza Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:55Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/689Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:55Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar
title As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar
spellingShingle As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar
Barbosa, Eliza Maria
Aprendizagem escolar
Conceitos não-cotidianos
Teoria Histórico-Cultural
title_short As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar
title_full As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar
title_fullStr As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar
title_full_unstemmed As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar
title_sort As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar
author Barbosa, Eliza Maria
author_facet Barbosa, Eliza Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Eliza Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem escolar
Conceitos não-cotidianos
Teoria Histórico-Cultural
topic Aprendizagem escolar
Conceitos não-cotidianos
Teoria Histórico-Cultural
description O artigo trata da formação dos conceitos não-cotidianos nas crianças abordando as contribuições da teoria Histórico-Cultural, destacando as aprendizagens escolares e as mediações pedagógicas como instrumentos efetivos de desenvolvimento desses conceitos. O objetivo é reafirmar a compreensão de que é pela atividade de ensino que as crianças adquirem os conceitos culturais, necessários para o seu processo de humanização. Discute a oposição que se estabelece entre a compreensão Psicogenética sobre a formação dos conceitos não espontâneos2 e a perspectiva presente na teoria Histórico-Cultural, as linhas de desenvolvimento dos conceitos cotidianos e não cotidianos e por fim, destaca o pressuposto de que as práticas educativas escolares são formas universais e necessárias a esse desenvolvimento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/689
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/689/575
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 8 n. 12 (2012): Infância e Escolarização; 97-114
Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 12 (2012): Infância e Escolarização; 97-114
Práxis Educacional; Vol. 8 No. 12 (2012): Infância e Escolarização; 97-114
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815480127488