As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/689 |
Resumo: | O artigo trata da formação dos conceitos não-cotidianos nas crianças abordando as contribuições da teoria Histórico-Cultural, destacando as aprendizagens escolares e as mediações pedagógicas como instrumentos efetivos de desenvolvimento desses conceitos. O objetivo é reafirmar a compreensão de que é pela atividade de ensino que as crianças adquirem os conceitos culturais, necessários para o seu processo de humanização. Discute a oposição que se estabelece entre a compreensão Psicogenética sobre a formação dos conceitos não espontâneos2 e a perspectiva presente na teoria Histórico-Cultural, as linhas de desenvolvimento dos conceitos cotidianos e não cotidianos e por fim, destaca o pressuposto de que as práticas educativas escolares são formas universais e necessárias a esse desenvolvimento. |
id |
UESB-7_f98573e14c6ac0cf45d6e00267bd6b18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/689 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolarAprendizagem escolarConceitos não-cotidianosTeoria Histórico-CulturalO artigo trata da formação dos conceitos não-cotidianos nas crianças abordando as contribuições da teoria Histórico-Cultural, destacando as aprendizagens escolares e as mediações pedagógicas como instrumentos efetivos de desenvolvimento desses conceitos. O objetivo é reafirmar a compreensão de que é pela atividade de ensino que as crianças adquirem os conceitos culturais, necessários para o seu processo de humanização. Discute a oposição que se estabelece entre a compreensão Psicogenética sobre a formação dos conceitos não espontâneos2 e a perspectiva presente na teoria Histórico-Cultural, as linhas de desenvolvimento dos conceitos cotidianos e não cotidianos e por fim, destaca o pressuposto de que as práticas educativas escolares são formas universais e necessárias a esse desenvolvimento.Edições UESB2012-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/689Práxis Educacional; v. 8 n. 12 (2012): Infância e Escolarização; 97-114Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 12 (2012): Infância e Escolarização; 97-114Práxis Educacional; Vol. 8 No. 12 (2012): Infância e Escolarização; 97-1142178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/689/575Barbosa, Eliza Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:55Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/689Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:55Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar |
title |
As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar |
spellingShingle |
As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar Barbosa, Eliza Maria Aprendizagem escolar Conceitos não-cotidianos Teoria Histórico-Cultural |
title_short |
As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar |
title_full |
As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar |
title_fullStr |
As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar |
title_full_unstemmed |
As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar |
title_sort |
As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar |
author |
Barbosa, Eliza Maria |
author_facet |
Barbosa, Eliza Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Eliza Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem escolar Conceitos não-cotidianos Teoria Histórico-Cultural |
topic |
Aprendizagem escolar Conceitos não-cotidianos Teoria Histórico-Cultural |
description |
O artigo trata da formação dos conceitos não-cotidianos nas crianças abordando as contribuições da teoria Histórico-Cultural, destacando as aprendizagens escolares e as mediações pedagógicas como instrumentos efetivos de desenvolvimento desses conceitos. O objetivo é reafirmar a compreensão de que é pela atividade de ensino que as crianças adquirem os conceitos culturais, necessários para o seu processo de humanização. Discute a oposição que se estabelece entre a compreensão Psicogenética sobre a formação dos conceitos não espontâneos2 e a perspectiva presente na teoria Histórico-Cultural, as linhas de desenvolvimento dos conceitos cotidianos e não cotidianos e por fim, destaca o pressuposto de que as práticas educativas escolares são formas universais e necessárias a esse desenvolvimento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/689 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/689/575 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 8 n. 12 (2012): Infância e Escolarização; 97-114 Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 12 (2012): Infância e Escolarização; 97-114 Práxis Educacional; Vol. 8 No. 12 (2012): Infância e Escolarização; 97-114 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815480127488 |